Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

"Somos Físicos" Eletronegatividade

528 views

Published on

Ensino Médio

Published in: Science
  • Be the first to comment

"Somos Físicos" Eletronegatividade

  1. 1. Eletronegatividade
  2. 2. O que é eletronegatividade?  A eletronegatividade corresponde à capacidade que o núcleo de um átomo tem de atrair os elétrons envolvidos em uma ligação química.  É considerada como uma propriedade periódica, ou seja, à medida que o número atômico aumenta, assume valor crescente ou decrescente em cada período da tabela de elementos.
  3. 3. A Escala de Pauling foi definida por Linus Pauling e tem a função de medir a eletronegatividade dos elementos químicos.
  4. 4. Como saber a eletronegatividade de um átomo?  Na tabela periódica, a eletronegatividade aumenta da esquerda para a direita e de baixo para cima.  Conforme os períodos aumentam, maior é o número de camadas da eletrosfera dos elementos e, portanto, maior o seu raio.  Isso influencia diretamente na sua eletronegatividade, já que haverá uma aproximação menor entre os elétrons a serem compartilhados e o núcleo do átomo, que exerce o ponto de atração. O elemento mais eletronegativo é o flúor.
  5. 5. Existe um “macete” que pode ajudá-lo a memorizar a Eletronegatividade de alguns elementos químicos: “Fui Ontem No Clube, Briguei I Saí Correndo Para o Hospital” As letras em destaque correspondem aos seguintes elementos: Flúor, Oxigênio, Nitrogênio, Cloro, Bromo, Iodo, Enxofre, Carbono, Fósforo e Hidrogênio. A Eletronegatividade aumenta no sentido da seta.
  6. 6. O átomo com mais eletronegatividade atrai para si mais elétrons. A diferença de eletronegatividade entre os elementos determina se a ligação será polar ou apolar. Se a diferença de eletronegatividade for igual a zero, a ligação será apolar, do contrário a ligação será polar. Molécula de dióxido de carbono (CO2)
  7. 7.  A polaridade das ligações químicas explica fatores como o fato de água e óleo não se misturarem.  Em razão da polaridade das moléculas da água, uma das ligações mais fortes conhecidas, o óleo permanece em sua superfície. As ligações químicas de óleos e gorduras são apolares.
  8. 8. A eletronegatividade está, portanto, relacionada à força para rompimento de ligações químicas das moléculas. Numa ligação química, o átomo com maior eletronegatividade, ao atrair os elétrons, fica com a carga negativa. Por outro lado, os átomos com menor eletronegatividade perdem elétrons e, em razão disso, adquirem uma carga positiva.
  9. 9. O raio atômico está relacionado com a ordem do crescimento da eletronegatividada, pois, em um mesmo período, todos os elementos possuem a mesma quantidade de camadas eletrônicas. Porém, conforme o número atômico vai aumentando, a quantidade de prótons no núcleo atômico também cresce. Com isso, a atração prótons- elétrons fica mais intensa e o raio atômico diminui, mas a eletronegatividade aumenta. Critérios de eletronegatividade
  10. 10. Além do raio atômico, outro fator que influencia a eletronegatividade é o número de elétrons que o átomo possui em sua última camada. Quanto maior o número de elétrons, mais o átomo deseja atrair elétrons externos para alcançar a estabilidade (8 elétrons na última camada). Porém, tal fator não deve ser considerado como único critério, já que demonstrações práticas sugerem que o Cloro, que possui 7 elétrons na camada de valência, é menos eletronegativo que o Oxigênio, que possui 6 elétrons na camada de valência.
  11. 11. Eletronegatividade e Eletropositividade  O modo contrário da eletronegatividade é a chamada eletropositividade, que indica a tendência do átomo em liberar elétrons quando ligado a outro.  Os gases nobres são os elementos cujos valores de eletronegatividade e eletropositividade são os menores possíveis. Pois, uma vez que possuem estabilidade eletrônica, não tem tendência significativa em perder ou ganhar elétrons.  Numa ligação química, a diferença de eletronegatividade indica o caráter da ligação: em tese, se a diferença de eletronegatividade entre dois átomos ligados entre si for maior que 1,7 eV, a mesma se caracteriza como iônica.
  12. 12. E. E. José Augusto de Azevedo Antunes Juliana Silva Nº 24 Luiza Corrêa Nº 28 Marinara Mendes Nº 29 2º ano C

×