Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Corrupção do Petróleo
Russo Nº01
Neguinho Nº26
Suco de Fruta Nº28
Careca Nº29
3ºB
• Para muitos países o petróleo, ao
invés de ser uma benção, acaba
sendo uma maldição. Isso ocorre,
geralmente, com países...
• Exemplos abundam, seja de
países com ditadores
“democratas”, como o que
ocorre em Angola (desde a
sua independência, em
...
• Segundo relatório da OCDE
(Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico). Em
estudo que analisou 41 países ...
• A exploração dos países do
continente Africano, vem do
período da colonização
onde países Europeus
retiravam recursos na...
• Os países africanos são
considerados dos mais corruptos do
mundo, um factor que contribui
para o empobrecimento do
conti...
• A corrupção do Petróleo vive
também no Brasil ao revelar
os esquemas fraudulentos
com que empreiteiras
conseguiam contra...
• Substância oleosa e inflamável,
o petróleo é a principal fonte de
energia na atualidade. O fato
de ser um recurso esgotá...
• O derramamento do petróleo
acontece em razão de falhas
estruturais dos equipamentos,
falhas humanas na execução e
também...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

"Somos Físicos" Corrupção e Petróleo

107 views

Published on

Ensino Médio

Published in: Science
  • Be the first to comment

"Somos Físicos" Corrupção e Petróleo

  1. 1. Corrupção do Petróleo Russo Nº01 Neguinho Nº26 Suco de Fruta Nº28 Careca Nº29 3ºB
  2. 2. • Para muitos países o petróleo, ao invés de ser uma benção, acaba sendo uma maldição. Isso ocorre, geralmente, com países menos desenvolvidos e nos quais a exploração do petróleo acontece antes que outros setores da economia se desenvolvam. Esses países comumente são chamados de Estados petrolíferos, e uma de suas principais características econômicas é o fato de que a maior parte da renda dos Estados emana do que é cobrado pela exploração do petróleo.
  3. 3. • Exemplos abundam, seja de países com ditadores “democratas”, como o que ocorre em Angola (desde a sua independência, em 1975), seja com regimes atolados na corrupção, como o caso da Nigéria.
  4. 4. • Segundo relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Em estudo que analisou 41 países entre 1999 e 2013, a organização aponta como se distribui a corrupção entre 14 setores da cadeia produtiva: 20% dos repasses fraudulentos se concentram no setor da construção civil, seguidos por 15% no setor de extração (onde se inclui a exploração de combustíveis fósseis como petróleo, carvão e gás). Juntos, são os dois maiores corruptores da última década.
  5. 5. • A exploração dos países do continente Africano, vem do período da colonização onde países Europeus retiravam recursos naturais do continente Africano, e até hoje com a guerra do petróleo, continuam explorando esses países.
  6. 6. • Os países africanos são considerados dos mais corruptos do mundo, um factor que contribui para o empobrecimento do continente. Os esforços anticorrupção têm mostrado resultados mistos nos últimos anos, mas são essenciais para o desenvolvimento. Os governos precisam de combater a corrupção em vez de depender da ajuda externa.
  7. 7. • A corrupção do Petróleo vive também no Brasil ao revelar os esquemas fraudulentos com que empreiteiras conseguiam contratos com a Petrobras, a Operação Lava- Jato condenou corruptos e corruptores, expondo também a fragilidade de um sistema político em que nossos representantes são financiados por interesses privados. Os fios da Operação Lava-Jato saem da Petrobras e se ligam a outras obras polêmicas.
  8. 8. • Substância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fez com que esse combustível fóssil se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo
  9. 9. • O derramamento do petróleo acontece em razão de falhas estruturais dos equipamentos, falhas humanas na execução e também pela pressão exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo. Em um desastre ambiental desse tipo são lançadas no mar quantidades enormes do produto, formando manchas que são espalhadas pelas correntes marítimas e pelas correntes de ar.

×