Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Diabetes mellitus intervenção de saúde na comunidade da unidade básica de saúde Virgílio de Carvalho.

3,006 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Diabetes mellitus intervenção de saúde na comunidade da unidade básica de saúde Virgílio de Carvalho.

  1. 1. DIABETES MELLITUS: INTERVENÇÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE DA UNIDADEBÁSICA DE SAÚDE VIRGÍLIO DE CARVALHO Jamile de Almeida Araújo Co-autores: Kezia Lopes Taquarí e Eneyda Diana Fonseca de Jesus Fonseca
  2. 2. INTRODUÇÃODiabetes Mellitus é uma doença crônica,que não tem cura e atinge grande parteda população nos dias atuais.Caracterizada pela deficiência deprodução e/ou ação insulínica, podeapresentar ou não sintomas quedenunciam a sua ocorrência no individuo. Quando a doença é sintomática, o individuo portador apresenta principalmente poliúria (vontade de urinar muitas vezes), bastante sede, fome exagerada, perda de peso, feridas que demoram de cicatrizar e fadiga excessiva.
  3. 3. METODOLOGIAA metodologia de pesquisa utilizada foi através de um estudodescritivo e qualitativo, baseado no relato de experiência prática,proporcionado pelo PISCO aos estudantes de graduação deenfermagem. Nesse sentido, foi realizada intervenção no centroVirgílio de Carvalho, que é mantido principalmente pormoradores locais. Na primeira etapa as pessoas forampreviamente convidadas e no dia agendado foram realizadasatividades como: teste glicêmico gratuito, distribuição depanfletos informativos e palestras sobre o tema em questão.Pretende-se construir um espaço participativo onde acomunidade possa eliminar ou diminuir possíveis duvidas sobrea Diabete Mellitus.
  4. 4. RESULTADOS PARCIAIS Tivemos a oportunidade de intervir, ainda que emuma dimensão delimitada, no processo de saúde-doença das pessoas desta comunidade portadorasde Diabetes Mellitus. Durante a intervençãopercebemos que tal ação possui grandereceptividade da população, que expressa umagradecimento pela oportunidade proporcionada..
  5. 5. RESULTADOS PARCIAIS Percebemos que muitas pessoas não possuem as informações suficiente sobre a doença e sobre os tratamentos necessários, o que dificulta o controle e repercute diretamente em agravos secundários à diabetes. Vale ressaltar, que tal eficácia se desenvolveu através do apoio das agentes comunitárias do PACS da UBSVC e dos docentes da UNIFACS
  6. 6. CONCLUSÕES PRELIMINARES Tal intervenção levou conhecimento e informação a comunidade daUnidade Básica de Saúde Virgílio de Carvalho . A participação foiefetiva e aceita pela população que compareceu ao local marcadopreviamente, ouviram as orientações, compartilharam experiênciaspróprias e tiraram dúvidas sobre o tema, tendo participado pessoasde diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos.Diante desta vivência percebi a importância de melhorar as políticaspúblicas de saúde para intervir de forma mais significativa nestapopulação carente que demanda ações de promoção da saúde eprevenção de agravos, e que se coloca disponível a intervenções emsaúde. Essa experiência me proporcionou um contato único com osistema público de saúde, com a importância do atendimentohumanizado, pessoal por cumprir com o dever social de apoiar acomunidade e com certeza tornou-se o diferencial na minhaformação enquanto profissional de saúde.
  7. 7. REFERÊNCIAS- Universidade Salvador – disponível em www.unifacs.br- Diabetes – disponível em www.diabetes.org.br

×