Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Utilizandoo winplot

4,220 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Utilizandoo winplot

  1. 1. Utilizando o WinplotApresentação Inicial Walquíria Castelo Branco Lins
  2. 2. História do Winplot O Winplot foi desenvolvido em 1985 pelo Professor Richard Parris da Philips Exeter Academy . É um software gráfico de usos múltiplos. Naquela época, o programa era executado no DOS e chamava-se Plot. Com o lançamento do ambiente operacional Windows o programa foi rebatizado para Winplot. A principal função do software é desenhar gráficos de funções de uma ou duas variáveis. Também executa vários comandos.O software é freeware (gratuito) e pode ser obtido através de download pela internet no seguinte endereço:http://math.exeter.edu/rparris/peanut/wppr32z.exe (versão em português)
  3. 3. Abrindo o WinplotMostra 7 opções: 2-dim F2 = Abrir uma nova janela para gráficos em 2D 3-dim F3 = Abrir uma nova janela para gráficos em 3D Adivinhar = Uma espécie de jogo, onde o aluno devetentar descobrir qual é a função, da qual, o gráficofaz parte. Mapeador = Basicamente funciona como uma transformação entre dois planos, onde são pedidas as funções u(x,u) e v(x,y). Abrir última = se esta opção estiver marcada, assim que o Winplot for aberto novamente ele automaticamente abrirá o último arquivo utilizado. Usar padrão = usar as configurações padronizadas do Winplot.
  4. 4. Operações e Funções doWinplot As operações: ◦ a+b = adição entre os valores de a e b ◦ a-b = subtração entre os valores de a e b ◦ a*b = ab = multiplicação entre os valores de a e b ◦ a/b = divisão entre os valores de a e b ◦ a^b = a elevado a potência b As constantes: ◦ pi = 3,141592654 ◦ e = 2,718281828 ◦ deg = pi/180 = fator de conversão de radianos para graus ◦ ninf representa menos infinito ◦ pinf representa mais infinito.
  5. 5.  abs(x) = valor absoluto de x, ou módulo de x sqr(x) = sqrt(x) = raiz quadrada de x log(x) = logaritmo de x na base 10 log(b,x) = ln(x)/ln(b) logaritmo de x na base b ln(x) = logaritmo natural de x exp(x) = exponencial de x Funções trigonométricas:  sin(x) = seno de x  cos(x) = cosseno de x  tan(x) = tangente de x  csc(x) = cossecante de x  sec(x) = secante de x  cot(x) = cotangente de x
  6. 6. Gráficos em 2D Para traçar gráficos em 2D com o Winplot, devemos escolher a opção 2-dim na janela principal, obtendo a seguinte janela:
  7. 7. Funções em 2D Em Gráficos 2D no menu Equação teremos as seguintes opções: Explicita (F1); Paramétrica (F2); Implícitas (F3); Polares (F4).
  8. 8. Explicitas (F1) As funções explicitas, são as mais comuns para os alunos, são funções do tipo: f(x)= x + 3, f(x)= cos(2x). Para inserir uma função, basta clicar em Equação/Explicita, surgindo a seguinte janela:
  9. 9. Inventário Editar: Nesta opção é possível modificar a fórmula da função, determinar um novo intervalo a ser plotado, alterar a cor e espessura do traço. Apagar: Elimina uma equação selecionada (e todas que dependem dela) do inventário. Não existe uma opção “voltar” para esta operação. Nesta caixa de texto insere-se a fórmula da função. Veja sobre sintaxe das funções no anexo A Indique nesta caixa de texto o intervalo do domínio da função a ser plotada e marque a opção “travar intervalo”. Dupl: Duplica a função selecionada. Útil para não ter que escrever uma função similar a uma que já esteja no inventário. Copiar: Copia a fórmula da equação para a área de transferência do sistema.
  10. 10.  Derivar: O programa gera o gráfico da derivada da função. Nome: Útil quando se trabalha com muitas funções. Mostrar gráfico: Ao clicar uma vez, oculta o gráfico. Para exibi-lo clique outra vez. Mostrar equação: Exibe a sentença da função no gráfico. Família: Converte a equação em uma família de curvas (ou pontos). Para que funcione, o exemplo deve ser definido por uma equação que tem um parâmetro extra. Indique o parâmetro extra na caixa "parâmetro", coloque o intervalo dos nas caixas "min" e "max" e indique quantas curvas devem estar na família na caixa "passo". Clique em "definir" para completar o processo e ver o gráfico. Tabela: Exibe uma tabela com valores da função dentro do intervalo plotado.

×