Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

"Somos Físicos" Gorduras e Polaridade

763 views

Published on

Ensino Médio

Published in: Science
  • Be the first to comment

"Somos Físicos" Gorduras e Polaridade

  1. 1. Marcos n°26 / Giovanni n°10 2ºB - Vânia As gorduras e a polaridade
  2. 2. O que é gordura ? • São substâncias orgânicas de origem animal ou vegetal, formadas predominantemente de produtos de condensação entre glicerol e ácidos graxos, chamados triacilgliceróis. Além de fonte de energia, são veículos importantes de nutrientes, como vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e ácidos graxos essenciais.
  3. 3. Tipos de gordura : • Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos têm efeito positivo à saúde, aumentando o HDL, que é o "colesterol bom" enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, o "colesterol ruim". Mesmo os tipos de gordura benéfica devem ser consumidos com moderação, pois qualquer tipo de gordura contém mais calorias do que proteínas e carboidratos.
  4. 4. Gordura saturada : • A gordura saturada é um dos dois tipos de gordura presentes nos alimentos. É distinguida da gordura insaturada no sentido em que não há ligação dupla entre dois átomos de carbono vizinhos numa cadeia de ácido graxo. Isto é, a cadeia é completamente “saturada” com átomos de hidrogênio. A gordura saturada ocorre de forma natural nos animais e seu estado físico, em geral, é sólido (se não aquecida). Enquanto que a gordura não saturada, como o azeite, permanece de forma líquida. A gordura saturada é menos propícia a perder as suas propriedades enquanto é utilizada na preparação de alimentos.
  5. 5. Molécula da gordura saturada:
  6. 6. Gordura insaturada : Uma gordura insaturada é uma gordura ou ácido graxo na qual uma ou mais ligações duplas estão presentes na cadeia do ácido graxo. São normalmente encontradas em estado líquido. Gorduras insaturadas são mais saudáveis do que as gorduras saturadas. Os alimentos que contêm gorduras insaturadas incluem o abacate, as nozes e os óleos vegetais, tais como, óleo de canola e azeite. Cabe ressalvar que a gordura trans é menos saudável que a gordura saturada pois o organismo só sabe metabolizar a forma cis, sendo que a forma trans, não sendo metabolizada, fica indefinidamente depositada no nosso organismo.
  7. 7. Molécula da gordura insaturada:
  8. 8. Gordura monoinsaturada : • Na nutrição, as gorduras monoinsaturadas são ácidos graxos com uma ligação dupla na molécula. • Estão presentes em alimentos como o azeite de oliva, canola, abacate, amendoim e alguns tipos de nozes. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL-Colesterol), sem reduzir os de HDL-Colesterol. Porém seu consumo em excesso não é recomendável. • As gordura monoinsaturadas são estáveis, podem ser aquecidas, além de protegerem as polinsaturadas da oxidação,sendo estas últimas muito oxidáveis. e instáveis.as gorduras monoinsaturadas também são mais fáceis de serem digeridas pelo nosso organismo, já que estão na sua forma mais simples.
  9. 9. Molécula da gordura Monoinsaturada :
  10. 10. Gordura poli-insaturada: • Na nutrição, a gordura poliinsaturada é um ácido graxo com mais de uma ligação dupla na sua molécula. As mais importantes para os seres humanos são as ligações das famílias Ômega 3 e 6, por serem moléculas essenciais na nutrição, já que as mesmas não podem ser sintetizadas pelo organismo. As ligações Ômega 3 são encontradas em peixes de água fria, frutos do mar, em óleo de linhaça, canola e sementes de Cânhamo. Já os ricos em Ômega 6 são: óleos de soja, milho, girassol e sementes oleaginosas. Esse tipo de gordura ajuda a aumentar as taxas do "colesterol bom", o HDL, e manter baixas as taxas do colesterol ruim, o LDL.
  11. 11. Molécula da gordura poli-insaturada :
  12. 12. Gordura Trans : • As gorduras trans são um tipo especial de gordura que, em vez de ser formado por ácidos graxos insaturados na configuração cis, contêm ácidos graxos insaturados na configuração trans[1]. Esse tipo de gordura é pouco comum na natureza, mas é produzido a partir de gorduras vegetais para uso na indústria alimentícia. O consumo de gorduras trans tem sido associado a problemas de saúde, tais como aumento do risco de doença arterial coronariana.
  13. 13. Molécula da gordura trans :
  14. 14. O que é polaridade ? • Polaridade em física é um atributo com dois possíveis valores. Em eletrônica, polaridade se refere ao tipo de carga (negativa ou positiva). Os elétrons e prótons possuem cargas elétricas com polaridades opostas, isto é, o elétron possui carga negativa (−) e o próton possui carga positiva (+).[1] • Cargas de mesma polaridade ou sinal repelem-se umas às outras, enquanto cargas de polaridades opostas se atraem. Isso quer dizer que os fenómenos elétricos são manifestações de cargas elétricas que têm polaridades positiva ou negativa
  15. 15. Polaridade das Ligações covalentes: • A ligação covalente se dá pelo compartilhamento de pares de elétrons. • Se ela ocorrer entre átomos de um mesmo elemento químico, a ligação será apolar. • Por exemplo, abaixo temos a ligação covalente entre dois átomos de oxigênio, formando uma molécula de gás oxigênio, O2. Visto que ela é formada por átomos do mesmo elemento, não há diferença de eletronegatividade entre eles e os elétrons serão atraídos da mesma forma pelos dois núcleos. Com isso, não há o acúmulo de carga elétrica em nenhum dos polos da molécula, sendo, portanto, apolar:
  16. 16. Polaridade das ligações iônicas: • Uma ligação iônica se forma pela transferência definitiva de um ou mais elétrons de um elemento para outro, com a formação de íons. O átomo do elemento que doa os elétrons adquire carga positiva, tornando-se um cátion, e o átomo do elemento que recebe os elétrons se torna negativo, sendo chamado de ânion. • Visto que em toda ligação iônica há a presença de íons com excesso de cargas elétricas opostas (positiva e negativa), essas ligações sempre serão polares.
  17. 17. Polaridade da água: • Polaridade, em Química, refere-se à separação das cargas elétricas fazendo com que moléculas ou grupo funcionais formem dipolos elétricos. Moléculas polares interagem através de dipolos- dipolos (força intermolecular) ou ligações de hidrogênio. A polaridade molecular depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos, assim como a geometria molecular. Exemplificando, a molécula de água é polar pelo fato de que há um compartilhamento desigual dos elétrons entre o átomo oxigênio e os átomos de hidrogênio. Isso se deve porque os elétrons se concentram mais sobre átomo de oxigênio, uma vez que ele é muito mais eletronegativo do que os de hidrogênio

×