Dia100sacola - Forum de Sustentabilidade

619 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
619
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dia100sacola - Forum de Sustentabilidade

  1. 1. Dia 100sacola!Projeto de Sustentabilidadeque visa conscientizar o usodas sacolas pláticas
  2. 2. O Problema Você já parou para pensar em quantas sacolas plásticas utiliza por dia? Por semana? Agora tente fazer os cálculos de quanto isso somará no final de um ano. Foi pensando nisso que um grupo de pessoas engajadas em divulgar oconsumo consciente do plástico resolveu agir e criar o “Dia 100 Sacola” em Campo Grande.
  3. 3. O projeto iniciou-se no mundo virtual e os twitteiros Val Reis, Geraldo Tomas, Liziane Berrocal e Cássio José, resolveram colocar a prática em ação.
  4. 4. Os números do problema Segundo uma estimativa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente a cada hora são consumidas cerca de 1,5 milhão de sacolas plásticas no Brasil. Ao final de um dia essa conta chega a 36 milhões. Anualmente são descartadas inadequadamente 500 bilhões de sacolas em todo o mundo.
  5. 5. Os problemasEsse material, além de poluente, podecausar outros impactos ambientais, comoentupir bueiros, poluir rios e mares, seringerido por animais que acabamsufocando, além de ser um meiopropagador da dengue, pois acumulamágua em terrenos baldios e proliferam osmosquitos.
  6. 6. Nosso objetivo Não imaginamos um planeta sem plásticos… Esta visão não faz parte de NOSSA utopia. Nosso objetivo é tão somente a conscientização da utilização das sacolinhas plásticas Nossa ação é simbólica, pois há uma série de materiais correlatos similares e extremamente poluentes. Mas a mensagem que queremos passar, não!
  7. 7. Dia 100 sacola – o evento Fomos para a praça Ari Coelho, trocar sacolinhas usadas por sacolas de algodão em Junho de 2009. Foram doadas 650 sacolas de algodão, 1.000 mudas de árvores, participaram da fila 313 pessoas (a maioria delas levou bem mais que 20 sacolinhas), e o volume arrecadado foi medido, e conseguimos nada menos do que 6.138 metros, ou seja, mais de 6 km de sacolinhas. 45 pessoas voluntárias envolvidas ajudando no evento
  8. 8. Dia 100 sacola – o evento Fomos para a praça Ari Coelho, trocar sacolinhas usadas por sacolas de algodão em Junho de 2009. Foram doadas 650 sacolas de algodão, 1.000 mudas de árvores, participaram da fila 313 pessoas (a maioria delas levou bem mais que 20 sacolinhas), e o volume arrecadado foi medido, e conseguimos nada menos do que 6.138 metros, ou seja, mais de 6 km de sacolinhas. 45 pessoas voluntárias envolvidas ajudando no evento
  9. 9. Dia 100 sacola – o evento Fomos para a praça Ari Coelho, trocar sacolinhas usadas por sacolas de algodão em Junho de 2009. Foram doadas 650 sacolas de algodão, 1.000 mudas de árvores, participaram da fila 313 pessoas (a maioria delas levou bem mais que 20 sacolinhas), e o volume arrecadado foi medido, e conseguimos nada menos do que 6.138 metros, ou seja, mais de 6 km de sacolinhas. 45 pessoas voluntárias envolvidas ajudando no evento
  10. 10. Dia 100 sacola – o evento Fomos para a praça Ari Coelho, trocar sacolinhas usadas por sacolas de algodão em Junho de 2009. Foram doadas 650 sacolas de algodão, 1.000 mudas de árvores, participaram da fila 313 pessoas (a maioria delas levou bem mais que 20 sacolinhas), e o volume arrecadado foi medido, e conseguimos nada menos do que 6.138 metros, ou seja, mais de 6 km de sacolinhas. 45 pessoas voluntárias envolvidas ajudando no evento
  11. 11. Fotos
  12. 12. Fotos
  13. 13. Fotos
  14. 14. Fotos
