Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slide divisão completo

9,654 views

Published on

Published in: Education

Slide divisão completo

  1. 1. NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Disciplina:Informática Educativa II. Nome: Wagner Esteves. Pólo: Rio Bonito.
  2. 2. E agora? Aprendi a somar, mas não quero ser EGOÍSTA. Para isso, como aprenderei a DIVIDIR?
  3. 3. Só aprendemos a compartilhar se soubermos dividir. Pode até parecer difícil dividir algumas coisas, mas com os números será mais fácil.
  4. 4. <ul><li>PODE DEIXAR TIO. VOU SER BEM ESTUDIOSA. </li></ul>DISCIPLINA! É o que vocês precisarão a partir de agora. Serei o Professor de vocês e qualquer dúvida, NÃO PEÇAM PARA SAIR. Jamais desistam de aprender.
  5. 5. A divisão é uma operação que está ligada à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais ou à idéia de verificar quantas vezes uma quantidade cabe em outra.   Estudar da uma fome
  6. 6. O primeiro número (20) que é o maior é denominado dividendo e o outro número que é menor (2) é o divisor. O resultado da divisão (10) é chamado quociente. Se multiplicarmos o divisor pelo quociente obteremos o dividendo.  2 X 10 = 20 Entendido? Então vamos prosseguir com a operação ... ... da divisão
  7. 7. Relações essenciais numa divisão de números naturais  Então para ter certeza de que um resultado de uma conta está correto, é só multiplicar o quociente pelo divisor, se o resultado desta conta for igual ao dividendo da conta de divisão confirma que ela está correta, este processo pode ser aplicado em todas as operações.  Numa divisão de números naturais, o divisor deve ser menor do que o dividendo e o dividendo é o produto do divisor pelo quociente. 
  8. 8. Viu como não precisa ser nenhum gênio para aprender a divisão? Veremos agora as propriedades da divisão com números naturais Veremos (...) ahhhhh.
  9. 9. Atenção criançada!! <ul><li>Fechamento: Esta propriedade não é satisfeita pela divisão, pois, por exemplo, 1 dividido por 2 não pertence aos conjunto dos números naturais.  Associatividade: Esta propriedade não é satisfeita, pois (15 : 5) : 3 é diferente de (3 : 5) :15, por exemplo.  Existência de Elemento Neutro: Esta propriedade não é satisfeita, pois, por exemplo, 2 dividido por 1 é 2, mas 1 dividido por 2 não pertence aos naturais.  Comutatividade: Esta propriedade não é satisfeita, pois, por exemplo, 2 dividido por 1 é diferente de 1 dividido por 2, o qual nem pertence aos naturais.  </li></ul>
  10. 10. Viu como clareou a mente?
  11. 11. Vamos resolver estes probleminhas:   01- Joãozinho tem 09 bombons e quer dividir igualmente entre os seus 03 filhos. Com quantos bombons cada filho de Joãozinho vai ficar?  Cada filho irá ficar com ? bombons  02- Pedro comprou 36 copos, e ela quer dividi-los igualmente para guardar em seu armário que tem 4 prateleiras. Então, quantos copos Pedro vai colocar em cada prateleira?  Pedro vai colocar ? copos em cada prateleira.   03-Um professor de educação Física vai promover um campeonato de futebol na sua escola, e 72 alunos vão participar deste campeonato. Em cada time é preciso ter 8 jogadores, então quantos times vai ter ao todo neste campeonato?  Neste campeonato vão ter  ? times.
  12. 12. Se Joãozinho tinha 09 bombons e dividiu entre os seus 03 filhos cada um deles ficou com 03 bombons A questão 01 está ... ... Correta. Parabéns!!!!!!!!
  13. 13. Na 2º questão vocês também precisarão armar a continha como aprenderam. 36 (dividendo) copos dividido em 04 (divisor) prateleiras é igual a 09 (quociente) e resto (zero) Resposta Certa. Parabéns!
  14. 14. Vocês vieram aqui para estudar ou comer merenda.? Mãos a obra que temos exercício para fazer. Meu tesouro sabe tudo Isso vai ser fácil Sou o tesouro das divisões
  15. 15. Ainda falta a questão 03. Mais difícil que pagar o aluguel. Brincadeirinha. O 72 será o DIVIDENDO. Ah, o 8 será o DIVISOR. E teremos o 9 como QUOCIENTE, querido professor Resposta: 09 times.
  16. 16. VOCÊ MAIS UMA VEZ CONSEGUIU SUPERAR ESTE DESAFIO.
  17. 17. BIBLIOGRAFIA: <ul><li>Mota,Antonio. Pensar a matemática,SP: Gailivro,2000. </li></ul><ul><li>Costa,Rosa M. Ambientes computacionais na educação-material de estudo,2008. </li></ul><ul><li>Giovanni,José Rui. A conquista da matemática,SP:FTD,1998 . </li></ul>

×