Liderança

3,890 views

Published on

A importância da liderança

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,890
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
90
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Liderança

  1. 1. Liderança Wandick Rocha de Aquino wandickrocha@yahoo.com.br contabilidademais.blogspot.com.br
  2. 2. O maior líder... “O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.” Augusto Cury
  3. 3. Ter liderança é... Liderança é um campo convida a exploração e a descoberta. Liderança é o processo de conduzir transformando-as numa equipe de resultados. pessoas, Ter liderança é ter a habilidade de motivar e influenciar as pessoas, de forma ética e positiva, para que contribuam com entusiasmo o alcance de resultados.
  4. 4. A união faz a força! Um líder tem que manter a equipe unida. Nos momentos delicados não se pode admitir a menor divisão dentro da equipe. Em situações de crises a equipe tem que atuar como um grupo unido. Uma das premissas da liderança é ter uma equipe de primeiro nível, que saiba reagir nos momentos de dificuldade. Enquanto estiver em uma equipe, siga o exemplo de seus dedos e lembre-se de que eles não fariam nada sozinhos.
  5. 5. Você pode fazer a diferença? A resposta é... Sim! Você pode fazer toda a diferença. Fazer a diferença tem muitos significados, mas o importante é superar as expectativas das pessoas com as quais nos relacionamos. Cada um de nós pode fazer a diferença. Esta é uma opção pessoal, sempre disponível; quer se aceite ou não esta opção, arca-se com as consequências da decisão. Essa é a liderança que faz diferença.
  6. 6. Como atuar e focar no tempo? Estamos na era da informação, e sempre foi a informação que despertou um líder. Uma mesma informação foi ciente a várias pessoas, mas uma pessoa em especial se despertou por ela. O líder recebe essa informação como um marco do início de uma nova jornada. No futuro, assim como hoje, os líderes sempre precisarão estar preparados, por isso é importante estudar as atualidades, os cenários, as oportunidades e ameaças, mas, essa atitude, só terá valia se souber que isso é apenas uma pequena parte do processo da liderança.
  7. 7. Sinais de liderança... Delegue: se você considera uma perda de tempo delegar tarefas e acredita que consegue fazer mais rápido, pense melhor. Estimule: veja a necessidade de incentivar a equipe a fazer um trabalho melhor. Escute: Receber feedbacks nunca é demais. Compartilhe: Se você é do tipo de pessoa que quando alguma coisa dá certo assume as vitórias, mas quando não dá joga a culpa na equipe, esse estilo de liderança deve ser mudado.
  8. 8. Estimule... “Se você quer construir um barco não comece por procurar a madeira, cortar as tábuas ou distribuir o trabalho. Evoque primeiro nos homens e nas mulheres a ânsia do mar livre e vasto. Além da esperança, para influenciar é preciso passar segurança e dar exemplo. A atitude é o que faz um líder.” Antoine de Saint-Exupéry
  9. 9. Motivação é tudo! Liderança e motivação são fundamentais para qualquer pessoa que deseja vencer seus obstáculos... A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida. Está dentro de cada pessoa de forma particular. Erramos em dizer que alguém nos motiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo, já que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior. Fatores motivacionais são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e gerada através das atitudes.
  10. 10. Liderança inspiradora... O líder inspirador precisa conhecer a individualidade de cada pessoa. Ouvir, se interessar pelos anseios de cada um. Os líderes precisam inspirar as pessoas a comprometerem-se com os objetivos. Precisam atuar como educadores, liderando pelo exemplo e lembrando-se isso influencia as pessoas. A liderança se torna inspiradora através de uma relação de confiança, respeito, pautada na ética. Para isso, saber ouvir e colocar-se no lugar do outro é fundamental.
  11. 11. Quais são os desafios? O principal desafio é ter a maturidade para lidar com as pessoas. Na era do conhecimento, tudo se renova muito rápido; o líder deve ter a consciência de que não sabe mais do que seus liderados. Ter a humildade de saber que deve sempre aprender coisas novas é essencial. Compor um novo perfil de liderança é um grande desafio do líder moderno, pois este tem, entre suas responsabilidades, a necessidade de gerar confiança em seus seguidores e estes devem perceber no líder alguém em quem confiar.
  12. 12. Cuidado com o cartão vermelho... A ineficácia e demora na tomada de decisões é um dos principais pontos quando o assunto é falha de líderes. Quem não tem a capacidade de antever e estar à frente das informações, não consegue atender na velocidade necessária, estão fora do jogo. A liderança é construída com relacionamentos e os líderes têm por obrigação desenvolver esta competência e comunicar-se bem. A arrogância é um ponto bastante negativo e o maior problema está relacionado com os conflitos que podem ser gerados.
  13. 13. Conduza bem sua vida. Líderes, geralmente, são dedicados por natureza. Porém, não são poucas as pessoas que exercem muito bem a liderança, mas acabam se esquecendo da vida pessoal. A liderança não é um papel de meio-turno. Exige postura e atitude 24 horas por dia. Ela exige coerência entre diversas dimensões de sua vida e zela pelo equilíbrio, pois, não adianta ser uma “estrela brilhante” no trabalho e uma “lua minguante” em casa.
