Drogas

3,337 views

Published on

Atividade preparada para aprender um pouquinho sobre as Drogas para que o aluno saiba as consequências trazidas aos usuários e saiba como evitar seu uso.

Published in: Education, Technology
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,337
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
147
Actions
Shares
0
Downloads
44
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Drogas

  1. 1. Escola Estadual Advogado Demosthenes Martins. Campo Grande, data: 17/05/2010 Aluno(a): Professora: Leonice Segger. Professora de Tecnologias: Walkiria Zanuncio. Ano: 5 a
  2. 2. Convivemos diariamente com a violência, muitas das vezes causadas pelo uso das drogas, situação que traz muitos problemas para as famílias e causa de preocupação em todas as pessoas. Por este motivo precisamos discutir essa questão na escola e na família para conhecermos o que é a “Droga” e suas causas, para então aprendermos a nos proteger desse perigo.
  3. 3. É uma substância que ao entrar em contato com o organismo causa alterações nos sentidos e causa dependência, ou seja, a necessidade da pessoa voltar a consumir a substância em questão. Que o cigarro, a cerveja e os remédios são consideradas drogas lícitas? Drogas Lícitas: são aquelas substâncias liberadas por lei para o uso.
  4. 4. Drogas ilícitas são as proibidas por lei. Por exemplo: a maconha, a cocaína, o ecstasy, o crack, a heroína, etc. Tirando os remédios, quando usados por indicação médica, nenhuma outra droga pode melhorar a vida e a saúde das pessoas.
  5. 5. Veja alguns efeitos das Drogas em nosso organismo: Cocaína: Substância extraída da folha de coca, planta encontrada na América do Sul. Aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e causa excitação e ansiedade: melhora o estado de alerta, os movimentos e acelera pensamentos. A pessoa tem uma intensa sensação de poder, mas fica irrequieta. Torna a pessoa dependente, isso é, o usuário passa a sentir grande necessidade de voltar a usar a droga.
  6. 6. ÁLCOOL Pode apenas reduzir a inibição e causar euforia, mas, dependendo da quantidade, pode reduzir a capacidade de julgamento, prejudicar os reflexos, a coordenação motora, provocar visão dupla e até levar ao estado de coma.
  7. 7. Tabaco, nicotina: Extraído da folha do fumo. Estimulante, deixa a sensação de prazer. Reduz o apetite, podendo levar a estados crônicos de anemia. O uso prolongado causa problemas circulatórios, cardíacos e pulmonares. O hábito de fumar está freqüentemente associado a câncer de pulmão, bexiga e próstata, entre outros. Aumenta o risco de aborto e de parto prematuro. Mulheres que fumam durante a gravidez têm, em geral, filhos com peso abaixo do normal.
  8. 8. Maconha: Substância extraída da planta Cannabis sativa. Os olhos ficam vermelhos, o apetite aumenta, o coração bate mais rápido e a boca fica seca. O tempo parece fluir mais devagar, os reflexos e a coordenação motora são prejudicados. Fica difícil expressar um pensamento em palavras.
  9. 9. CRACK Faz efeito no cérebro cerca de dez segundos depois que sua fumaça é aspirada. Causa excitação, euforia, acelera a respiração. Em seguida, causa depressão, paranóia e forte síndrome de abstinência. Vicia mais rápido que as outras drogas e pode matar em menos tempo.
  10. 10. Fique atento: Não aceite doces ou bebidas de desconhecidos, isso pode ser drogas disfarçadas Não fale com desconhecidos.
  11. 11. Devemos ouvir os conselhos de nossos pais e professores! Eles são nossos verdadeiros amigos e nos amam. E se tiver alguma dúvida, pergunte a eles.
  12. 12. Pratique esportes e fique longe das drogas!
  13. 13. 1)O que devemos fazer, se alguém nos oferecer drogas? Dizer não, para não ficarmos viciados e também não aceitar doces, porque pode ser uma droga disfarçada de doce. Amigo de verdade não oferece drogas!
  14. 14. 2) Sobre as drogas, leia as indicações e marque as verdadeiras. Quem usa drogas, pára quando quiser. X As drogas fazem com que a pessoa não tenha domínio de seus sentidos e atos. As drogas não fazem mal a saúde. As drogas trazem felicidade eterna. X As drogas destroem a vida.
  15. 15. 3) Você entendeu porque não devemos experimentar as drogas? Explique. Sim, porque qualquer droga pode causar dependência e causa um monte de coisas ruins, como não saber o que estamos fazendo.
  16. 16. 4) Escreva uma frase para que outros jovens saibam que não devemos usar Drogas: Os jovens não devem usar drogas eles podem ficar viciados, podem entrar em coma, podem ter problemas respiratórios, podem ter vârios tipos de cancêr e ter a dependência. Podem perder a vida e a liberdade.
  17. 17. http://www.antidrogas.com.br/jogos.php# http://www.antidrogas.com.br/quebracabeca.php# http://www.obrasileirinho.org.br/quarto.html

×