Normas Abnt

64,486 views

Published on

3 Comments
12 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
64,486
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
66
Actions
Shares
0
Downloads
835
Comments
3
Likes
12
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Normas Abnt

  1. 1. Formatação de Trabalhos Escolares
  2. 2. O que a ABNT? Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT) é o órgão responsável pela normatização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
  3. 3. ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades Internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).
  4. 4. Formatação de Trabalhos Escolares OBJETIVOS: Orientar a normalização dos trabalhos escolares dos alunos do Colégio Marista Ipanema, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - (ABNT); Facilitar a leitura e a compreensão dos trabalhos realizados.
  5. 5. O que não pode faltar em um trabalho escolar ... CAPA INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO REFERÊNCIAS
  6. 6. CAPA Margem: Superior e esquerda: 3cm COLÉGIO MARISTA IPANEMA Inferior e direita: 2cm LÍNGUA PORTUGUESA Cabeçalho: MARIA DA SILVA Centralizado, letra maiúscula, tamanho 12 Nome: Fulano de Tal Nome do aluno centralizado, iniciais em TÍTULO DO TRABALHO maiúsculas. Título: Centralizado, letra maiúscula, Negrito Porto Alegre, 21 de setembro Identificação: 2009 Local e ano, centralizado
  7. 7. INTRODUÇÃO É a parte inicial do trabalho, nesse espaço, o aluno expõe o assunto a ser abordado, e deve chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento.
  8. 8. DESENVOLVIMENTO Também chamado corpo do trabalho, deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada. O conteúdo pode ser subdividido em capítulos, dentro de uma estrutura lógica a partir do qual o tema foi desenvolvido. Essa divisão servirá de base para a realização do sumário.
  9. 9. CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS É a parte final do trabalho, onde ocorre a síntese das ideias propostas no corpo do trabalho. Deve ter uma organização lógica, que resulta da integração das demais partes do trabalho.
  10. 10. REFERÊNCIAS Consiste em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confecção do trabalho. A referência permite a correta indicação de um documento, no todo ou em parte, não importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, e etc).
  11. 11. REFERÊNCIAS (ex.:) Referência Livro: SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, Ano. VERÍSSIMO, Érico. O Tempo e o Vento. Porto Alegre: L&PM, 2007. Referência Internet: SOBRENOME, Nome. Título. Disponível em: http://endereço eletrônico. Acesso em: dia mês. Ano. DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/123/1 04>. Acesso em: 25 abr. 2008.
  12. 12. Dicas Importantes A pesquisa deve ser lida e compreendida pelo aluno, que irá redigir um texto próprio com as informações mais que julgar mais importantes; O autor ou autores do material consultado sempre deverá constar nas referências.
  13. 13. Dicas de Configurações no Word O trabalho deverá ser elaborado em: • Folha: A4; • Letra: Times New Roman ou Arial; • Fonte: 12; • Espaçamento entre as linhas: 1,5cm.
  14. 14. MARGEM
  15. 15. MARGEM
  16. 16. ESPAÇOS
  17. 17. REFERÊNCIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Conheça a ABNT. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/default.asp?resolucao=1440X900>. Acesso em: 16 set. 2009.

×