Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Extração do Petróleo
O que é Petróleo?
• O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, com
cheiro característico e, em geral, menos densa que...
Extração
Extraído é uma palavra derivada de extrair
Extrair:Tirar algo do lugar onde está, do corpo em
que espontânea ou a...
Como foi descoberto ?
• Edwin Laurentine Drake, mais conhecido
como Coronel Drake, foi o primeiro felizardo a
conseguir ex...
Como foi descoberto ?
• Em 1959, depois de seis meses, quando Drake já
não acreditava mais no resultado do trabalho, a
bro...
Técnica utilizada pelo Coronel Drake
• Edwin Drake perfurou o primeiro poço de
petróleo em 1859, na Pensilvânia. A técnica...
Técnicas usadas atualmente
• O petróleo é encontrado em bolsões profundos em
terra firme e abaixo do fundo do mar. Para re...
Prospecção
 O geólogo que determina a probabilidade de haver rochas-
reservatório com petróleo aprisionado pode fazê-lo d...
Prospecção
• Sniffers (farejadores):narizes eletrônicos que detectam a
presença de hidrocarbonetos (constituintes do petró...
Perfuração Terrestre
• As sondas utilizadas na perfuração de poços de petróleo são
classificadas de acordo com sua utiliza...
Perfuração Marítima
• O sistema de perfuração marítima, offshore,
segue os mesmos moldes da terrestre, contudo,
as sondas ...
-
Plataformas Fixas
• São instaladas em campos localizados em lâminas d'água de
até 200 metros. Elas possuem a vantagem de...
Plataformas móveis
• Auto-eleváveis: Plataforma marítima com três ou mais pernas
de tamanho variável, que pode ser posicio...
Extração
• Na terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e
embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim,
...
Conclusão
• Petróleo é um líquido oleoso ele foi descoberto por Edwin em
meados do sec. 18, ele quase desistiu desse feito...
E.E José Augusto de Azevedo Antunes
Feito por :
Angel Sousa n°04
Geisa Lemos n°09
3°B /2016
Projeto somos Químicos/prof:Va...
"Somos Físicos" Exploração do Petróleo
"Somos Físicos" Exploração do Petróleo
"Somos Físicos" Exploração do Petróleo
"Somos Físicos" Exploração do Petróleo
"Somos Físicos" Exploração do Petróleo
"Somos Físicos" Exploração do Petróleo
"Somos Físicos" Exploração do Petróleo
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

