GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA - I
A TEORIA DO BIG BANG
A Terra se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos
através do acúmulo de poeira cósmica. Esse acúmulo ...
A FORMAÇÃO DA TERRA
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Parte externa consolidada daTerra. Espessura de 30 a
50 Km. A camada superior, denominada
SIAL,...
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
A camada inferior, chamada SIMA, tem constituição
basáltica, destacando-se o silício e o magnés...
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Está situado entre o núcleo e a crosta e é
constituído de um material pastoso chamado
magma.
Ma...
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Parte central da Terra. Centro sólido, tem cerca de
1.300Km de raio.
Núcleo
Está rodeado por um...
TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS
A crosta terrestre não é contínua, mas formada por
grandes blocos, ou placas tectônicas, que ...
TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS
O princípio da ISOSTASIA explica a existência de espessuras
diferentes nas placas. Isso ocorr...
TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS
Em 1912, o alemão Alfred
Wegener formulou a Teoria da
Deriva Continental, baseada em
evidênci...
TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS
Entretanto, na época em que
Wegener lançou sua teoria, o
conhecimento científico não
permitia...
TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS
Sob os oceanos existem
sistemas de falhamentos que
permitem a subida de material
vulcânico do...
A DERIVA CONTINENTAL
Prof. Sérgio Gomes Jordão
Fontes:
Sistema de Ensino GPI – Apostila de Geografia, volume 1 – 2013
http://hypescience.com/ev...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

6 a aula geo cpvem geologia-aula-1

567 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
567
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

6 a aula geo cpvem geologia-aula-1

  1. 1. GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA - I
  2. 2. A TEORIA DO BIG BANG A Terra se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos através do acúmulo de poeira cósmica. Esse acúmulo foi provocado por incessantes colisões causadas pela alteração gravitacional.
  3. 3. A FORMAÇÃO DA TERRA
  4. 4. ESTRUTURA INTERNA DA TERRA Parte externa consolidada daTerra. Espessura de 30 a 50 Km. A camada superior, denominada SIAL, possui, predominantemente rochas graníticas, ricas em silício e alumínio. Crosta
  5. 5. ESTRUTURA INTERNA DA TERRA A camada inferior, chamada SIMA, tem constituição basáltica, destacando-se o silício e o magnésio. É formada essencialmente por rochas, distinguindo- -se em três grandes grupos: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Crosta
  6. 6. ESTRUTURA INTERNA DA TERRA Está situado entre o núcleo e a crosta e é constituído de um material pastoso chamado magma. Manto Apresenta temperaturas elevadíssimas. Origina vulcões e terremotos
  7. 7. ESTRUTURA INTERNA DA TERRA Parte central da Terra. Centro sólido, tem cerca de 1.300Km de raio. Núcleo Está rodeado por uma camada líquida, que possui cerca de 2.100Km de espessura.. O núcleo interno é formado por ferro e níquel (NIFE).
  8. 8. TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS A crosta terrestre não é contínua, mas formada por grandes blocos, ou placas tectônicas, que se encontram flutuando sobre o substrato magmático, segundo o princípio da isostasia. Isostasia é o estado de equilíbrio das placas continentais que estão flutuando sobre o substrato mais denso do manto.
  9. 9. TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS O princípio da ISOSTASIA explica a existência de espessuras diferentes nas placas. Isso ocorre pois, a placa, ao “flutuar” sobre o manto, necessita de entrar em equilíbrio. Assim, se existe uma grande elevação superior à placa (uma montanha, por exemplo), também haverá uma maior massa rochosa abaixo, dentro do manto. (o processo é parecido ao que ocorre com os Icebergs) .
  10. 10. TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS Em 1912, o alemão Alfred Wegener formulou a Teoria da Deriva Continental, baseada em evidências fósseis e semelhanças geológicas e geográficas entre os continentes, principalmente América do Sul e África. Segundo essa teoria, os continentes formavam um bloco único que, posteriormente, se partiu, dividindo-se em diversas partes que foram se afastando umas das outras, durante centenas de milhões de anos, até atingirem a forma atual da superfície terrestre.
  11. 11. TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS Entretanto, na época em que Wegener lançou sua teoria, o conhecimento científico não permitia sua comprovação. Somente a partir da década de 60, com o aperfeiçoamento do conhecimento científico e com o uso do sonar, é que foi possível comprovar a migração das massas continentais.
  12. 12. TEORIA DAS PLACAS TECTÔNICAS Sob os oceanos existem sistemas de falhamentos que permitem a subida de material vulcânico do manto superior, formando verdadeiras cordilheiras submarinas. O magma, ao subir nessas dorsais oceânicas, força lateralmente o chão dos oceanos, empurrando as placas , provocando o afastamento dos continentes.
  13. 13. A DERIVA CONTINENTAL
  14. 14. Prof. Sérgio Gomes Jordão Fontes: Sistema de Ensino GPI – Apostila de Geografia, volume 1 – 2013 http://hypescience.com/evidencias-do-big-bang-sumirao-daqui-1-trilhao-de-anos/ http://www.jetdicas.com/img/fotos/big%20bang%207.jpg http://litosfera-2.blogspot.com.br/ http://www.padogeo.com/dinamica-endogena-r.html http://blogbiologiams.blogspot.com.br/2009/03/isostasia_20.html http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SiyQ80uZoz0

×