Resumo dos principais temas de química para o ENEM

243 views

Published on

Principais temas de QUÍMICA que caem no ENEM

Published in: Education
  • Be the first to comment

Resumo dos principais temas de química para o ENEM

  1. 1. RESUMO DOS PRINCIPAIS TEMAS DE QUÍMICA QUE CAEM NO ENEM Polímeros sintéticos: Eles começaram a ser produzidos em laboratório a fim de imitar os polímeros naturais. O primeiropolímero de importância comercial foi o celuloide, produzidoem 1864, principalmente para a produçãode bolas de bilhar, já que o preço do marfim estava muito elev ado. Os cientistas começaram entãoa descobrir mais e mais polímeros sintéticos, sendo que um grande passo foi dadoao se descobrir a baquelite por meio de moléculas bem simples (fenole f ormaldeído), em 1909. Várias fibras têxteis e plásticos são polímeros artificiais. Eles são tão comuns em nosso cotidiano que é praticamente impossível passar um dia sequer sem entrar em contato com alguns deles. Abaixo temos alguns exemplos: Composição O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros (moléculas muito grandes, com características especiais e variadas). A palavra plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. Além disso, uma importante característica do plástico é manter a sua forma após a moldagem. Tipos de Plásticos Existem muitos tipos de plásticos. Os mais rígidos, os fininhos e fáceis de amassar, os transparentes, etc… Eles são divididos em dois grupos de acordo com as suas característicasde fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos. Os termoplásticos são aqueles que amolecem ao seremaquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam sólidos e tomam uma nova forma. Esse processo pode ser repetido várias vezes. Correspondema 80% dos plásticos consumidos. Ex: polipropileno, polietileno.
  2. 2. Os termorrígidos ou termofixos são aqueles que não derretemquando aquecidos, o que impossibilita a sua reutilização através dos processos convencionais de reciclagem. Ex: poliuretano rígido. Em alguns casos, estes materiais podem ser reciclados parcialmente através de moagem prévia e incorporação no material virgem em pequenas quantidades, como ocorre comos elastômeros (borracha). Tipos Aplicações TERMOPLÁSTICOS Plastivida, 1997 PET – (polietileno tereftalado)Frascos de refrigerantes, produtos farmacêuticos, produtos de limpeza, mantas de impermeabilização e fibras têxteis, etc;saiba mais Plastivida, 1997 PEAD – (polietileno de alta densidade)Embalagens para cosméticos, frascos de produtos químicos e de limpeza, tubos para líquidos e gás, tanques de combustível para veículos automotivos, etc; Plastivida, 1997 V ou PVC – (policloreto de vinila)Frascos de água mineral, tubos e conexões de encanamento, calçados, encapamentos de cabos elétricos, equipamentos médico- cirúrgicos, esquadrias e revestimentos, etc. PEBD – (polietileno de baixa densidade)Embalagens de alimentos, sacos industriais, sacos para lixo, lonas agrícolas, filmes flexíveis para embalagens e rótulos de brinquedos, etc;
  3. 3. Plastivida, 1997 Plastivida, 1997 PP – (poliproprileno)Embalagens de massas e biscoitos, potes de margarina, seringas descartáveis, equipamentos médico-cirúrgicos, fibras e fios têxteis, utilidades domésticas, autopeças (pára-choques de carro); Plastivida, 1997 PS – (poliestireno)Copos descartáveis, placas isolantes, aparelhos de som e tv, embalagens de alimentos, revestimento de geladeiras, material escolar; Plastivida, 1997 OUTROSPlásticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, corpos de computadores; TERMORRÍGIDOS PU – Poliuretanos, EVA – Poliacetato de Etileno Vinil etc Solados de calçados, interruptores, peças industriais elétricas, peças para banheiro, pratos, travessas, cinzeiros, telefones e etc. PET No Brasil, o uso das embalagens PET (politereftalato de etileno) está crescendo e substituindo embalagens como: latas de flandres, vidros, multilaminados (tipo “longa vida” ou “caixinha”) e até de outros plásticos. Hoje é comum observar o PET em garrafas de suco, refrigerantes, óleos vegetais, água mineral.

×