Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Guerra do Iraque

Um ótimo slide, simples e objetivo sobre a Guerra do Iraque

  • Login to see the comments

Guerra do Iraque

  1. 1. Guerra do IraqueA guerra geopolítica e econômica do Século XXI
  2. 2. Origens e Justificativas Suposta “produção” de armas químicas ebiológicas no Iraque, que poderiam colocar emrisco os Estados Unidos e seus demais aliados; Pretensões geopolíticas dos norte-americanos; O impacto dos ataques de 11 de setembro de2001; Estabilizaria e legitimaria um governoque, antes dos atentados de 11 de setembro de2001, colhia baixa taxa de aprovação; No final do ano 2000, o Iraque substituiu o dólarpelo euro em suas negociações relacionadas aopetróleo (demonstrou ser uma ameaça para ahegemonia do capital estadunidense).
  3. 3. O então presidente George W. Bush, emdiscurso durante Assembleia Geral da ONU, umano após os atentados de 11 de setembro de2001 às torres do World Trade Center, em NovaYork, plantou as raízes de uma política de defesaque defendia a invasão do Iraque, sob oargumento de que o país possuía armas dedestruição em massa. “A primeira vez que nósteremos completa certeza de que ele [SaddamHussein] tem armas nucleares será quando, Deusnos proteja, ele use uma. Devemos a nossoscidadãos fazer tudo o que estiver ao nossoalcance para prevenir que este dia chegue”, disseo presidente. Cinco dias depois, os EUAdetalhariam sua política preventiva de defesa com
  4. 4. A Invasão A Invasão do Iraque começou em 20 deMarço de 2003, sem a aprovação do Conselhode Segurança da ONU; Apoio de tropasbritânicas, italianas, espanholas e australianas; A ofensiva terrestre foi iniciada a partir doKuwait; Bagdá caiu a 9 de Abril e a 1 de Maiodeclarou o presidente norte-americano GeorgeW. Bush o “fim” das operaçõesmilitares, dissolvendo o governo do partidoBaath, depondo o presidente Saddam Hussein(seria localizado em 13 de dezembro, perto deTirkit).
  5. 5. As posiçõesPaíses a favor da Guerra (aliados dosEUA):Espanha, Itália, Grécia, Inglaterra, Israel, Kuwait, Austrália.Países indecisos ou neutros: NovaZelândia, Paquistão, Japão, ArábiaSaudita, Egito, Turquia.Países contra a guerra:Brasil, Alemanha, França, China, Ucrânia, Índia, Omã, Jordânia, Síria, Irã, Rússia, Bahrein.
  6. 6. A guerra em números
  7. 7.  Cerca de 60% a 70% das criançasiraquianas sofrem de problemas psicológicos; 86% dos iraquianos não têm acesso a águapotável; Metade dos médicos iraquianosabandonaram o país desde 2003; 51% da população considera os ataques àcoligação aceitáveis; 88% descreveram a disponibilidade deeletricidade e combustível para cozinhar econduzir como sendo má; 23% da população vivendo abaixo da linhada pobreza (menos de US$ 2,2 por dia).
  8. 8.  Relatório divulgado em julho pelo Serviçode Pesquisas do Congresso dos EUArevelou que o país já gastou mais de US$ 1trilhão na chamada guerra ao terror, queinclui Iraque e Afeganistão. O valor faz dosconflitos os mais caros desde a SegundaGuerra Mundial. Há mais de 3,9 milhões de refugiadosiraquianos, quase 16% da população. Doismilhões abandonaram o Iraque enquantoque 1,9 milhões estão deslocadosinternamente
  9. 9. Efeitos e ConsequênciasGrande incômodo político na medida emque os EUA não encontraram as tais armasquímicas e biológicas;Ações terroristas contra as tropasamericanas continuam ocorrendo;Cenário político iraquiano está longe deuma estabilização;Em novembro de 2006 uma corte deBagdá condenou Saddam Hussein porcrimes contra a humanidade. A sentençafinal foi a forca.
  10. 10. O Iraque vive uma crise humanitária semescalas desde o início da invasãoamericana;Sangrentas armadilhas e ataques suicidasde rebeldes ,os homens bomba, matandosoldados, estrangeiros e civis, tanto xiitasquanto sunitas.
  11. 11. Equipe: Ermando Costa Jaciara Santos João CunhaRafaela Barbosa Raiana Lúcia Vítor Oliveira

×