Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Palavras cruzadas

499 views

Published on

  • Be the first to comment

Palavras cruzadas

  1. 1. Construindo palavras cruzadas Linux Educacional 3.0 BrOffice.org Writer Marinez Siveris Vânia Maria Bassi Vedana O Writer é o editor de texto do pacote e corresponde ao Word. Um editor de texto é umprograma como recursos para formatação de texto, com imagens, objetos e tabelas. O Writer possuivários recursos para edição de texto, tais como: inserção de tabelas, figuras; exportar o arquivo emPDF; galeria de imagens; criação de desenhos; produção textual. A seguir, apresentaremos comocriar palavras cruzadas no Writer.Epatas da atividade 1.Acessar o editor de texto Writer: Menu Iniciar – Ferramentas de Produtividade – Processador de Texto (BrOffice.org Writer), ou procurar na barra EDUBAR, no Desktop. 2.Salvar o documento em uma pasta de sua preferência. 3.Definir o conteúdo, enunciado, questões e palavras para a atividade, conforme o objetivo a ser alcançado. 4.Inserir tabela (Fig. 1), determinar o número de colunas e linhas necessárias para a construção das palavras cruzadas. Figura 1 – Apresentação da janela para elaboração de uma tabela 5.Formatando a tabela: • Adaptar largura da tabela Mantém a largura atual da tabela quando você altera a largura de uma coluna. Esta opção não estará disponível se Automático estiver selecionado na área Alinhamento da guia Tabela (Fig. 2 e 3). Para modificar essa opção, após inserir a tabela, clique com o botão D dentro da mesma. Clicar na opções: Propriedades da Tabela – Tabela – Marcar outra opção (Esquerda) – Colunas – Ajustar Colunas Proporcionalmente
  2. 2. Figura 2 e 3 – Janelas de formatação de tabela • Excluindo as bordas da tabela Após construir as palavras cruzadas na tabela (Fig. 4), vamos eliminar os quadrados que sobraram. 1º Clique na tabela com botão D: – para centralizar a tabela - Propriedades da tabela – Tabela – Centro - OK – para eliminar as bordas - Propriedades da tabela – Bordas – Padrão – Sem bordas. (Fig. 5) -OK C A S A C H Á U V A V O A R B A L A Figura 4 – Exemplo de palavras cruzadas Figura 5 – Janela de configuração das bordas da tabela 2º Selecione somente os quadrados que deseja que fiquem com bordas. Clique com botão D em: – Propriedades da tabela – Bordas – Padrão - Definir a borda externa e todas as linhas internas – OK – Bordas da tabelaOBS: Na janela da Figura 5 é possível colorir a tabela.

×