Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Humanização Intensiva: Eu humanizo, Tu humanizas... Ele melhora!

2,320 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Humanização Intensiva: Eu humanizo, Tu humanizas... Ele melhora!

  1. 1. HUMANIZAÇÃO INTENSIVA: Eu humanizo, Tu humanizas... Ele melhora! UTI-Adulto Brawne, D.J.S.R.; Nascimento, E.; Prata, B.
  2. 2. “ Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente.” Bem Aventurada Dulce dos Pobres No ano em que comemoramos a Beatificação de nossa fundadora, a OSID – Instituição baiana - desponta como um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil, com mais de quatro milhões de atendimentos por ano e mais de mil leitos hospitalares, numa trajetória sempre pautada na missão de Irmã Dulce com seu principal pilar de sustentação “Amar e Servir” aos mais pobres.
  3. 3. Tornou-se um referencial no atendimento humanizado prestado à população baiana, com 23 núcleos de atendimento clínico e cirúrgico em todas as especialidades e uma tecnologia de ponta em UTI. Ψ - Neste cenário, a Psicologia se insere realizando um trabalho estruturado e de qualidade, baseado nos princípios teórico-científico, ético e humanizado. Criando um espaço de reflexão acerca de nossa rotina de trabalho enquanto equipe, aplicando na prática os conceitos de Humanização. Meio século pensando no bem estar do próximo, assim inicia e prossegue nossa história na UTI-Adulto.
  4. 4. Treinamentos de Humanização: Espaço de aprendizado, orientação e informação visando a ampliação da abordagem à pessoa enferma considerando o sofrimento, limitações, isolamento e a passividade gerada pelo adoecimento e agudização, bem como a reduzir o estresse. Transformando e desmistificando a UTI como lugar e “corredor da morte” por espaço de luta pela vida. Melhorando a comunicação e relação interpessoal, além de formação de multiplicadores da Humanização.
  5. 5. Treinamentos de Humanização: “ Bem Vindos a UTI-A”: Acolhimento e apresentação do funcionamento da UTI para novos funcionários, onde são apresentados conceitos de Humaniza SUS e Humaniza OSID, salientando a necessidade em agregar parceiros para assistência diferenciada e humanizada, envolvendo a tríade paciente/família/equipe, numa dimensão biopsicossocial, “ Vestindo a camisa” trabalho de dobraduras associando e refletindo sobre nossas atitudes na rotina hospitalar. Criou-se um espaço de troca e partilha de conhecimentos e vivências com reflexões, onde todos envolvidos ganham.
  6. 6. Treinamentos em Humanização “Rodas de Conversa” espaço para discussão e reflexão de todos os profissionais disponíveis no momento, com dinâmicas de grupo facilitadoras de expressão, elaboração e troca de sentimentos; Festas Temáticas “ A música que toca”: com preferências musicais do paciente, colocados nos horários de visita familiar e nos banhos.
  7. 7. Acolhimento das diversas demandas dos atores envolvidos. Estimulando a equipe a perceber e lidar com situações críticas, favorecendo o fortalecimento do profissional para uma assistência diferenciada. Melhora da ambiência, diminuição do estresse proporcionando alívio das tensões; facilitando a comunicação e estabelecendo uma nova ordem relacional, mantendo o compromisso e a disponibilidade .
  8. 8. Conclusão: “Se tratar a doença você pode perder ou ganhar, mas se tratar a pessoa, você sempre ganha”. (Patch Adams) Na UTI a vida está sempre por um fio, e afloram emoções e sentimentos. Tornar esse lugar mais humanizado é obrigação e dever de todos do hospital. As intervenções, devem ter o foco de viabilizar a estruturação de uma UTI cada vez mais humanizada repercutindo na melhoria das condições de internação do paciente, na diminuição da ansiedade dos familiares e no equilíbrio da equipe. Eu intensivo, Tu intensivas... Ele melhora ! Eu humanizo, Tu humanizas... Ele melhora ! Referências : Curso de Formação de Multiplicadores da Vida e Obra de Irmã Dulce, Gouveia Osvaldo, AMS OSID; Andreoli PBA, Knobel E, Psicologia e Humanização-Assistência ao Paciente Grave; Mello Filho J, Burd M, Doença e Familia; Alamy, S Ensaios de Psicologia Hospitalar; Humanização dos Cuidados em Saúde, Deslandes, SF.

×