Fontes de Energia [8 ano]

418 views

Published on

Sequência de Slides sobre Fontes de Energia
(8º ano)

Published in: Education
  • Be the first to comment

Fontes de Energia [8 ano]

  1. 1. São aquelas que se renovam e de alguma forma são inesgotáveis. Solar Pode ser captada por painéis solares para produção de calor ou por painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade.
  2. 2. Eólica É utilizada nos moinhos de vento, barcos à vela e em centrais eólicas que transformam a energia eólica em energia elétrica, recorrendo a aerogeradores. Em Portugal já existem vários parques eólicos e é uma das grandes apostas para a expansão da produção de energia eléctrica.
  3. 3. Hídrica É obtida a partir de cursos de água e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda de água retida numa represa para produzir energia eléctrica.
  4. 4. Geotérmica Criada do aproveitamento do calor do interior da terra. Esta energia manifesta-se através dos vulcões das fumarolas e das nascentes de água.
  5. 5. Energia das ondas As ondas podem ser aproveitadas para a produção de energia elétrica. É um dos equipamentos mais caros de se construir.
  6. 6. Carvão É um combustível fóssil extraído de explorações minerais e foi o primeiro a ser utilizado em grande escala. É queimado nas centrais termoeléctricas para a produção de electricidade. Também causa graves danos ao meio ambiente, em termos de poluição e alterações climáticas.
  7. 7. Petróleo É formado por uma mistura de compostos orgânicos e é sobretudo utilizado nos transportes. É uma das maiores fontes de poluição atmosférica e motivo de disputas econômicas e conflitos armados. Estima-se que as suas reservas esgotem em 40 anos.
  8. 8. Gás Natural É um combustível fóssil, que se encontra geralmente junto ao petróleo. É menos poluente que o carvão, mas também contribui para as alterações climáticas. É utilizado como combustível na indústria e nas nossas casas. Estima-se que as suas reservas esgotem em 60 anos.
  9. 9. As centrais hidroelétricas são instalações onde se produz energia elétrica a partir da energia das águas. A água contida na represa é conduzida por um circuito hidráulico para uma central onde a água em movimento é aproveitada para fazer girar as turbinas, que fazem funcionar o gerador, permitindo obter corrente elétrica. Esta energia é transferida pelos postes de alta tensão aos consumidores.
  10. 10. . Nestas centrais os raios solares refletidos por espelhos sempre orientados para o sol aquecem um sal liquefeito que é utilizado para produzir vapor de água num gerador de vapor. Este vapor é utilizado para accionar as turbinas da central, à semelhança do que ocorre noutros tipos de centrais térmicas
  11. 11. São instalações em que se produz energia eléctrica a partir da energia potencial do vento. A energia do vento, faz rodar as lâminas de uma turbina, sendo assim recuperada sob a forma de energia mecânica no veio do rotor, que por sua vez é convertida em energia eléctrica pelo gerador.
  12. 12. Utilizar a água da chuva para regar as plantas; Optar pelos banhos rápidos; Fechar a torneira enquanto estamos a lavar os dentes; Optar pelos autoclismos que permitem interromper a carga completa; Varrer o chão antes de o lavar; Lavar o carro com balde e esponja em vez de usar a mangueira.
  13. 13. Desligar os equipamentos eléctricos no botão de Stand By; Utilizar, sempre que possível, luz natural; Evitar ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessário; Ao comprar um novo equipamento, você deve verificar a etiqueta energética e optar por aquele que apresenta menor consumo de energia; Utilizar lâmpadas ecnomizadoras;

×