Dissertação

12,362 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
11 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
12,362
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
240
Actions
Shares
0
Downloads
936
Comments
1
Likes
11
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dissertação

  1. 1. DISSERTAÇÃOProfessora Viviane Calasans
  2. 2. O que é dissertar? Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando uma opinião, um ponto de vista sobre o que se escreve – o tema. Dissertar é emitir opiniões de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor. Isso só acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exe mplificadas.
  3. 3. Seja impessoal Embora dissertar seja emitir opiniões, o ideal é que o argumentador coloque no texto seu ponto de vista de maneira IMPESSOAL, OBJETIVA e sem prolixidade. Procure desenvolver a redação dissertativa com VERBOS e PRONOMES EM TERCEIRA PESSOA. O texto impessoal soa como verdade e fazer crer é um dos objetivos de quem disserta.
  4. 4. Informar ou argumentar? Informativo-expositivo – como o próprio nome já sugere, é um tipo de texto em que se expõem as idéias ou pontos de vista. O objetivo é fazer com que o leitor os considere coerentes e não fazê-lo concordar com eles. É um texto que tem a pretensão de informar. Expositivo-argumentativo – esse é o tipo de dissertação mais comum e conhecida por todos. Nela o intuito é convencer o leitor, persuadi-lo a concordar com o ponto de vista exposto (a tese, frase-núcleo, ideia principal, tópico frasal), isso se faz por meio de várias maneiras de argumentação, utilizando-se de dados, estatísticas, provas e opiniões relevantes.
  5. 5. Texto dissertativo-argumentativo Se a função do texto informativo-expositivo é informar, a finalidade do dissertativo-argumentativo é mais ambiciosa: tenciona persuadir e convencer o público-alvo quanto a uma tese ou um juízo. Estruturalmente, não existem diferenças de maior entre os dois tipos de texto, mas neste último, existe uma certa liberdade no que diz respeito à sequência dos argumentos: por uma questão estratégica, podem ser dispostos por ordem crescente ou decrescente de relevância, conseguindo assim captar a atenção e a credibilidade do destinatário.
  6. 6. Passos importantes Leia e analise as informações contidas nos textos propostos (na coletânea). Identifique o tema comum abordado por eles. Depois de encontrar o tema, adote um ponto de vista (a tese, frase-núcleo, ideia principal, tópico frasal), o passo seguinte é perguntar por quê. As respostas serão o eixo principal da argumentação – as hipóteses. A tese traduz-se pelas hipóteses levantadas na discussão do problema, isto é, diante de assunto qualquer o autor aponta alternativas para discuti-lo ou solucioná-lo. Utilize os textos propostos: artigos, Charges, Ilustrações... como material de apoio
  7. 7. Prepare-se para dissertar Encontrar o tema Definir o ponto de vista (ideia principal a ser abordada no texto) Procurar argumentos (seleção, número, precisão) Organizar os argumentos (plano, encadeamento) Utilizar figuras de estilo adequadas Encontrar respostas ( formular hipóteses) para as seguintes perguntas: _ O que quero provar? _ Estes argumentos são realmente válidos? _ De que fatos disponho? Serão sólidos? Quais vou utilizar? _ Quais devo manter em reserva? _ Haverá pontos fracos na minha argumentação? _ Em que ponto posso ou devo ceder?
  8. 8. Esquema clássico da dissertação: Introdução: No primeiro parágrafo você deverá explicitar o problema e o caminho a ser seguido no texto para expô-lo ou para defender algum ponto de vista (a tese, frase-núcleo, ideia principal, tópico frasal) a respeito dele. Desenvolvimento: Aqui se encontram os argumentos, opiniões, estatísticas, fatos e exemplos. Ao apresentá-los você deve sempre se direcionar para um lado da questão, um ângulo de visão, um ponto de vista, uma opinião específica. Essa opinião deve ser anteriormente pensada e analisada para que se possa fazer uma boa argumentação ou exposição. Conclusão: Corresponde à síntese, ao fechamento, onde se manifesta o ponto a que se chegou depois da demonstração. Aqui você deixa claro o objetivo da sua dissertação, expõe o ponto de vista defendido ou a conclusão da sua exposição de forma que se arremate todos os argumentos utilizados durante a construção do
  9. 9. O texto e o parágrafo Não só o texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, pois esses elementos fazem parte, também, da estrutura do parágrafo, que contém:  O ponto de vista (a tese, frase-núcleo, ideia principal, tópico frasal) – introdução;  Frases secundárias (hipóteses) – desenvolvimento;  Fechamento – conclusão (no caso do parágrafo é opcional).
  10. 10. A estrutura do parágrafoIntrodução D E S E N V O L V I M E N T OConclusão
  11. 11. Dissertação nota 1000!!!AS 5 COMPETÊNCIAS UTILIZADAS DURANTE A CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM I. Demonstrar domínio da variedade padrão da língua escrita. II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo. III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
  12. 12. Proposta de redação do Enem 2011
  13. 13. Proposta de redação do Enem 2011
  14. 14. Proposta de redação do Enem 2011
  15. 15. Proposta de redação do Enem 2011
  16. 16. Referências bibliográficas CARDOSO, João Batista. Teoria e prática de leitura, apreensão e produção de texto: para um tempo de “PAS” (Programa de Avaliação Seriada). Brasília: Universidade de Brasília, SP: Imprensa Oficial do Estado, 2001. 192p. COMPLEMENTO INDIRECTO. [PDF] Texto expositivo, argumentativo, reflexivo, dissertativo e tipos de argumentos. Setembro de 2011. Lisboa, Portugal. Disponível em:http://www.slideshare.net , acessado em 24/05/2012. ELIPROMAT PRESENTION. [slide] O texto dissertativo, disponível em:http://www.slideshare.net , acesso em 24/05/2012. EMPRESA COMPANY. [slide] Vestibular 2012 - A redação do Enem, disponível em:http://www.slideshare.net , acessado em 24/05/2012. NEVES, Manoel. Redação nota 1000 no Enem 2011. Fevereiro de 2012. Belo Horizonte, MG. Disponível em:http://www.slideshare.net , acessado em 24/05/2012. VASCONCELOS, Rafael. [slide] Produção Textual – Dissertação Argumentativa, disponível em:http://www.slideshare.net , acesso em

×