Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Signo linguìstico

9,320 views

Published on

Signo linguìstico

  1. 1. Vera Moreira Matos
  2. 2.  Por exemplo : Você tem um objeto: casa. Você pode representar esse objeto de várias maneiras : desenhando, fotografando, pintando,filmando, fazendo uma planta, como os engenheiros; falando ou escrevendo a palavra “casa”. O desenho, a foto, a pintura, o filme, a planta e a palavra não são o objeto: apenas o representam, estão no lugar dele. São signos, que representam o objeto casa.
  3. 3. Assim, para representar o objeto casa, que transmite a noção de “lugar para morar”, o português tem a palavra casa, o inglês tem a palavra house e o francês, maison. Apesar de pertencerem a idiomas diferentes,as palavras casa, house e maison são signos linguísticos usados para designar o mesmo objeto; têm o mesmo significado básico, a forma é que varia de língua para língua. O signo é composto de significante + significado *Significante: é a forma escrita (ou falada) do signo. *Significado: é o conceito, aquilo que se entende quando se usa aquela palavra.
  4. 4. O signo linguístico é arbitrário, escolhido sem nenhum motivo, uma vez que c+ a + s + a nada tem a ver com o tipo, o material usado, a forma, ou a função daquele objeto que designamos casa ou house ou maison.
  5. 5. Para confirmar a arbitrariedade do signo linguístico, vejamos alguns signos colocados na porta de alguns banheiros para indicar se o banheiro é masculino ou feminino.
  6. 6. Fica o questionamento: Você saberia em qual banheiro entrar?

×