Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação feijao paty e vinicius

1,835 views

Published on

Published in: Economy & Finance
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação feijao paty e vinicius

  1. 1. Universidade Estadual de Santa Cruz - UESCDepartamento de Ciências Agrárias e Ambientais - DCAAColegiado de Agronomia Cultivos II Feijão Patrícia Martins Vinicius Vieira
  2. 2. FeijãoNome científico: Phaseolus vulgaris L.Família: LeguminosaeOrigem: América do Sul e CentralCaracterísticas da planta:Planta Anualum pouco pubescentecaule finos, até 60 cm de altura, ou possuir hábito de trepadeira, atingindo assim 3 m. As folhas compostas por três folíolos:Um terminal e os dois restantes laterais e opostos.O fruto : vagem de comprimento variável, de 10 a 20 cm, reta ou curvada, contendonumerosas sementes de cor e formato de acordo com a variedade.Há feijões brancos, amarelos, vermelhos, pardos, róseos, pretos e pitalgos.Características da flor: flores hermafroditas.Cálice : verdeCorola: composta por cinco pétalas de coloração branca, amarelada, rosada ou violácea.
  3. 3. Feijão - CultivaresSistemas agroecológicos.1.BRS Radiante, apresenta alto potencial produtivo, grãos grandes e excelentes qualidades culinárias. Seu porte é ereto, com boa resistência ao acamamento.2.BRS Estilo, além do porte ereto de planta, alto potencial produtivo, resistência às principais doenças e ao acamamento – apresenta estabilidade de produção e grãos claros com tamanho semelhante aos da cultivar Pérola.3.BRS Esplendor ,apresenta arquitetura de plantas ereta, comresistência ao acamamento, sendo adaptada à colheita mecânica direta.4.Jalo Precoce, é moderadamente resistente à mancha-angular e aocrestamento bacteriano comum. Em condições de campo, é suscetível àantracnose, ao oídio, ao mosaico comum e ao mosaico dourado.
  4. 4. Feijão - CultivaresMacanudo, Minuano, Macotaço, Ouro Negro, Diamante Negro, Xamego e GuapoBrilhante, do grupo preto; Aporé, Pérola, Rudá e Princesa, do grupo comercial carioca;Safira do grupo roxo;Corrrente e Bambuí do grupo mulatinho.
  5. 5. Feijão
  6. 6. Feijão
  7. 7. Feijão
  8. 8. Feijão - SementesUma semente de qualidade deve ter:1) pureza genética2) pureza física3) qualidade fisiológica4) bom estado fitossanitário
  9. 9. Produção e o comércio de semente1 ) Lei de Sementes (LS) , cria condições para o sistema de certificação privada e fortalece a fiscalização da produção e do comércio de sementes no Brasil.2 ) Lei de Proteção de Cultivares (LPC), reconhece a propriedade sobre cultivares e protege o direito dos seus criadores. Esta lei prevê penalidades para quem vender, oferecer para venda, reproduzir, embalar e armazenar sementes de cultivares protegidas. Entretanto, a mesma lei também prevê o direito de qualquer agricultor reservar e plantar sementes para uso próprio, fato muito comum entre os produtores de feijão.
  10. 10. Feijão - PlantioÉpoca de plantio:O feijão pode ser produzido em três épocas: Cultivo de feijão das águas –o plantio nos meses de agosto e setembro, sob condições normais, acompanhando o início da estação chuvosa. Cultivo da seca – nos meses de janeiro e fevereiro, sob condições normais, quando se pode contar com o índice de chuva para o desenvolvimento inicial das plantas. Cultivo do inverno (ou terceira época, como também é chamado) cultivado nos meses de maio e junho.
  11. 11. Feijão - PlantioSolo e preparo do terreno:solos encharcados, ácidos, sendo preferidas as terras boas e leves.Devem ser evitados os terrenos muito inclinados, porque seu cultivo favorece aerosão.Conservação do solo e a rotação de cultura. Preparo do terreno: aração e gradagem. Deixando-o livre de torrões, raízes ourestos de culturas, que prejudicam a germinação.Bom preparo: depende também das condições de umidadeUma aração feita a 20 – 25cm de profundidade e posterior gradagem.Buracos de plantio: não devem ser profundos, aproximadamente 5cm, cobrindo-seas sementes com pouca terra
  12. 12. Feijão - PlantioCorreção e adubagem do solo:melhorado com a utilização de corretivos e fertilizantes.A primeira medida a ser tomada, a retirada de amostras de terras da área a sercultivada para avaliação de sua fertilidade.A calagem deve ser feita de preferência com calcário que contenha magnésio e com 60dias de antecedência do plantio, para que tenha efeito já no primeiro ciclo.O fósforo e o nitrogênio são os elementos mais recomendados, sendo o potássio, namaioria dos casos, dispensável.Adubação com fósforo e potássio, deve ser efetuada nos sulcos de plantio, ao lado eabaixo das sementes.O nitrogênio é usado em cobertura, distribuindo em filete ao lado das plantas 15 a 25dias após a emergência.
  13. 13. Feijão – PlantioEspaçamento:Espaçamento: 50 a 60cm entre as fileiras. semear de 12 a 15 sementes por metro de canteiro. A população ideal é aquela correspondente a 10 plantas adultas por metro de linha.Emprego de sementes melhoradas.•No caso de semeio mecanizado ou alanço diretamente no sulco: utilizarespaçamento de 0,60m entre sulcos ecerca de 10 a 12 sementes por metrolinear, totalizando um estande deaproximadamente, 240.000 plantas nacolheita.
  14. 14. Obrigado!

×