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Performance e E-commerce: Como converter mais e melhor

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Palestra ministrada no dia 13/07/13 no Seminário de Marketing Digital da ABRADI, edição de Campinas/SP.

Published in: Education
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Performance e E-commerce: Como converter mais e melhor

  1. 1. $ Performance e E-commerce Como Converter Mais e Melhor walter@vezy.com.br
  2. 2. Apresentação Walter Vieira Profissional de Marketing com 10 anos de experiência em Internet, sendo 6 anos dedicados ao Marketing Digital focado em Conversão e Search Engine Marketing para projetos online de empresas como Chery Brasil, Claro TV, Band, Philip Morris, Wizard, Ofertas, Della Via Pneus, Odontoclinic. walter@vezy.com.br wvieira.web walvieira walvieira waltervieira walter.kv2 www.clickppc.com.br (Lançamento 01/08/2013) www.vezy.com.br
  3. 3. walter@vezy.com.br Coloque a cabeça para funcionar!
  4. 4. O Mundo está mudando walter@vezy.com.br Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Cva7B-EpKPA
  5. 5. Sem receita de bolo walter@vezy.com.br “Quando falamos de conversão, não existe receita de bolo.”
  6. 6. walter@vezy.com.br “O trabalho é árduo e mão na massa” Converter é uma ciência e exige testes
  7. 7. Atividades básicas do ser humano walter@vezy.com.br 5 Atividades Básicas
  8. 8. Vamos pensar! walter@vezy.com.br O Conteúdo é Rei!
  9. 9. Vamos pensar! walter@vezy.com.br Se o conteúdo é Rei, então...
  10. 10. Vamos pensar! walter@vezy.com.br A receita é a Rainha!
  11. 11. O ROI no e-commerce [conceito importante] walter@vezy.com.br ROI = vendido/investido Exemplo: Vendido = R$ 100.000,00 de uma campanha usando Google Adwords Investido = R$ 10.000,00 ROI = R$ 100.000,00 / R$ 10.000,00 = 10 Isso também pode ser visto de outra maneira. ROI de 10 = reinvestir em marketing 10% do faturamento ROI de 5 = reinvestir em marketing 20% do faturamento ROI de 20 = reinvestir em marketing 5% do faturamento
  12. 12. Vamos pensar! walter@vezy.com.br O ROI não serve para mais nada.
  13. 13. Vamos pensar! walter@vezy.com.br Parem de focar somente na fórmula: Investi R$ 100,00 Tem que retornar R$ 1.000,00
  14. 14. Vamos pensar! walter@vezy.com.br Pense na Recompra (RCI)
  15. 15. Taxa de Conversão [conceito importante] walter@vezy.com.br Taxa de conversão = (Pedidos aprovados / Visitantes) x 100 Exemplo: Pedidos aprovados = 4000 Visitantes = 200.000 Taxa de conversão = 400 / 200.000 x 100 = 2%
  16. 16. walter@vezy.com.br
  17. 17. Por que nos contentamos com tão pouco? walter@vezy.com.br
  18. 18. O Cenário atual [aumento de CPC] walter@vezy.com.br É assustador mas é a realidade do varejo online no Brasil
  19. 19. Beleza! Mas como eu aumento minha taxa de conversão? walter@vezy.com.br
  20. 20. Como posso melhorar minha taxa de conversão walter@vezy.com.br De
fora
para
dentro
 Otimizando as campanhas de marketing Dentro
da
loja
virtual
 Inovando e melhorando a usabilidade da loja Operação
como
um
todo
 Oferecendo uma melhor experiência do usuário
  21. 21. Algumas dicas práticas walter@vezy.com.br
  22. 22. Percepção de segurança gera credibilidade, que por sua vez é um facilitador para conclusão da compra. Demonstre segurança e credibilidade walter@vezy.com.br
  23. 23. O cliente deve identificar-se com aquilo que vê e sentir-se confortável! Personalize o ambiente do cliente! walter@vezy.com.br
  24. 24. Faça e-mail marketing, ele não morreu e não vai morrer 1- Utilize uma boa ferramenta para realizar o envio; 2- Reenvie suas campanhas para quem não abriu o e-mail. Somente reescreva o assunto. walter@vezy.com.br
  25. 25. Faça e-mail marketing da forma correta E, faça teste A/B/C... Walter Alexandre Vechiato Vieira walter@vezy.com.br
  26. 26. Ele quer o Xbox! Não entendeu? Funcionalidades são bacanas quando usadas com inteligência. Não distraia o seu cliente! walter@vezy.com.br
  27. 27. Atenção para as páginas com maior rejeição Taxa média de 48,69% walter@vezy.com.br
  28. 28. Fotos de qualidade! Elabore sua própria descrição Valorize seu produto walter@vezy.com.br
  29. 29. Permita que seus clientes avaliem os seus produtos. É bom para outros clientes e também para SEO. Deixe os clientes avaliarem os produtos walter@vezy.com.br
  30. 30. Apresente itens similares ou complementares ao que ele estiver vendo. Use e abuse da recomendação walter@vezy.com.br
  31. 31. Exiba foto e link para o produto Informe os atributos relevantes Informe a quantidade Informe a disponibilidade Ofereça ajuda! Seja claro e objetivo no carrinho walter@vezy.com.br
  32. 32. Ajude seu cliente a encontrar o produto Clusterização ajuda muito a conversão! walter@vezy.com.br
  33. 33. Desempenho é resultado 12%
de
incremento
na
 receita
 1%
de
incremento
a
 cada
100
milisegundos
 walter@vezy.com.br
  34. 34. ‐8%

