AVALIAÇÃO FORMATIVA EM PROJETOS DE
EaD ON LINE: O MEMORIAL REFLEXIVO NO
 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO
               ...
Objetivo

Contribuir para o desenvolvimento de uma
cultura de avaliação nos cursos de educação
on line, que não vise apena...
Alguns conceitos

Avaliação formativa – teve como referência
as contribuições de Villas Boas (2001);
Hadji (2001); Cohen e...
Memorial reflexivo – abordado na
perspectiva apontada por Okada (2007);
Borges (2009) e Prado e Almeida M. E.
(2007),
 [.....
Curso de Especialização em
      Gestão Escolar
O Curso de Especialização em Gestão Escolar no
âmbito do Programa Nacional...
Memorial reflexivo no
     contexto do curso
Avaliação formativa via memorial reflexivo -
é proposta em oito momentos dist...
No ambiente virtual do curso o MR está posto
em formato de questionário com três questões
discursivas, sendo a primeira:
1...
Alguns resultados

A análise proposta tem como base MR1, de
uma turma do Curso de Especialização em
Gestão Escolar, escolh...
Dificuldade de acesso ao curso (18
ocorrências). Estão presentes em 3 situações;
falta de acesso a internet porque a rede ...
Distância do pólo para acesso a internet (3
ocorrências). Diz respeito aos cursistas que
residem e atuam na zona rural.
Co...
Situações diversas (10 ocorrências). Emergem
diversas informações como: problemas de
saúde, problemas financeiros, dificul...
Considerações
O estudo não visa relatar um processo completo de
avaliação, mas sim apresentar o potencial do memorial
refl...
Possibilita também novas reflexões entre o
cotidiano, teoria e prática e a partir daí
extrair novos rumos para a construçã...
Nesse sentido, acredita-se que muitos
questionamentos que perpassam sobre a avaliação
na EaD on line podem ser respondidos...
REFERENCIAS
BORGES, Marilene, A F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos
gestores educacionais. Te...
Avaliação formativa curso ead gestão escolar
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Avaliação formativa curso ead gestão escolar

3,037 views

Published on

Apresentação II Seminário Web Currículo PUC-SP

Published in: Education, Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Avaliação formativa curso ead gestão escolar

