Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação slideshare

381 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação slideshare

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Nome: Cristiane Vidal de Melo Ferreira Mediador pedagógico: Ana Lucia Siqueira de Souza Curso: AVA no contexto da aprendizagem e avaliação
  2. 2. APRENDIZAGEM “ Muito se fala em levantar o conhecimento prévio do aluno , mas pouco se sabe realmente sobre os caminhos do pensamento infantil. Não existe um ponto de partida zero para ensinar ou aprender. Todos possuímos um conhecimento, além de representações e modelos elaborados e estabelecidos individualmente, para entender o mundo”. Juan Delval.
  3. 3. O processo de absorção,ou seja, a compreensão, acontece em tempos diferentes em cada pessoa.Assim, meramente obter informações do professor,não é plausível para que o aluno aprenda com inserção, pois ele não está adquirindo informações segundo a sua concepção. Sendo assim, o aluno precisa vivenciar a realidade na construção da sua aprendizagem.
  4. 4. "Uma vez que um dos objetivos da escola é levar os estudantes a formar representações adequadas do mundo em que vivem, o educador precisa ter como referência essas ideias preconcebidas para realizar sua tarefa satisfatoriamente." Juan Delval
  5. 5. AUTORIA Para David Duran e Vinyet Vidal em “Aprendizagem entre iguais como recurso de atenção à diversidade” afirmam que o construtivismo, ao sustentar que o aluno constrói seu próprio conhecimento a partir de um processo interativo, no qual o papel do professor é de mediador entre os alunos e os conteúdos, dá espaço para se considerar que, em determinadas circunstancias, os próprios alunos possam desenvolver esse papel mediador e aprender uns com os outros.
  6. 7. Ensinar é promover discussões, de modo a propiciar a saudável convivência da divergência com as consonâncias possíveis, resultantes da prática do confronto, da comparação, do julgamento de diferentes conceitos e disposição. Aprender é, antes de tudo,agir e construir os próprios conhecimentos. É transformar-se e com o mundo interagir! Jussara C. Godinho.
  7. 8. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
  8. 9. AVALIAÇÃO Para refletirmos sobre a avaliação na aprendizagem devemos tomar como base o significado do que é avaliar. “A avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório”. Jussara Hoffmann .
  9. 10. Portanto falando em avaliação compreendemos que a mesma tem uma grande influencia no fazer pedagógico do professor, pois ele precisa analisar e criar critérios para saber o que e como avaliar a cada momento. Segundo Hoffmann, a avaliação é, portanto, uma ação ampla que abrange o cotidiano do fazer pedagógico e cuja energia faz pulsar o planejamento, a proposta pedagógica e a realização entre todos os elementos da ação educativa.
  10. 11. Professor, você precisa refletir sobre sua atuação em sala de aula e verificar se está de acordo com a necessidade de cada aluno, desenvolver atividades que esteja ligada ao seu cotidiano, a fim de que cada qual atinja seu objetivo que é aprender. FIM

×