 • Negado
 em
 Fraude
 ‐17%
 • Cartão
 Negado
 ‐
15%
 Boleto
 não
pago
 Estabeleça regras claras de recuperação de vendas por e-mail e por telefone. Recupere suas vendas walter@vezy.com.br
  35. 35. Teste A/B. Os detalhes fazem a diferença. walter@vezy.com.br
  36. 36. Vitrine – Quantidade e botões 36
 A
 B
 • + 88% de conversão • tela com mais produtos • dois botões (quick view e order now)
  37. 37. Vitrine – Diagramação A
 B
 • 
+
22%
de
conversão
 • 
+
7%
do
Gquete
médio
 • 
barra
lateral
com
produtos
 em
destaque
 walter@vezy.com.br
  38. 38. Caixa de busca A B • + 20% de uso da busca • diagramação e informações diferentes walter@vezy.com.br
  39. 39. Banners A B • + 13% em vendas • menos imagens nos banners walter@vezy.com.br
  40. 40. Full-banner A B • + 30% de cliques • fundo escuro com mais destaque para o perfil de público-alvo do produto walter@vezy.com.br
  41. 41. Checkout – Texto do botão A B • + 87% de cliques • texto do botão mais longo e objetivo
  42. 42. Checkout – Posição dos botões A
 B
 • + 18% de conversão • mudança de posicionamento dos botões walter@vezy.com.br
  43. 43. Checkout - Pagamento A B • + 20% de conversão • mudança do texto do botão e adição da imagem de segurança walter@vezy.com.br
  44. 44. Página não encontrada A B • taxa de rejeição similar • versão B: quem continuou gastou + 73% walter@vezy.com.br
  45. 45. Insights Finais RCI CAC CLTV walter@vezy.com.br Índice de Recompra Custo de Aquisição de Clientes Custumer Lifetime Value" (Valor do cliente durante sua vida no seu negócio) ESTUDEM MAIS SOBRE:
  46. 46. Insights Finais walter@vezy.com.br Em breve no blog ClickPPC vamos estudar os 5CS da Conversão: ① Conhecimento ② Confiança ③ Clareza ④ Continuidade ⑤ Coerência
  47. 47. Mude, Teste e Converta walter@vezy.com.br Uma analogia interessante sobre otimização de conversão Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=5rtJefaQ0so
  48. 48. Muito Obrigado! walter@vezy.com.br

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