Redes sociais e jornalismo

1,352 views

Published on

Apresentação para os acadêmicos de Jornalismo da Uniderp.

Published in: Marketing
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,352
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
168
Actions
Shares
0
Downloads
23
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Redes sociais e jornalismo

  1. 1. Redes sociais Estruturas compostas por pessoas ou organizações, que se conectam por algum tipo de afinidade: • Partilham valores e objetivos comuns • Promovem relacionamentos • Podem ser construídas e desconstruídas a qualquer momento.
  2. 2. Redes sociais RELACIONAMENTO
  3. 3. Redes sociais online São ferramentas ou canais que dão maior viabilidade aos relacionamentos das redes sociais. Permite a socialização com um número ilimitado de pessoas.
  4. 4. Redes sociais online
  5. 5. Redes sociais online
  6. 6. Redes Sociais x Mídias Sociais Redes sociais - Envolvem relações sociais Mídia social - Envolve relações comerciais, profissionais. É também um veículo (produto, serviço, informação)
  7. 7. O Uso da Mídia Social no Brasil 1999 –Protestos contra OMC e milhões de internautas brasileiros FMI em Seattle 2001 –Criada a Wikipedia 2002 País com blogs número de conexões 5º –Surgem os mais 2003 –compartilhamento de na internet links 2004 –Facebook e Flickr 90,8% dos brasileiros acessam as redes 2005 –YouTube 81,3 sociais Fonte: ComScore
  8. 8. Isso impacta diretamente na forma como as pessoas passam a se comportar em seus relacionamentos.
  9. 9. Mídia Social e Jornalismo A mídia digital do século XXI é caracterizada por uma possibilidade de expressão pública, de interconexão sem fronteiras e de acesso à informação sem precedente na historia humana” Pierre Levy, 2011
  10. 10. Compartilhamento de Notícias 1999 –Protestos Jornalismo Digital de 2013, divulgado pelo O relatório sobre contra OMC e FMI em Seattle de Oxford, apresenta os brasileiros na dianteira Instituto Reuters, mundial no compartilhamento 2001 –Criada a Wikipedia de notícias. 2002 –Surgem os blogs Brasileiros 44% 2003 –compartilhamento de links Espanhóis e Flickr 2004 –Facebook30% 2005 –YouTube Japoneses e Alemães 8%
  11. 11. Mídia Social no Jornalismo Breve histórico: 1999 –Protestos contra OMC e FMI em Seattle 2001 –Criada a Wikipedia 2002 –Surgem os blogs 2003 –compartilhamento de links 2004 –Facebook e Flickr 2005 –YouTube 2006 –Twitter 2008 –Eleição de Obama 2010 –Revelações do Wikileaks 2010/2011 –manifestações organizadas dos países árabes e europeus 2012 –Protestos da USP 2013 –Manifestações do MPL (Movimento Passe Livre)
  12. 12. Estudo de Caso: Protestos
  13. 13. Jornalismo dominou redes sociais Durante os protestos pelo país O noticiário produzido por jornais, portais e TVs brasileiros dominou os compartilhamentos em redes sociais durante os protestos que pararam o Brasil em junho.
  14. 14. Jornalismo dominou redes sociais Durante os protestos pelo país Entre 6 e 22 de junho, links da mídia brasileira responderam por 80% dos endereços de maior alcance nas principais "hashtags" das manifestações no Twitter, segundo dados do site Topsy. Só 5% eram postagens em blogs.
  15. 15. Jornalismo dominou redes sociais Durante os protestos pelo país No Facebook, embora não seja possível analisar a composição dos links, a imprensa também multiplicou seu alcance. Levantamento no site SocialBakers mostra que triplicou no período o volume de pessoas que comentam e compartilham textos de jornais e revistas brasileiros.
  16. 16. Jornalismo dominou redes sociais Durante os protestos pelo país Segundo especialistas, reportagens de jornais e portais compartilhadas no Twitter e Facebook tiveram o papel de embasar informações, opiniões e críticas dos manifestantes.
  17. 17. O Brasil pega fogo nas redes sociais O mapa de calor abaixo mostra a mobilização dos usuários em todas as regiões do Brasil no período. A cor azul representa uma região com pouca adesão e o vermelho representa alto tráfego de comentários. Praticamente todo o País, com exceção de algumas áreas na região Norte foram impactadas.
  18. 18. #HashTags
  19. 19. Como eu consigo pautas nas redes sociais?
  20. 20. A rede está cheia de pessoas querendo ajudar, querendo contar sua história, querendo participar.
  21. 21. Segundo a testemunha, o carro seria um Volkswagen Voyage com placas NRL-3272. “Se a polícia não tem essa informação, precisa ter, o flagrante está passando”, afirma o leitor em e-mail para a redação.
