Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Bauhaus

797 views

Published on

Apresentação acadêmica sobre o a concepção da Bauhaus, por seu fundador.

Published in: Design
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Bauhaus

  1. 1. Walter GropiusMinha concepção da idéia de bauhaus
  2. 2. exposição de werbund de 1914- Preparo e formação de uma nova geração dearquitetos em contato ítimo com os modernosmeios de produção, em uma escola pioneira, quedeveria conquistar uma significação de autori-dade.
  3. 3. “ Compreendi que era preciso uma equipe inteira decolaboradores e assistentes, homens que nãotrabalhassem como um conjunto orquestral, que securva à batuta do maestro, e sim independente-mentes, ainda que em estreita cooperação, a seviçõ deum objetivo comum.”
  4. 4. 1919 é inaugurada a Bauhaus. “ A meta da bauhaus não cosistia em propagar um ”estilo” qualquer, mas sim em exercer um influên-Seu escopo específico era concreti- cia viva no design” (gestaltung)zaruma arquitetura moderna que comoa natureza humana, abrangesse a vidaem sua totalidade.
  5. 5. Arte e produção só voltariam a harmonizar-se A diferença entre indústria e artesanato residede nôvo quando também a máquina fôsse menos na diversidade das ferramentasa deaceita e posta a serviço do designer. produção do que na divisão de trabalho na indús- tria em face do controle indiviso dos processos de trabalho no artesanato.
  6. 6. Era objetivo da bauhaus formar pessoas com A base dessa formação era um curso preparatóriotalento artístico para serem designers na in- no qual o aluno entrava em contato com experi-dústria, artesãos, escultores, pintores e ar- mentos sobre proporção e escala, ritmo, luz, sombraquitetos. e cor.
  7. 7. Laszlo Moholy Nagy Max Bill Otto Umbehr Paul KleeProfessor no curso de Professor de forma na Foi professor no ateliê defundação da Bauhaus desde Bauhaus. encadernação, e na1923. oficina de pintura em vidro e afrescos. O professor criativo. . A arte não é um ramo da ciência que possa ser aprendida passo a passo em um livro. . O êxito de qualquer idéia depende da Só é possível intensificar o talento artístico inato personalidade dos responsáveis por sua quando a pessoa toda éinfluenciada pelo exem- execução. plo do mestre e por seu trabalho.

×