  1. 1. AVALIAÇÃO FORMATIVA EM PROJETOS DE EaD ON LINE: O MEMORIAL REFLEXIVO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR Valdirene Gomes dos Santos de Jesus Universidade Federal do Tocantins jesuseval@yahoo.com.br Marilene Andrade Ferreira Borges Universidade federal do Tocantins marilene@uft.edu.br José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins jlauro@uft.edu.br Raquel Aparecida Souza Universidade federal do Tocantins raquelas@uft.edu.br Solange Aparecida Nascimento Universidade Federal do Tocantins solangenascimento@uft.edu.br
  2. 2. Objetivo Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação nos cursos de educação on line, que não vise apenas os resultados, mas sim que esteja voltada para a geração de conhecimentos tanto na perspectiva dos processos de ensino e aprendizagem, quanto no fornecimento de subsídios para tomada de decisões.
  3. 3. Alguns conceitos Avaliação formativa – teve como referência as contribuições de Villas Boas (2001); Hadji (2001); Cohen e Franco (1999); Reis (1999) e Perrenoud (1999, p.103), “é formativa toda avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo”.
  4. 4. Memorial reflexivo – abordado na perspectiva apontada por Okada (2007); Borges (2009) e Prado e Almeida M. E. (2007), [...] um instrumento de caráter pessoal que permite ao participante do curso (aluno, monitor, professor) registrar o ocorrido, impulsionando-o a investigar as experiências vivenciadas por meio da análise sistemática de suas ações, reações, sentimentos, impressões, interpretações, explicitações, hipóteses e preocupações envolvidas nestas experiências [...] (p. 4).
  5. 5. Curso de Especialização em Gestão Escolar O Curso de Especialização em Gestão Escolar no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, da SEED no Tocantins está sob a responsabilidade da UFT- em parceria com a UNDIME- e SEDUC – é um curso de pós-graduação lato sensu - formação continuada dos dirigentes da educação básica das escolas públicas. Participam do curso 400 cursistas, distribuídos em oito pólos, com10 turmas de diferentes regiões do estado de Tocantins. (Projeto do Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2008, p.36).
  6. 6. Memorial reflexivo no contexto do curso Avaliação formativa via memorial reflexivo - é proposta em oito momentos distintos, ou seja, sendo 4 pelos cursistas e quatro pelo professores. Os cursistas elaboram três Memoriais Reflexivos -MR, e um MRS. Os professores elaboram para cada MR dos cursistas uma Síntese dos Memoriais, ou seja, uma análise do desenvolvimento da turma, num total de três - no final sintetizam as análises da turma com base nos MRS dos cursistas.
  7. 7. No ambiente virtual do curso o MR está posto em formato de questionário com três questões discursivas, sendo a primeira: 1. o que aprendeu neste curso desde o início até agora? 2. que dificuldades enfrentou e o que ajudou a superá-las?. 3. que comentários você faria sobre o curso até agora ou que sugere?. (Todas seguida da observação: “Pode dizer tudo o que quiser, não precisa resumir!” )
  8. 8. Alguns resultados A análise proposta tem como base MR1, de uma turma do Curso de Especialização em Gestão Escolar, escolhida de forma aleatória. Após uma leitura atenta dos memoriais dessa turma, identificamos, organizamos e quantificamos as incidências definindo categorias, pontuando as 5 mais recorrentes:
  9. 9. Dificuldade de acesso ao curso (18 ocorrências). Estão presentes em 3 situações; falta de acesso a internet porque a rede não está disponível na região; dificuldade de acesso a plataforma por falta de domínio da tecnologia; falta de computador em casa/escola O não domínio da tecnologia (9 ocorrências). Constitui como uma das exigências para a inscrição e matrícula do cursista, os conhecimentos básicos para digitação e acesso a internet, porém, muitos atestam esses conhecimentos e habilidades e depois externalizam seus despreparos para utilizarem as tecnologias.
  10. 10. Distância do pólo para acesso a internet (3 ocorrências). Diz respeito aos cursistas que residem e atuam na zona rural. Compreensão dos textos ou dos enunciados das atividades (7 ocorrências). Os problemas de compreensão exigem atenção especial, pois podem ocasionar não só a elaboração incorreta das atividades, mas gerar desinteresse, a não sistematização de conhecimentos e a sobreposição de tarefas. Tempo para dedicar-se ao curso. (9 ocorrências). A gestão do tempo é um dos elementos que dificultam o cumprimento das atividades.
  11. 11. Situações diversas (10 ocorrências). Emergem diversas informações como: problemas de saúde, problemas financeiros, dificuldade de adaptação a metodologia. Nos casos dos problemas pessoais os professores e assistentes procuram dar apoio para que os cursistas não abandonem o curso.
  12. 12. Considerações O estudo não visa relatar um processo completo de avaliação, mas sim apresentar o potencial do memorial reflexivo, nesse caso o MRP1, e socializar algumas possibilidades enquanto um processo de avaliação formativa. Memorial reflexivo - configura como um instrumento de promoção, auto-avaliação do cursista, possibilita também a avaliação de um curso desenvolvido a distância. Que possibilita ao cursista, professores e equipe coordenadora rever a trajetória percorrida, fazer auto-avaliação, identificar os limites, reconhecer os sucessos pessoais e do outro, ser autor, co-autor da própria aprendizagem.
  13. 13. Possibilita também novas reflexões entre o cotidiano, teoria e prática e a partir daí extrair novos rumos para a construção e sistematização de conhecimentos. Tinha uma dificuldade tremenda de entender o enunciado das questões. Acho que era porque estava um tempo parada sem estudar, e com isso me causou dificuldades de entender realmente os enunciados. Outra grande dificuldade foi enfrentar o pc, pois não entendia nada de computador. Mas com o tempo fui me aperfeiçoando e agora está dando tudo certo. Assim eu creio. [Registro textual, N.Q.V.M.,10, 2009].
  14. 14. Nesse sentido, acredita-se que muitos questionamentos que perpassam sobre a avaliação na EaD on line podem ser respondidos no processo de aperfeiçoamento do uso do MR para a promoção de uma avaliação formativa, em que o cursista acompanha e participa da evolução do seu próprio aprendizado, e ao mesmo tempo agregar informações para a avaliação do próprio curso.
  15. 15. REFERENCIAS BORGES, Marilene, A F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais. Tese(Doutorado em Educação)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2009 COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de Projetos Sociais. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1999. DEMO, P. Qualidade da educação: tentativa de definir conceitos e critérios de avaliação. Estudos em avaliação educacional, São Paulo: FCG, n.2, p. 11-26, jul./dez. 1990. HADJI,C. A avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001. OKADA, Alexandra. Memorial Reflexivo em Cursos On-line: um caminho para a avaliação formativa emancipadora. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. de (Orgs.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. PERRENOUD, P. Avaliação – Da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. PRADO, Maria Elizabette Brito.B.; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de. Estratégias em educação a distância: a plasticidade na prática pedagógica do professor. In: VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. de (Orgs.). Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. PROJETO do Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2008. REIS, Liliane G. da Costa. Avaliação de Projetos como Instrumento de Gestão. Apoio à Gestão. Seção Tema do Mês. Disponível em <http://www.rits.org.br/gestao/ge_tmesant_nov99.cfm>.Acesso em 18 de nov.2001. VALENTE, J A. Curso de Aperfeiçoamento “Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento” – Proposta e Principais Resultados. In: VALENTE, J. A. (Org.) et al. Formação de educadores a distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007. VILLAS BOAS, Benigna M.F. Avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola. In: As Dimensões do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 20

×