Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

"Somos Físicos" A Água

385 views

Published on

Pesquisa realizada por alunos do Ensino Médio

Published in: Science
  • Be the first to comment

"Somos Físicos" A Água

  1. 1. Água
  2. 2. A água é um elemento composto por doisA água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênioátomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das(O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nossosubstâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em trêsplaneta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquidoestados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na(oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).atmosfera). Água
  3. 3. Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra- se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:
  4. 4. A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.
  5. 5. Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano. A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.
  6. 6. Ciclo da Água O ciclo da água é o permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). A essa transformação e circulação da água dá-se o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico, que se desenvolve através dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
  7. 7. Solventes: Água • Dentre as principais propriedades da Água destaca-se sua capacidade de dissolver por isso ela e considerada um “Solvente Universal”
  8. 8. Água como solvente • Misturas  É formada por dois ou mais substâncias puras. • Mistura Homogênea  É formada por apenas uma fase. Não se consegue diferenciar as substâncias. Exemplo: água + açúcar
  9. 9. • Substâncias Hidrofóbicas e Substâncias Hidrofílicas • As Substâncias Hidrofóbicas, possuem aversão à Água elas são insolúveis em Água • As moléculas hidrofóbicas normalmente não são polarizadas, portanto não há atração entre elas e as moléculas de Água, dessa forma não interagem • As Substâncias Hidrofílicas possuem afinidade com a molécula de Água e são solúveis
  10. 10. • A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares. Dentre as principais substâncias dissolvidas pela água, destacam-se os ácidos e os sólidos iônicos
  11. 11. • A água interage de diferentes maneiras com substâncias com carga e polares em comparação com substâncias apolares por causa da polaridade de suas próprias moléculas. As moléculas de água são polares, com cargas parciais positivas nos hidrogênios, uma carga parcial negativa no oxigênio e uma estrutura geral curvada. A distribuição desigual de cargas em uma molécula de água reflete a maior eletronegatividade, ou avidez por elétrons, do oxigênio em relação ao hidrogênio: os elétrons compartilhados das ligações O-H passam mais tempo com o átomo de O que com os de H.

×