  22. 22. Jornalistas X Leitores
  23. 23. Jornalistas X Leitores Novos Papéis do Jornalista: • Moderação, filtragem e validação da informação Com isso se obtém: • Envolvimento mais direto do público numa via de mão dupla • Compartilhamento, interatividade e colaborativismo Porém, exige do jornalista online: • Dinamismo
  24. 24. Jornalistas X Leitores Através das redes sociais, é possível encontrar especialistas que podem auxiliar na construção de pautas, bem como informações em primeira mão. Redes são fontes produtoras de informação, filtros e espaço de Reverbação
  25. 25. Cuidado com os erros!!!
  26. 26. Cuidado com os erros!!!
  27. 27. Ética e Boas Práticas nas Redes Sociais O jornalista tem que ser muito cuidadoso ao postar alguma coisa nas redes sociais, pois isso pode prejudicar sua credibilidade e sua imagem.
  28. 28. Ética e Boas Práticas nas Redes Sociais • Tudo o que você escreve, pode ser usado contra você. • Não diga o que pensa quando há o risco de perder a credibilidade • Não diga o que pensa quando isso pode acarretar processos para a empresa que você trabalha O jornalista que não entender a dimensão e as funções desses novos meios de comunicação está fadado a ter problemas, e precisa, urgentemente, se reciclar.
  29. 29. Ética e Boas Práticas nas Redes Sociais • Cheque a informação e se atente para a veracidade da informação. • Sem apuração, observação e investigação do assunto, a informação não pode ser aproveitada.
  30. 30. Gerenciamento de Crise • Atuando nas redes sociais, sempre vai ter alguém “inventando” ou “aumentando” • Monitore e detecte qualquer crise • Ter um relacionamento sólido com seu público ajuda a minimizar crises • Esteja preparado!
  31. 31. Gerenciamento de Crise • Em uma crise, atue rapidamente antes que ela tome proporções maiores do que deveriam • Convide o usuário com problema para falar de forma privada • Modere apenas insultos, xingamentos e ofensas • Na medida do possível responda todo mundo • Se estiver errado, peça desculpas • Agradeça a todas as críticas e sugestões.
  32. 32. Gerenciamento de Crise Os fakes tendem a ser muito agressivos. Com o tempo você vai conseguir identificar um fake mais facilmente.
  33. 33. Convivência na vida real também vale para as redes sociais.
  34. 34. ESTUDO DE CASO A DEMISSÃO DE FLÁVIO GOMES JORNALISTA DA ESPN
  35. 35. Demissão do Flávio Gomes O Jornalista da ESPN Flavio Gomes postou diversas mensagens ofensivas no Twitter durante o jogo do Grêmio.
  36. 36. Demissão do Flávio Gomes Os torcedores reagiram com mensagens agressivas e ele revidou de forma mais agressiva ainda.
  37. 37. Demissão do Flávio Gomes Arnaldo Ribeiro, da mesma emissora, também fez alguns comentários, porém mais comedido.
  38. 38. Demissão do Flávio Gomes Resposta do diretor de jornalismo da emissora ocorreu por meio do mesmo site de rede social
  39. 39. Demissão do Flávio Gomes "É difícil dizer. Eu me arrependo do que falei porque teve uma consequência grave para mim. Se eu soubesse que perderia o emprego por isso, não teria escrito nada. Mas do ponto de vista pessoal, não me arrependo de ir ao Twitter e brincar com o futebol”
  40. 40. Dicas PARA utilizar melhor O FACEBOOK
  41. 41. Dicas PARA utilizar melhor a Rede Social Defina o idioma do seu perfil como INGLÊS(US). Isso vai expandir as opções de busca, oferecendo ferramentas de busca mais refinadas e flexíveis. Buscando fontes e histórias: www.facebook.com/search
  42. 42. Dicas PARA utilizar melhor a Rede Social
  43. 43. Dicas PARA utilizar melhor a Rede Social Digite na pesquisa: “photos of ____ (nome da pessoa)” e você obterá as fotos em que a pessoa foi marcada por um parente ou amigo e poderá chegar a alguém mesmo que ela não tenha um perfil no Facebook.
  44. 44. Case MIDIAMAX
  45. 45. Comparativo entre o Midiamax e Campo Grande News – Dados de 21/10/2013 Socialbakers
  46. 46. Se você está atrás de breaking news, o Twitter é o lugar
  47. 47. Facebook: tráfego para sites de mídia cresceu 170% no último ano. 
  48. 48. Pesquisa Facebook Posts frequentes ajudam a otimizar o tráfego de direcionamento em mais de 80%.
  49. 49. A palavra-chave é relevância Seus fãs e seguidores são seu maior patrimônio.
  50. 50. Site: www.erosinterativa.com.br E-mail: val@erosinterativa.com.br Twitter: www.twitter.com/valreiss Facebook: www.facebook.com/valreisss Slideshare.net/valreiss

×