Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Artes Visuais 2016

194 views

Published on

Artes Visuais no Vila Flores em 2016.

Published in: Art & Photos
  • Be the first to comment

Artes Visuais 2016

  1. 1. Artes Visuais 2016
  2. 2. Exposição no Galpão do Vila Flores - Março 2016 Nós/Noz de Lairton Rezende
  3. 3. uma exposição de Lairton rezende CURADORIA AMANDA TEIXEIRA E PEDRO CUPERTINO Esta exposição individual apresentada no galpão do espaço cultural Vila Flores, intitulada Nós/noz, visa exibir as últi- mas produções de Rezende, escultor gaúcho autodidata, falecido em 2015. De tom satírico, o artista utilizava a ex- pressão popular “Nós na Fita” como ponto de partida das séries de trabalhos apresentados neste projeto. Partindo dos múltiplos significados da palavra nó, Rezen- de buscava, pelo desdobramento de materiais coletados de um cotidiano banal, uma nova forma significante des- ses objetos. Esses foram achados ao longo de caminhadas por Porto Alegre e foram reconstruídos e potencializados para um novo uso. Objetos pouco nobres, como uma sim- ples caixa de feira ou um mostruário de tecidos, frequen- temente descartados, são aqui transformados em material artístico. O nó assume um caráter personificado que ora age como uma simples parte da madeira, ora como um fruto, ora como primeira pessoa do plural, ora para união de laços, e serve de suporte para a realização de uma arte jocosa de Lairton. Em dado momento de seu processo, percebeu a potencia- lidade dos materiais que utilizava. Desse modo, as caixas de feira se transformam em personagens, formas e no próprio suporte de sua obra. Sua bricolagem também pode ser compreendida como um objeto-cenário, remetendo às caixas do surrealista Joseph Cornell. Outro aspecto a ser observado, refere-se a citação e apropriação, de modo bem humorado, por vezes irônico, da cultura popular, história da arte e imagens religiosas. A organização póstuma da exposição visa, além de apre- sentar suas últimas produções, atividades colaborativas abertas ao público, envolvendo a comunidade e amigos e artistas próximo de Rezende. de 10 à 24 de março abertura 10/03 às 18h visitação por agendamento exposicaonosnoz@gmaiL.com no viLa FLores rua são carLos, 753 bairro FLoresta porto aLegre arteamandateixeira
  4. 4. Intervenção artística no pátio do Vila Flores - Março 2016 Cipreste em Chamas de Ro!ério Pessoa
  5. 5. Exposição no Galpão do Vila Flores - Junho 2016 Vila Flores na Bienal de Arquitetura de Veneza
  6. 6. Intervenção artística no prédio do Vila Flores - Julho 2016 Thomas Kilpper
  7. 7. http://culturissima.com.br/artes-plasticas/intervencao-de-thomas-kilpper-na-capital/
  8. 8. Vídeo realizado pela produtora audiovisual Pátio Vazio para o Goethe-Institut Porto Ale!re https://www.facebook.com/GoetheInstitutPortoAle!re/videos/1249196795090727/
  9. 9. Exposição no ateliê do Coletivo Ameixa - Julho 2016 Diversidades -or!anizada por Dirnei Prates e traz obras dos artistas Armando Queiroz, Camila Mello & Mauro Espíndola, Flavya Mutran, Leandro Machado, Lu Mena Barreto, Maíra Coelho, Marcelo Monteiro e Walda Marques.
  10. 10. Processo de criação artística no Galpão do Vila Flores - A!osto 2016 Fluxo Hybrido do Estúdio Hybrido
  11. 11. Exposição no Galpão do Vila Flores - Setembro 2016 Urdumes de Vera Junqueira
  12. 12. Exposições or!anizadas por Débora Herjean no Café Minéraux (no sótão do Vila Flores)
  13. 13. Exposição de fotos do fotó!rafo Pedro Antônio Heinrich
  14. 14. IV Mostra dos alunos da Escola de Foto!rafia Artística
  15. 15. Exposição de fotos do fotó!rafo Die!o Schmidt Jr.
  16. 16. Exposição de fotos do fotó!rafo Luis Paulot
  17. 17. Exposição de fotos '' Corpo, corda, chão '' o Shibari pelas lentes de Martha Reichel, pelo coletivo Verti!ens Translúcidas.
  18. 18. Próximas Exposições Novembro 2016 A escuridão que me clareia de Carol W Dezembro 2016 Exposição Coletiva com curadoria da artista visual Márcia Bra!a. A exposição faz parte do pro!rama Vila Flores - Uma Experiência Aberta que está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA RS FAC) Lei nº 13.490/10.

×