  15. 15. Dia 100 Sacola 2 Fomos para a Praça Ari Coelho em Junho de 2010. O público registrado, que trocou sacolinhas foi de 803 pessoas, sem contar os voluntários e curiosos A média de troca foi de 57 sacolinhas por pessoa O record foi uma moça que levou 450 sacolinhas Em torno de 50 voluntários estiveram trabalhando conosco na praça Arrecadamos 15.100 metros de sacolas plásticas, o que significa em média 45.300 sacolinhas Arrecadamos na escola mais ou menos 15 mil metros também, onde distribuímos bicicletas e outros prêmios entre os alunos
  16. 16. Fotos
  17. 17. Entenda por que devemdeixar de usar sacolinhasO consumo exagerado e o descarte incorreto das sacolinhas plásticas estão machucando o planeta, poluindo os rios, oceanos, matas, solo…
  18. 18. Entenda por que devemdeixar de usar sacolinhas Para se ter uma ideia, somos 190,7 milhões de brasileiros, cada um levando 66 sacolinhas em média para casa todos os dias, totalizando quase 13 bilhões de sacolinhas/dia.
  19. 19. Entenda por que devemdeixar de usar sacolinhas Elas demoram em torno de 300 anos para se decompor Contribuem para as inundações nas grandes cidades São leves, com isso são facilmente levadas pelo vento, sendo jogadas em rios, praças, matas, ameaçando animais e poluindo tudo. Liberam substâncias tóxicas que acabam contaminando natureza e animais Hoje os aterros de lixo estão superlotados destas sacolas.
  20. 20. E o que eu faço com meulixo? Esta é a primeira pergunta que me fazem, quando defendo o fim das sacolas plásticas. É muito cômodo apenas colocar uma sacolinha que ganhamos (entre aspas, por que na verdade o custo da sacola está incluso nos produtos) na nossa lixeirinha e pronto. O restante das sacolas que pegamos vai para as ruas, para as praças, voam como pássaros principalmente nos meses de agosto e se transformam numa verdadeira praga, e nós, o que fazemos? Reclamamos que o fim das sacolas está próximo e que não temos o que fazer com o nosso lixo.
  21. 21. E o que eu faço com meulixo? Há algumas décadas atrás nós não precisávamos das sacolas para o lixo do banheiro ou da cozinha. Claro que os tempos são outros e existem diversas formas de acondicionarmos o lixo. Sem falar que é só comprar sacos de lixo pois os sacos de lixo também poluem, mas se eu compro, eu utilizo somente o que é necessário, diferente das sacolinhas. Você não vê nas ruas ou praças nenhum saco de lixo comprado, vê?
  22. 22. E o que eu faço com meulixo? Na internet existem diversas dicas para se fazer a forração com jornal dobrado, que também é uma saída, e usando um pouco de criatividade que todos nós temos de sobra, encontraremos diversas maneiras de resolver o problema do nosso lixo, sem afetar tanto a natureza como vem acontecendo.
  23. 23. Vamos mudar nossas atitudes Levarsacola retornável para fazer suas compras ou colocá-las em caixa de papelão, hoje os supermercados estão disponibilizando algumas caixas que você pode usar.
  24. 24. Vamos mudar nossas atitudes Separarmos nosso lixo, mesmo sem a coleta coletiva, a gente pode deixar os recicláveis para o homem da carrocinha, que passa geralmente todos os dias recolhendo itens como garrafas pets, latinhas de cerveja, etc. Além de ajudar a natureza, você colabora com o sustento de famílias inteiras.
  25. 25. Vamos mudar nossas atitudes Termos disciplina, tendo no carro ou na bolsa sempre uma sacola retornável, pois esta é a grande desculpa de várias pessoas com quem já conversei. Elas afirmam que possuem a sacola retornável, mas esquece em casa.
  26. 26. Vamos mudar nossas atitudes Sãopequenas atitudes como esta que vão tirar o planeta do sufoco e deixá-lo mais limpo para as gerações futuras. É um trabalho “formiguinha”, mas que pode se tornar grande se todos aderirem.
  27. 27. Contamos com vocês!!! Obrigada!!!

×