Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Metodologia científica leitura

669 views

Published on

Material de estudo para o ensino médio.

Published in: Education, Technology, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Metodologia científica leitura

  1. 1. 1 - LEITURA1 A finalidade básica da leitura para fins de estudo é procurar, captar, reter, ampliar, integrar, criticar econstruir conhecimentos. [...] Para garantir isso é importante adotar uma postura intelectual clara diante do que se lê, ou seja, o/abom(boa) leitor/a, com vistas à construção de conhecimentos, é aquele/a que: lê unidades de pensamento e idéias, não apenas palavras; hierarquiza as idéias de um texto enquanto lê; produz seus próprios resumos, buscando acompanhar a montagem, o encadeamento e a articulação das idéias do/a autor/a; exercita-se cotidianamente, aumentando a sua velocidade de leitura, sem prejuízo da compreensão do que lê; lê com o objetivo de responder perguntas/desafios formulados por si mesmo/a ou por outros/as; desafia-se para ter certeza de que está compreendendo o que lê.1.1 - OS PASSOS DE UMA LEITURA PROVEITOSA1.1.1 - EXAMINANDO O MATERIAL ANTES DE INICIAR A LEITURA Ao entrar em contato com um material a ser estudado é importante conhecê-lo melhor antes deiniciar a leitura. [...]1.1.2 - DELIMITANDO A UNIDADE DE LEITURA Após examinar o material e tomada a decisão de lê-lo, a primeira medida é estabelecer a unidade deleitura [ou seja, o que se vai ler a cada momento do processo].1.1.3 - LENDO TUDO Ilustrações, gráficos e mapas estão no texto com um propósito claro [...] constituem-se em um tipode informação que não pode ser expressa facilmente em palavras [...].1.1.4 - IDENTIFICANDO A IDÉIA PRINCIPAL Quem lê deve perguntar-se: A respeito do que o/a autor/a está falando? Qual é o assunto do texto? Como o assunto é problematizado? Qual problema o/a autor/a quer explicitar? O que está em questão? Estas perguntas orientam o caminho para a idéia principal do conjunto do texto. [...] O que o/a autor/a fala sobre o tema? Como responde ao problema ou dificuldade levantados? Que posição ele/a assume? O que pretende demonstrar? A resposta a essas perguntas fornece a idéia central defendida pelo/a autor/a. Ter maior ou menor facilidade para localizar a idéia principal daquilo que se lê é questão de treino(como nadar, andar de bicicleta, digitar...). [...]1 Elaborado com base nos estudos de MORGAN & DEESE, op. cit. RUIZ, op. cit e SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia doTrabalho Científico. 22.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
  2. 2. 1.1.5 - EXTRAINDO OS DETALHES IMPORTANTES Os detalhes são a base da idéia central, são posições defendidas ou assumidas pelo/a autor/a erepresentam um reforço das justificativas apresentadas, completando o seu raciocínio.1.1.6 - SUBLINHANDO Sublinhar ajuda a destacar as idéias centrais, as palavras-chaves e os detalhes importantes. [...]Dicas para sublinhar com eficiência cada um/a deve adotar seus próprios códigos para sublinhar e fazer anotações em textos, mas estes códigos devem ter um significado bem definido para ser facilmente compreendido no futuro; deve-se sublinhar apenas as idéias principais e os detalhes importantes; o trecho sublinhado deve corresponder a uma unidade de pensamento que faça sentido posteriormente; deve-se evitar sublinhar mais de uma vez a mesma idéia, mesmo que ela apareça em pontos diferentes do texto; deve-se sempre assinalar, na margem do texto2 as passagens mais significativas, as dúvidas e as questões das quais se discorda3 [este é o registro lateral];1.1.7 - USANDO O DICIONÁRIO A linguagem é um domínio fundamental do conhecimento. Vocabulário e leitura estão intimamenteligados. [...] Mas o que fazer ao deparar-se com um termo novo ou desconhecido? Primeiramente tentarcompreender o sentido do termo a partir do próprio texto. Caso isso não seja possível, pode-se anotar apalavra desconhecida em um papel avulso e ao final de sua unidade de leitura procurá-la no dicionário, ouinterromper a leitura e procurá-la imediatamente no dicionário. [...]1.1.8 - AVALIANDO O QUE SE LÊ Para aprofundar o processo de compreensão e memorização, deve-se interromper periodicamente aleitura para reconstituir e refletir sobre as principais idéias do texto, analisar as divergências e construirargumentos sobre elas, tentar esclarecer as dúvidas assinaladas e avaliar o que se leu. [...]1.1.9 - TOMANDO NOTAS As anotações devem ser feitas durante [registro lateral] e após [documentação] a leitura e têm o objetivode reter e organizar as informações de um texto. Devem ser sintéticas, claras, com uma visão conjunta eestruturada, apresentando as idéias principais, os argumentos do/a autor/a, os nomes, datas e detalhesimportantes. É fundamental anotar dúvidas e opiniões pessoais sobre o que foi lido.Adaptado de CANCELLI, Vitoria. Metodologia do Trabalho Científico: uma introdução à elaboração de trabalhos de grau. Manual. Direitos Autorais conforme registro junto a Biblioteca Nacional - nº 282.729 - L.516 - F.389, 2003. p.10-12.2 Os sinais utilizados devem ser definidos pelo/a próprio/a leitor/a para que sejam compreensíveis no futuro.3 Podem ser assinaladas discordâncias com as posições do/a autor/a, incoerências, interpretações tendenciosas de fontes ou aindacolocações julgadas insustentáveis pelo que foi exposto no material.

×