"Somos Físicos" Exploração do Petróleo

239 views

Published on

Ensino Médio

Published in: Science
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

"Somos Físicos" Exploração do Petróleo

  1. 1. Extração do Petróleo
  2. 2. O que é Petróleo? • O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e, em geral, menos densa que a água e com cor variando entre o negro, azul petróleo e o verde musgo.
  3. 3. Extração Extraído é uma palavra derivada de extrair Extrair:Tirar algo do lugar onde está, do corpo em que espontânea ou acidentalmente se formou ou introduziu. Arrancar.
  4. 4. Como foi descoberto ? • Edwin Laurentine Drake, mais conhecido como Coronel Drake, foi o primeiro felizardo a conseguir extrair petróleo do subsolo, através de uma técnica de perfuração, em 1859. E ele quase desistiu da tentativa.Tudo começou quando George Bissell, um advogado de Nova York, imaginou algo grandioso para o futuro.
  5. 5. Como foi descoberto ? • Em 1959, depois de seis meses, quando Drake já não acreditava mais no resultado do trabalho, a broca atingiu uma fenda a 23 metros de profundidade e deslizou mais 15 centímetros aproximadamente. Com isso, a perfuração foi suspensa, e, no dia seguinte, era possível observar um fluido escuro boiando na água. A partir daí, iniciou-se a febre do petróleo, que deu origem a cidades em pleno deserto nos EUA e revolucionou a indústria.
  6. 6. Técnica utilizada pelo Coronel Drake • Edwin Drake perfurou o primeiro poço de petróleo em 1859, na Pensilvânia. A técnica que utilizou, desenvolvida a partir das técnicas de exploração das minas de sal, consistia em abrir um furo batendo no solo com uma ferramenta suspensa da extremidade de um cabo.
  7. 7. Técnicas usadas atualmente • O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes.  1º Prospecção  2º Perfuração  3º Extração
  8. 8. Prospecção  O geólogo que determina a probabilidade de haver rochas- reservatório com petróleo aprisionado pode fazê-lo de diversas maneiras, como por meio de imagens de satélites. Ele também utiliza alguns equipamentos. Tais como: • Gravímetro:detecta sutis variações na gravidade que indicam o fluxo subterrâneo do petróleo. • Magnetômetros:mede minúsculas mudanças no campo magnético, também causadas pelo fluxo do petróleo.
  9. 9. Prospecção • Sniffers (farejadores):narizes eletrônicos que detectam a presença de hidrocarbonetos (constituintes do petróleo). • Scismólogos:esses aparelhos criam ondas de choque que passam pelas rochas e depois são refletidas para a superfície. Essas ondas podem ser criadas por canhões de ar comprimido, que disparam pulsos de ar na água e, por meio de hidrofones, captam as ondas refletidas. Também é possível utilizar detonações com cargas explosivas no solo ou caminhões impactadores que golpeiam chapas pesadas dispostas no solo.
  10. 10. Perfuração Terrestre • As sondas utilizadas na perfuração de poços de petróleo são classificadas de acordo com sua utilização como terrestres ou marítimas. • Se a perfuração ocorrer em terra - conhecida como onshore -, o equipamento utilizado possui brocas que giram para romper a rocha, trazendo até a superfície o material extraído do subsolo. • As sondas de perfuração terrestres são muito semelhantes. Uma das variáveis é o transporte para chegar ao local a ser perfurado: nos de fácil acesso, é feito por estradas, enquanto que nos mais difíceis, como, por exemplo, ilhas ou florestas, há a necessidade de embarcações ou helicópteros.
  11. 11. Perfuração Marítima • O sistema de perfuração marítima, offshore, segue os mesmos moldes da terrestre, contudo, as sondas marítimas diferem entre si por se adequarem às diferentes profundidades em que atuam. Esses equipamentos são instalados em plataformas fixas, móveis ou sobre navios.
  12. 12. - Plataformas Fixas • São instaladas em campos localizados em lâminas d'água de até 200 metros. Elas possuem a vantagem de serem completamente estáveis até nas piores condições do mar. • Em todo o mundo, essas plataformas utilizam, com maior freqüência, estruturas moduladas de aço - a outra opção é o concreto. A instalação dos equipamentos no local de operação é feita com estacas cravadas no solo marinho. • Estes verdadeiros "gigantes de aço" são projetados para receber todos os equipamentos de perfuração, estocagem de material, alojamento de pessoal e todas as instalações necessárias para a produção dos poços de petróleo.
  13. 13. Plataformas móveis • Auto-eleváveis: Plataforma marítima com três ou mais pernas de tamanho variável, que pode ser posicionada em locais de diferentes profundidades, em lâminas d'água entre 5 e 130 metros - na zona situada entre a praia e o início dos abismos oceânicos. • O sistema é composto por uma balsa de casco chato e largo, triangular ou retangular, que suporta as pernas. O transporte da plataforma até o local de perfuração dos poços exploratórios é feito por rebocadores ou por propulsão própria. • Quando chegam ao local, suas pernas são arriadas lentamente, por meio de macacos hidráulicos ou elétricos, até o fundo do mar. Seu casco fica acima do nível da água, a uma altura segura e fora da ação das ondas.
  14. 14. Extração • Na terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos (como o “cavalo de pau” mostrado na figura a seguir) que bombardeiam o petróleo para a superfície. • Se o petróleo for muito denso é preciso injetar vapor de água aquecido sob pressão por meio de um segundo poço cavado no reservatório. O calor do vapor diminui a viscosidade do petróleo e a pressão ajuda a empurrá-lo para cima no poço.
  15. 15. Conclusão • Petróleo é um líquido oleoso ele foi descoberto por Edwin em meados do sec. 18, ele quase desistiu desse feito mas um amigo o convenceu a continuar com a idéia de que isso seria uma revolução. Sua técnica em achar esse líquido era abrir um furo no solo com uma ferramenta suspensa. Após a descoberta, esse líquido foi procurado por todos os lugares e inclusive foi a causa de guerras visto que é uma riqueza natural. As técnicas usadas atualmente consistem em prospecção, que nada mais é que o estudo da região para saber se ela é propícia a tal elemento da natureza, após a prospecção, é feita a perfuração do solo a procura do petróleo e por último mas não menos importante, a extração, onde ele é extraído do solo e enlatado para que seja enviado às indústrias onde se iniciam os processos até a produção de seus derivados.
  16. 16. E.E José Augusto de Azevedo Antunes Feito por : Angel Sousa n°04 Geisa Lemos n°09 3°B /2016 Projeto somos Químicos/prof:Vania Lima

×