Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto informática educacional

36,403 views

Published on

projeto de Informática Educacional

Published in: Education
  • Be the first to comment

Projeto informática educacional

  1. 1. PROJETO INFORMÁTICA EDUCATIVAViviane Mariano da Rocha
  2. 2. IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO A Informática quando é utilizada como um suporte na área da Educação privilegia a utilização do computador como a ferramenta pedagógica que irá auxiliar no processo de construção do conhecimento. Portanto, o computador é um dos ricos instrumentos, devendo ser usado considerando também os componentes curriculares, ajudando o professor a enriquecer suas aulas, proporcionando assim uma aprendizagem significativa.
  3. 3. ETAPAS DO PROJETO NAS ESCOLAS:1. Planejamento do coordenador de um horário para que todas as classes possam utilizar o laboratório.2. Planejamento das aulas, feita pelo professor,contemplando os conteúdos que são trabalhados em sala.3. Dentro dos projetos realizados durante o ano letivo, inserir os materiais do recurso pedagógico da escola.
  4. 4. METODOLOGIA COM O MATERIALA metodologia indicada é aaprendizagem pela atividade“aprender fazendo”.O apoio e a orientação ficam a cargodo professor, mas são os recursostecnológicos,modernos e atuais queoferecem a base desse projeto.
  5. 5. O que eu quero levando meus alunos ao laboratório de informática?Ao traçar caminhos dentro de seuplanejamento, o professor podepropor uma sequência de atividadesque estarão sendo pensadas epreparadas anteriormente, levandoseus alunos a compreensão dosconteúdos trabalhados em sala,dentro do laboratório de informáticaatravés dos recursos que já possui.
  6. 6. MATERIAL CD- ROM:Jogos em diversos sites educativosRecursos de imagens e textos em diversos sites
  7. 7. Como utilizar os CDS e os sites educativosOs CDS e os sites podem ser utilizadoscomo mais um recurso pedagógico quepode contemplar os conteúdos dentro desala de aula.Nos laboratórios de informática, o alunopoderá desenvolver atividades e jogos doCD-ROM que possuem ligação com osconteúdos, revisando, enriquecendo-osainda mais, fazendo com que aaprendizagem se torne mais significativa.
  8. 8. Como ligar e desligar oscomputadores do laboratório.• O laboratório de informática entra em funcionamento da seguinte forma:• No laboratório temos as chaves que ligam todos o computadores ao mesmo tempo.Para funcionar todas as chaves que ficam perto da lousa devem estar ligados.
  9. 9. Siga estes passos:1-Ligue a linha dos computadores;2-Verifique se todos os estabilizadores estão ligados;3-Ligue o computador central e o projetor.4-Peça para os alunos ligarem os seus computadores somente após as suas orientações.
  10. 10. MODO PRÁTICO• Pelo servidor o professor acessa o programa BlueLab onde facilitarão as atividades técnica que fazem parte da rotina do laboratório .Por meio este programa tanto o professor poderá compartilhar pastas distribuir arquivos, exibir sua tela para os alunos e recolher atividades realizadas por eles nos computadores. Além de facilitar ele ainda proporciona o professor possa de maneira prática e objetiva , interagir e orientar os alunos diretamente em seus computadores• Espere que o mesmo carregue .• Depois iniciar o programa onde todos os alunos naquela estação colocará seu nome para a identificação do grupo.
  11. 11. Todos os recursos do BlueLab são operados peloProfessor e por seus alunos
  12. 12. Alem de abrir o navegador para os alunos tambémapresenta outras ferramentas muito interessantes para a aula no laboratório de Informática.Tais como: Como o Enviar Tela você dispensa o uso de projetor e pode enviar a sua tela aos computadores de todos os alunos. Com o Enviar Arquivos , um recurso disponível tanto para o professor como o aluno, troca de arquivo torna-se mais rápida e fácil evitando dificuldades com e-mail e midías como o CD e o pendrive. Criar Questionário e , assim que forem respondidos, ter acesso aos relatórios sobre o desempenho dos alunos. Em Recursos de aula, há a ferramenta Favoritos, com a qual é possível cadastrar sites que o professor deseja utilizar em suas aulas.
  13. 13. O PAPEL DO PROFESSORO papel de mediador doprofessor no laboratório deinformática é bem parecidoao desenvolvido em sala deaula.
  14. 14. DE ACORDO COM JOSÉ MANUEL MORAN, INTRODUZIR A TECNOLOGIA NO PLANEJAMENTO É CONTAR COM UMA ENORME CAIXA DE FERRAMENTAS. Os Laboratórios de Informática são uma extensão da sala de aula. Têm a missão de apoiar aos alunos oferecendo um ambiente favorável para realizações de trabalhos e pesquisas acadêmicas. Todos os alunos devem ter direito de utilizar os laboratórios e poder contar com auxílio do professor.
  15. 15. APRENDER A APRENDEREm muitos momentos sentimos quenão somos capazes de mudar, deaprender, de quebrar paradigmas,mas se tivermos persistênciaconseguiremos atingir nossosobjetivos.
  16. 16. Referências Bibliográficas• COX, Kenia Kodel.Informática na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003 (Coleção polêmicas do nosso tempo, 87)• MENEZES, Elisangela –A utilização de recursos tecnológicos na prática educativa.• Revista do Professor – Aprende-se geometria com o uso do Tangran.Julho a Setembro de 2009 –Ano XXV- Nº 99.• Vídeos- fonte: www.youtube.com.br• Programa BlueLab

×