Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cinesiologia alavancas

32,999 views

Published on

Cinesiologia alavancas

  1. 1. CINESIOLOGIA Sistema de alavancas – Alavancas de 1º, 2º e 3º classe FISIOTERAPIA 3º período Alunos:Armando Cabrini, Drielen de Lima, Elizama Ribeiro, Natália Araújo e Wando Paganini Profª Maria Angélica
  2. 2. DEFINIÇÃO DE ALAVANCA  Considerada uma estrutura rígida capaz de se movimentar ao redor de um ponto de apoio, chamado ponto fixo ou eixo, quando uma força é aplicada.
  3. 3. NO CORPO HUMANO Haste Rígida ——> Segmento corporal envolvido no movimento. Ponto Fixo ——> Articulação. Força Potente ——> Força Muscular (representada no local de inserção do músculo). Força Resistente ——> Peso dos Segmentos corporais envolvidos no movimento.
  4. 4. Alavancas de 1ª classe  INTERFIXA O ponto fixo se encontra entre a força potente e a força resistente; É mais bem desenhada para o movimento de balanceio;
  5. 5. EXEMPLOS NO CORPO HUMANO  Movimento da cabeça sobre o Atlas (1ª vértebra cervical) no sentido de flexão e extensão do pescoço.
  6. 6. Alavancas de 2ª classe  INTER-RESISTENTES A força resistente está entre a força potente e o ponto fixo; Apresenta maior vantagem mecânica pois o braço de força é sempre maior que o braço de resistência; Pouco encontrada no corpo humano.
  7. 7.  Braço de resistência – Distância perpendicular desde o ponto fixo até a ação do peso.  Braço de Força – Distância perpendicular desde a força de resistência ao ponto fixo.
  8. 8. EXEMPLOS NO CORPO HUMANO  A mais usada para força;  Muitos autores afirmam que não há no corpo humano.  A ação dos músculos flexores plantares do tornozelo quando uma pessoa fica nas pontas dos pés.
  9. 9. Alavancas de 3ª classe  INTERPOTENTES A força potente está entre a força resistente e o ponto fixo; Mais comum no corpo humano; Não oferece vantagem mecânica; É boa para o movimento.
  10. 10. EXEMPLOS NO CORPO HUMANO  Bíceps durante a flexão de cotovelo, onde o ponto fixo é a articulação do cotovelo, a força potente é a inserção proximal do bíceps no rádio e a força resistente é o peso do antebraço e da mão.
  11. 11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  Konin, Jeff G. , Cinesiologia Prática para Fisioterapeutas. Guanabara Koogan.  Nordim, Margareta. Biomecânica Básica do Sistema Músculoesquelético. Guanabara Koogan.

×