Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

VMRocha Mapa Estratégico

181 views

Published on

Processo de implantação da Estratégia

Published in: Leadership & Management
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

VMRocha Mapa Estratégico

  1. 1. A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA Parte I Certo dirigente de uma empresa diz: “Pronto, terminamos o trabalho! Depois de vários workshops realizados com a alta gestão, desenvolvemos e formulamos a estratégia da organização. Os quadros com a declaração de missão, visão e valores já foram colocados na parede de cada área.” Será que terminou ou é somente o começo do processo? Após o desenvolvimento da estratégia, tem o processo de implantação, que propomos em 4 etapas básicas, conforme abaixo: Na sua edição de março de 2015, a revista Harvard Business Review destaca que a execução da estratégia é o desafio número um dos líderes da Ásia, Europa e Estados Unidos. O professor Robert Kaplan menciona que “A comunicação é a principal alavanca para se atingir o sucesso organizacional. [...] Sem a compreensão da visão e da estratégia da organização, as pessoas não estarão aptas para, pró-ativamente, encontrarem alternativas inovadoras para ajudar a organização a atingir seus objetivos.” Portanto, o processo de comunicação torna-se peça-chave para que todos os colaboradores compreendam e direcionem suas tarefas do dia a dia para o alcance da estratégia. Porque uma coisa é fato: são as pessoas que, efetivamente, fazem a mudança que a organização almeja. Uma das ferramentas de gestão para dar forma, narrar, visualizar, comunicar e alinhar os colaboradores da organização em torno da estratégia é o Mapa Estratégico. O Mapa Estratégico possibilita reunir - em um único ambiente visual - a missão, a visão e os objetivos para o alcance da estratégia. Elaboração do Mapa Estratégico Definição dos indicadores estratégicos Definição das iniciativas estratégicas Monitoramento e controle
  2. 2. A arquitetura do Mapa Estratégico está baseada em quatro perspectivas relevantes. Segundo Philip Kotler, “uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.” O propósito do Mapa Estratégico é romper definitivamente com as barreiras tradicionais da comunicação estratégica para que a execução seja efetiva. Podemos citar o case de sucesso da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), que consta no livro “Gestão da Estratégia – Experiências e Lições de Empresas Brasileiras”, sobre a elaboração do Mapa Estratégico: “A construção dos mapas estratégicos ajudou na comunicação da estratégia. [...] Estimulou-se a ampla discussão a respeito de valor que deve ser entregue ao cliente pelos negócios.” Demonstramos um exemplo de Mapa Estratégico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard
  3. 3. https://andremendoncasebrae.files.wordpress.com/2010/11/mapa1.jpg Porém, o mapa estratégico é somente a primeira etapa da implantação da estratégia. No próximo artigo, vamos abordar como os indicadores impulsionam o desempenho empresarial. Como afirma William Edwards Deming: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” Bibliografia COUTINHO, André Ribeiro; KALLAS, David. Planejamento estratégico – Estudo de casos – Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
  4. 4. KAPLAN, R.; NORTON, D. Execução Premium. Rio de Janeiro: Campus, 2008. KAPLAN, R.; NORTON, D. Kaplan e Norton na Prática. Rio de Janeiro: Campus, 2004. KAPLAN, R.; NORTON, D. Mapas Estratégicos. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

×