Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Banco de-questões-língua-portuguesa3

Banco de-questões-língua-portuguesa3

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Banco de-questões-língua-portuguesa3

  1. 1. TEXTO 1 (Marie Claire, 03/10)
  2. 2. 1. O texto principal do anúncio publicitário é composto por cinco frases iniciadas pela mesma palavra. Entretanto, observamos que, na primeira frase, há uma diferença quanto ao modo como essa palavra é grafada. Isso se justifica: a. pelo fato de se tratar de uma conjunção causal por que. b. pelo fato de se tratar de uma conjunção final por que. c. pelo fato de se tratar do pronome interrogativo por que. d. pelo fato de se tratar do pronome relativo por que. e. Pelo fato de se tratar do substantivo por que. 2. As quatro frases que respondem à pergunta inicial do anúncio trazem justificativas que valorizam, respectivamente: a. o caráter social do produto, as finalidades estéticas do produto, a responsabilidade socioambiental da empresa, a contribuição socioambiental do consumidor final. b. as finalidades estéticas do produto, o caráter social do produto, a responsabilidade socioambiental da empresa, a contribuição socioambiental do consumidor final. c. as finalidades estéticas do produto, o caráter social do produto, a contribuição socioambiental do consumidor final, a responsabilidade socioambiental da empresa. d. a responsabilidade socioambiental da empresa, as finalidades estéticas do produto, o caráter social do produto, a contribuição socioambiental do consumidor final. e. a contribuição socioambiental do consumidor final, as finalidades estéticas do produto, o caráter social do produto, a responsabilidade socioambiental da empresa. 3. No período “Porque tem alta concentração de óleo de maracujá, que permitiu criar um sabonete em pasta, que protege sua pele”, as palavras destacadas são: a. pronomes relativos com a função sintática de sujeito. b. pronomes relativos com a função sintática de objeto direto. c. pronomes relativos com a função sintática de predicativo do sujeito. d. pronomes relativos com a função sintática de objeto indireto. e. pronomes relativos com a função sintática de complemento nominal. 4. O sujeito da oração “Porque o maracujá é cultivado por 81 famílias de produtores rurais de Tomé- Açú, Pará” é: a. agente. b. paciente. c. composto. d. desinencial. e. indeterminado.
  3. 3. TEXTO 2 (Marie Claire, 03/10) 5. O texto em análise é um Horóscopo. Levando em consideração os objetivos desse gênero textual, prevalecem formas verbais no: a. imperativo. b. presente do indicativo. c. futuro do subjuntivo. d. futuro do presente do indicativo. e. futuro do pretérito do indicativo. 6. Em “atrairá”, “entrará”, “ficará”, “haverá”, “inspirará”, o morfema destacado é responsável por dar informação: a. sobre o tempo e o modo das formas verbais. No caso, o futuro do presente do indicativo. b. sobre a conjugação das formas verbais. No caso, a primeira conjugação. c. sobre a pessoa e o número das formas verbais. No caso, a terceira pessoa do singular. d. sobre o tempo e o modo das formas verbais. No caso, o futuro do subjuntivo. e. sobre o tempo e o modo das formas verbais. No caso, o futuro do pretérito do indicativo. 7. Em “Aposte num novo projeto”, temos um caso de: a. oração sem sujeito. b. sujeito indeterminado. c. sujeito composto. d. sujeito desinencial (você). e. sujeito desinencial (tu).
  4. 4. TEXTO 3 (Marie Claire, 03/10) 8. O anúncio se constrói a partir do nome do novo refrigerante, Coca-cola light plus. No enunciado “Dê um plus na sua vida”, o processo de formação da palavra “plus” é: a. derivação imprópria. b. derivação regressiva. c. parassíntese. d. gíria. e. estrangeirismo. 9. Em “Faça todo dia a mesma coisa: uma coisa diferente.”, o termo destacado tem a função sintática de: a. adjunto adnominal. b. aposto. c. vocativo. d. complemento nominal. e. agente da passiva. 10. Levando em consideração o principal objetivo do anúncio, podemos observar que há o predomínio do seguinte modo verbal: a. Imperativo, pois pretende convencer o leitor a consumir coca-cola light plus. b. Indicativo, pois pretende convencer o leitor a consumir coca-cola light plus. c. Indicativo, pois pretende informar o leitor sobre os benefícios de coca-cola light plus. d. Imperativo, pois pretende informar o leitor sobre os benefícios de coca-cola light plus. e. Subjuntivo, pois pretende informar o leitor sobre os benefícios de coca-cola light plus.

×