Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Autômato finito determinístico       A informação que um afd guarda sobre a entrada (mais precisamente sobre a parte da en...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Exerciciosde automatosfinitosdeterministicossemresolucao

1,168 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Exerciciosde automatosfinitosdeterministicossemresolucao

  1. 1. Autômato finito determinístico A informação que um afd guarda sobre a entrada (mais precisamente sobre a parte da entrada já lida) érepresentada por um estado, escolhido em um conjunto finito de estados. A definição formal de automato finito, na suaversão determinística é dada a seguir.Definição. Um Autômato Finito Determinístico (afd) M, sobre um alfabeto Σ é umsistema (Q, Σ, δ, q0, F), onde:Q é um conjunto de estados finito, não vazio;Σ é um alfabeto de entrada (finito)δ: Q×Σ → Q é a função de transiçãoq0 ∈ Q é o estado inicialF⊆Q é o conjunto de estados finais.O nome determinístico faz referência ao fato de que δ é uma função (também chamada função de transição ou programa),que determina precisamente o próximo estado a ser assumido quando a máquina M se encontra no estado q e lê daentrada o símbolo a: o estado δ(q, a).De forma simplificada, podemos dizer que um afd aceita uma cadeia se, partindo do estado inicial, e mudando de estadode acordo com a função de transição, o afd atinge um estado final ao terminar de ler a cadeia. Uma das maneiras devisualizar o funcionamento de um afd é através de um controle finito que lê símbolos de uma fita de entrada (onde seencontra a cadeia de entrada), sequencialmente, da esquerda para a direita. Os elementos do conjunto de estados Qrepresentam os estados possíveis do controle finito. A operação se inicia no estado inicial q 0, lendo o primeiro símbolo dafita de entrada. Exercícios de Autômatos Finitos Determinístico 1. Dado o autômato abaixo determine M = (∑, Q, d,q 0, F) b q0 a q1 c qf 2. Seja o autômato finito determinístico abaixo. 0 q0 1 q1 1 qf Qual é o estado final do autômato para as seguintes strings: a. 01 b. 011 c. 01100000 d. 0 c. 1 d. 00000 Qual é o formato da linguagem que este autômato aceita? 3. Desenvolva autômatos finitos determinísticos que reconheçam as seguintes linguagens sobre ∑ ={a,b}: a. {w | w possui aaa como subpalavra} b. {w | o sufixo de w é aa} c. {w | w possui número impar de a e número ímpar de b} d. {w | w possui número par de a e número ímpar de b ou w possui número e. par de b e ímpar de a} f. {w | o quinto símbolo da direita para a esquerda de w é a} 4. Pense na seguinte afirmação: “Um autômato finito sempre pára.” Analise se ela é verdadeira ou falsa. Se verdadeira justifique. Se falsa dê um contra-exemplo.

×