União Ibérica

433 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

União Ibérica

  1. 1. PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DO BRASIL
  2. 2. União Ibérica (1580-1640) lEm 1578, o rei D. Sebastião de Portugal, morreu sem deixar herdeiros diretos. Seu tio, D. Henrique, assumiu o trono, mas morreu dois anos depois, deixando o trono vago. lNas disputas político-militares entre os pretendentes ao trono português, saiu vencedor Felipe II, rei da Espanha, cujo exércitos invadiram e conquistaram Portugal.
  3. 3. A União Ibérica (1580-1640) lA Espanha dominou Portugal por 60 anos. lAo dominar Portugal, a Espanha passou a controlar também, todas as colônias portuguesas (incluindo o Brasil). lA Restauração: A União Ibérica terminou em 1640, quando o duque de Bragança assumiu o trono português, recebendo assim, o título de D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança.
  4. 4. As Consequências da União Ibérica lO governo do rei espanhol Filipe II tratou Portugal como nação irmã. lA administração colonial não sofreu alterações: lOs funcionários do governo foram mantidos. lO idioma continuou sendo o português. lAs fronteiras foram afrouxadas.
  5. 5. O Embargo espanhol e o Comércio do Açúcar lNo século XVI, a Holanda e outros territórios do norte da Europa eram de domínios do rei espanhol. lEm 1581, depois de muitas lutas, a Holanda se torna independente da Espanha, com a proclamação da República das Províncias Unidas. lComo represália, Filipe II proibiu os produtores e comerciantes de suas colônias de negociar com os holandeses. lNo Brasil, os holandeses participavam do negócio açucareiro, financiando, refinando e distribuindo o açúcar no mercado europeu.
  6. 6. A PRODUÇÃO DO AÇÚCAR
  7. 7. A Ocupação do Nordeste Brasileiro lComo reação ao embargo espanhol, os holandeses decidiram investir militarmente contra algumas regiões pertencentes à União Ibérica: lA Costa da África (1595). lSalvador (1604) / (1624-1628). lPernambuco (1630-1654). lCompanhia das Índias Orientais: Empresa privada encarregada de controlar o comércio com o Oriente. lCompanhia da Índias Ocidentais: Empresa responsável por controlar o comércio com a África Atlântica e a América.

×