  14. 14. Aprender sempre... “Questionar quem deve ser o chefe, é como discutir quem deve ser o saxofonista num quarteto: evidentemente, quem o sabe tocar.” Henry Ford
  15. 15. Lidere a si mesmo, antes de liderar os outros... O líder precisa aprender a liderar a si próprio no que diz respeito às suas emoções. Isso se revela com clareza na hora de dar feedback. Importante que você adquira a atitude de liderar-se. Isso implica na liderança de suas emoções, seus ímpetos, suas deficiências e saber suplementá-las com pessoas que se relaciona na sua vida. Mas isso só será possível se você tiver uma elevada dose de autoconhecimento.
  16. 16. Quem é o melhor líder? Que tipo de pessoa tem mais chances de se tornar um bom líder: o mentor que cativa seus seguidores ou o diretor que inspira os funcionários por meio da perseverança e do trabalho duro? Um líder é aquele capaz de desenvolver tanto o lado humano do negócio quanto o de produção – se alguém tiver apenas um ou outro, a chance de sucesso será limitada”. Um dos grandes desafios da liderança é saber como agir para tirar o melhor de cada um. Por isso tenha atitudes exemplares.
  17. 17. Gestão de pessoas. O talento é um dos recursos mais valiosos presentes em uma pessoa e um dos grandes desafios atuais na gestão de pessoas é o de gerar um sincero comprometimento. A liderança e a gestão de pessoas são áreas que começam a convergir para chegarem a denominadores comuns, visando à satisfação de todos. A importância das pessoas para a equipe como elas podem contribuir para o sucesso do planejamento é uma etapa fundamental
  18. 18. 5 níveis da liderança. Nível 1: Posição - as pessoas lhe seguem porque têm de seguir. Nível 2: Permissão - as pessoas lhe seguem porque querem. Nível 3: Produção - as pessoas lhe seguem por causa do que faz. Nível 4: Desenvolvimento - as pessoas lhe seguem por causa do que faz para elas pessoalmente. Nível 5: Pináculo - as pessoas lhe seguem por causa de quem é e do que representa. Está pronto para dar o primeiro passo?
  19. 19. Liderança eficaz. Um líder eficaz sabe exatamente para onde quer levar a sua equipe. Ele vê hoje o futuro e vivência tal estado de sucesso. O exemplo é motivador e move as pessoas em função de um resultado desejado. Para identificar o que o torna um líder de sucesso é necessário identificar os passos que o levam a uma liderança eficaz.
  20. 20. Seja um líder... “Lembre-se da diferença entre um chefe e um líder; um chefe diz “vá!” e um líder diz “vamos!”.” E. M Kelly
  21. 21. Visão, valores e missão. O líder comunica claramente qual a sua visão e missão e interioriza em todos, os valores fundamentais e necessários para alcançar o sucesso na liderança. A visão de um líder é tão clara que contagia os que o rodeiam, levando-os a sentirem-se parte fundamental desse da equipe. O líder desenvolve objetivos claros e cria necessidades, impulsionando uma missão e focada nos valores.
  22. 22. Por que desenvolver a liderança? Uma coisa é certa, a liderança é uma escolha. Quando você tem um filho, você pode ser o “pai” simplesmente porque o gerou, ou pode também assumir a responsabilidade em educar e influenciar seu filho de forma positiva através de bons exemplos. A liderança tem um impacto extremamente poderoso dentro de nossa vida. Ainda é comum o pensamento de que a liderança não é importante e que está vinculada somente a cargos de chefia.
  23. 23. A difícil arte de liderar... Um dos parâmetros é a falta de tempo, seja para exercer esta liderança, seja para influenciar pessoas, não temos tempo para dar as devidas atenções a quem nos busca. Tem um ponto que é fundamental para esta dificuldade: falta de treinamento! Não somos treinados para ser um líder e muito menos para sermos liderados. Esta falta de treinamento torna difícil descobrir novos lideres, um desafio ao desenvolvimento das pessoas.
  24. 24. Separe a emoção na hora H! O futuro pertence aos que lidam melhor com suas emoções, que sabem expressá-las e sabem como pessoas tem impacto em outras pessoas. Por mais incerto que seja o futuro e ele sempre o será, saiba que você, ao lidar com as suas emoções e com a das outras pessoas, terá maior engajamento e um ambiente mais feliz. O futuro pertence aos líderes que lidam melhor com as incertezas. Liderança e emoção são coisas que tem que saber separar nas relações entre as pessoas, pois uma não pode interferir na outra.
  25. 25. 7 lições sobre liderança deixadas por Nelson Mandela 1. Domine o propósito e as suas emoções. 2. Trate os vencidos com dignidade e transforme-os em parceiros. 3. Mude as perspectivas através do simbolismo e experiências compartilhadas. 4. Encarne o espírito de Ubuntu. 5. Toda a gente se sente maior na sua presença. 6. Construa uma sustentável camaradagem à volta da sua causa. 7. Enderece o sonho às gerações futuras.
  26. 26. Postura de um líder... “É melhor liderar a partir da retaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vitória por algo de muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha da frente quando há perigo. Desta forma as pessoas irão apreciar a tua liderança.” Nelson Mandela
  27. 27. Obrigado por ter doado seu tempo para ver e ler essa apresentação... Tenha uma liderança exemplar! Dedico essa apresentação a todos que estão buscando um lugar ao sol!

×