Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

REGULAMENTO DO INTERCOLEGIAL 2012 - IGUAÍ - BAHIA

1,107 views

Published on

Published in: News & Politics
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

REGULAMENTO DO INTERCOLEGIAL 2012 - IGUAÍ - BAHIA

  1. 1. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IGUAÍ. REGULAMENTO
  2. 2. Apresentação O Regulamento dos Jogos Estudantis da Rede Municipal é o documentoque orienta os participantes quanto à estrutura e organização do evento, aos objetivose às responsabilidades dos envolvidos. Construído a partir dos depoimentos dos educandos, da avaliação dosprofessores de Educação Física da rede pública municipal de Iguaí, da secretária deeducação, coordenação geral pedagógica, diretor de esportes e da equipe pedagógicada Secretaria da Educação do nosso município. Este Regulamento se apresenta comoelaboração de uma política participativa, cujo processo de reflexão, recriação,reinvenção e expansão da cultura corporal e esportiva imprime uma dinâmica dialógicade aprendizagens e trabalho coletivo, consolidada em reuniões pedagógicas. Compreende-se que os Jogos refletem o trabalho pedagógico desenvolvidona escola – o seu contexto, as condições objetivas de sua materialização e os sujeitosenvolvidos no processo – ao tempo em que sua realização, compreendida a partir dalógica histórico-dialética, interfere na própria reflexão e reorganização do trabalhopedagógico. Também, os Jogos constituem-se em meio para o processo formativo dosnossos educandos e não fim em si mesmo, ou ação descontextualizada do projetopolítico pedagógico da escola. Na perspectiva de consolidar a identidade dos Jogos Intercolegiais aoSistema Educacional, é que o Governo UNIDOS PELO PROGRESSO emconsonância com as orientações pedagógicas da Secretaria da Educação, a suaproposta estabelece nexos com os princípios do movimento Todos pela Escola aovalorizar a corporalidade, o lúdico, os esportes, enfim, a cultura corporal na formaçãohumana, como constituinte de uma Educação com qualidade. A proposta dos Jogos fundamenta-se em pressupostos considerados derelevância para a concepção do trato da cultura corporal e do esporte escolar naEducação Básica, a saber: PARTICIPAÇÃO, DIVERSIDADE, ÉTICA,COOPERAÇÃO, REGIONALISMO E EMANCIPAÇÃO.
  3. 3. Jogos Estudantis Intercolegial da Rede Municipal de Iguaí- Bahia 2012. TORNEIO DE FUTSAL-HANDEBOL INTERCOLEGIAL. 2012 REGULAMENTO CAPÍTULO IART. 1° - Das finalidades administrativas e participação. O torneio de futsal e handebol 2012 tem por finalidade incentivar aosalunos novos valores, estimular o jovem a praticar desportivamenteproporcionando-lhe benefícios físicos, mental e social, bem como criarnovas amizades entre as pessoas. O que a realização dessa competição pretende, é atingir um objetivosocial. O torneio será realizado pela Secretaria Municipal de Educação.ART. 2° - É de competência da organização: 1- Os professores de Educação Física deverão participar como organizadores, não podendo atuar como técnicos ou ajudantes de times/equipes. 2- Elaborar a tabela da competição; 3- Mudar horário por motivo de força maior;
  4. 4. 4- Juntamente com a arbitragem, ou não, determinar a interrupção de suspensão da (s) partida (s). CAPÍTULO IIART. 3° - Da inscrição e participação do atleta e dirigentes. 1. Participarão do torneio Intercolegial 2012 as escolas da rede municipal, estadual e particular. 2. Em cada jogo do evento, as equipes participantes apresentarão a relação de até doze atletas devidamente uniformizadas. 3. Apenas a categoria Sub-15 obrigatoriamente deverá apresentar a documentação dos participantes (atletas). 4. Não terá condição de jogo o atleta que estiver cumprindo suspensão. 5. Só será permitida a participação de alunos com nomes presentes em ficha de inscrição. CAPÍTULO IIIART. 4° - A bola, uniforme, duração da partida e outras: 1. A duração de cada partida compreenderá de dois períodos de 10 (dez) minutos; 2. È de total responsabilidade dos atletas e seus respectivos times a aquisição de uniformes. 3. Se houver coincidência de uniforme no mesmo jogo, será feito um sorteio, e a equipe que perder no sorteio será obrigada a fazer a troca de uniforme em 5 (cinco) minutos. 4. A equipe que não comparecer no horário do jogo, terá 10 (dez) minutos de tolerância, sob pena de WO. 5. A bola será de responsabilidade da Direção do Ginásio de Esportes de Iguaí, juntamente com a Secretaria de Educação. CAPÍTULO IVART. 5° - Das Normas5.1 – Um atleta só poderá ser inscrito em um único time.5.2 – Caso um atleta participe dos jogos em “times” diferentes, as mesmasserão eliminadas da competição.5.3 – As equipes deverão apresentar- se devidamente uniformizadas. Comvestuário adequado: tênis, meia, camisa, short.
  5. 5. ART. 6° - Das penalidades:Poderão ser aplicadas as penas disciplinares, suspensão, eliminação doatleta do torneio, os atletas que cometerem as seguintes infrações:1. Atirar objetos dentro da quadra de jogo;O atleta ou dirigente inscrito no Torneio, mesmo não estando em jogo,agredir verbalmente os árbitros, dirigentes de outras equipes;Se o atleta agredir fisicamente o árbitro e autoridades, no ato da agressão oárbitro encerra o jogo, e a equipe do atleta infrator será consideradoperdedor mesmo estando vencendo ou empatando o jogo, se estiverperdendo permanece o mesmo placar da partida. No primeiro caso, os golsserão anulados e a equipe considera perdedora, perde por (1 X 0 ).2. O atleta expulso com cartão vermelho será automaticamentesuspenso por um jogo, mesmo que esse jogo seja da semifinal; tirandoo direito de participar da final. CAPÍTULO VART. 7° - Das responsabilidades: 1. A organização por sua vez, procurará promover o bem – estar e a segurança de todos os participantes, procurando solucionar os problemas que forem levados à mesma; CAPITULO VIART. 8° - Da forma de disputa e premiação. 1. O sistema de disputa de todas as modalidades e categorias será através da ELIMINATÓRIA SIMPLES (Perdeu/Saiu). 2. As equipes campeãs terão como prêmio troféus para 1° e 2° lugares; e medalhas. 3. Em caso de empate será decidido nas penalidades máximas, e não conta o gol para artilheiro. 4. Haverá três penalidades máximas. CAPÍTULO VIIApós ser realizado o último jogo, serão entregues os troféus e medalhas. PARÁGRAFO ÚNICOOs casos omissos serão resolvidos pela coordenação dos jogos, junto comos Professores de Educação Física Presentes e arbitragem. Secretaria Municipal de Educação

×