Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Europa
(http://www.publico.pt
/europa)
Grécia
(http://www.publico.pt
/grecia)
Media
(http://www.publico.pt
/media)
Grécia ...
Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê. (/nos/comentarios-e-inqueritos#comentarios-
fechados)
fechou em...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Jornal Cooperativa da Grécia

276 views

Published on

Na Grécia o "Jornal dos Jornalistas" vai funcionar como uma cooperativa, em que os detentores do jornal serão os próprios jornalistas.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/grecia-vai-ter-um-jornal-em-que-os-jornalistas-sao-quem-mais-ordena-1569294

UPLOAD PATROCINADO POR:
www.NOVACOMUNIDADE.org - O MODELO COOPERATIVO FAMILIAR
www.MDDVTM.org/educacao - MOVIMENTO DE DEMOCRACIA DIRECTA EDUCATIVA

"Tudo que o homem não conhece não existe para ele. Por isso o mundo tem, para cada um, o tamanho que abrange o seu conhecimento."
(Carlos Bernardo González Pecotche)
"Um povo ignorante é um instrumento cego da sua própria destruição."
(Simón Bolivar)

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Jornal Cooperativa da Grécia

  1. 1. Europa (http://www.publico.pt /europa) Grécia (http://www.publico.pt /grecia) Media (http://www.publico.pt /media) Grécia vai ter um jornal em que os jornalistas são quem mais ordena JOÃO DE ALMEIDA DIAS 29/10/2012 - 16:10 O "Jornal dos Jornalistas" vai funcionar como uma cooperativa, em que os detentores do jornal serão os próprios jornalistas. Esta publicação vai contar com cerca de 100 jornalistas e sai para as bancas dia 5 de Novembro. É "um sonho tornado realidade". Assim começa a declaração de interesses do "Jornal dos Jornalistas", que chega às bancas na Grécia no dia 5 de Novembro. A novidade d'"O Jornal dos Jornalistas" em relação aos demais é que ele será propriedade dos jornalistas escreverão para esta nova publicação. "A paisagem política e social tornou mais do que nunca imperativa a existência de um jornal independente. Um jornal verdadeiramente independente, sem precisar do auxílio de partidos ou grupos económicos", pode ler-se ainda. Para iniciar o jornal, cada jornalista contribui com 1000 euros para o investimento inicial, que é um total de 100 mil euros. Segundo avançou ao PÚBLICO o jornalista do "Jornal dos Jornalistas" Dimitris Famariotis, "ninguém receberá salário durante 2 ou 3 meses para podermos ter algum dinheiro de lado". A sustentabilidade do jornal será alcançada "se forem vendidos entre 15 a 20 mil jornais por dia", explica Famariotis. À semelhança dos restantes jornais gregos, "O Jornal dos Jornalistas" tem uma inclinação política. A sua orientação é de esquerda, mas na declaração de intenções pode ler-se que este jornal "salvaguardará o pluralismo e a liberdade de expressão, cuidando de todas as áreas políticas e dirigindo-se a todos os cidadãos". Vários salários em atraso Esta nova publicação será composta por 100 jornalistas que trabalhavam noutro jornal grego, o Elefterotypia (em português, "Imprensa Livre"), que (http://imagens5.publico.pt/imagens.aspx/724995?tp=UH&db=IMAGENS) Os jornalistas deste novo projecto vêm do jornal Elefterotypia, que fechou em Dezembro de 2011 YIORGOS KARAHALIS/REUTERS TÓPICOS (/TOPICOS) Grécia vai ter um jornal em que os jornalistas são quem mais ordena -... http://www.publico.pt/mundo/noticia/grecia-vai-ter-um-jornal-em-que-... 1 de 3 08-08-2013 15:55
  2. 2. Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê. (/nos/comentarios-e-inqueritos#comentarios- fechados) fechou em Dezembro de 2011. O Elefterotypia começou em 1975, um ano após a revolução grega que pôs fim à ditadura da junta militar. Este jornal, que desfrutava de alta popularidade na Grécia até ao seu encerramento, era conhecido por apoiar o partido socialista, o PASOK, mas também por criticá-lo quando estava no poder. Quando o Elefterotypia fechou, os jornalistas já tinham cerca de 5 salários em atraso. Agora, 100 deles fundaram um novo modelo de imprensa, inédito até agora na Grécia e raro na Europa. O objectivo é que a situação do fecho do Elefterotypia nunca mais volte a acontecer e que o "Jornal dos Jornalistas" possa "contribuir para o desenvolvimento de novas ideias, opiniões e correntes tanto no cenário político e social, destacando os problemas reais da sociedade. Notícia actualizada às 12h20 de 30 de Outubro, com as declarações do jornalista Dimitris Famariotis OUTROSARTIGOS Polícia investiga novas declarações de Rupert Murdoch sobre escutas ilegais e subornos (http://www.publico.pt /mundo/noticia/policia- investiga-novas- declaracoes-de-rupert- murdoch-sobre-escutas- ilegais-e-subornos- 1599810) Kate Middleton e guitarrista dos Stones entre 419 vítimas de compra de informações por jornalistas (http://www.publico.pt /mundo/noticia/duquesa- de-cambrige-e-guitarrista- dos-stones-entre-as-419- vitimas-de-compra- de-informacoes- por-jornalistas-1600136) Channel 4 causa polémica no Reino Unido ao difundir apelo à oração durante o Ramadão (http://www.publico.pt /mundo/noticia/channel- 4-causa-polemica- no-reino-unido-ao-difundir- apelo-a-oracao-durante- o-ramadao-1599815) Snowden retido em Moscovo há um mês sem solução à vista (http://www.publico.pt /mundo/noticia/snowden- retido-em-moscovo- ha-um-mes-sem-solucao- a-vista-1601086) COMENTÁRIOS 30/10/2012 15:19 Anónimo Não é novidade. Creio que em França o Liberation, que era acima de tudo neutro, também seguia o mesmo modelo. 29/10/2012 22:52 Anónimo Como tenciona o jornal pagar as contas e os salários? Grécia vai ter um jornal em que os jornalistas são quem mais ordena -... http://www.publico.pt/mundo/noticia/grecia-vai-ter-um-jornal-em-que-... 2 de 3 08-08-2013 15:55

×