Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slide - Material 1ª Formação - Parte 2

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Slide - Material 1ª Formação - Parte 2

  1. 1. 2º MOMENTO: Tarde  DINÂMICA DE AGRUPAMENTO: “Para se conhecer melhor”;  VÍDEO: “Trabalho em equipe”  LEITURA DELEITE: “Contagem Regressiva”;  O FECHAMENTO DA AULA;  ATIVIDADE URSULA, URSA;  COMANDOS;  INTERVALO;  TRABALHO EM GRUPO;  TRAVESSIA DO RIO;  PARA CASA.
  2. 2. PARA SE CONHECER MELHOR MÚSICA: “desengonçada”
  3. 3. D – DIREITA C – CENTRO E – ESQUERDA REGRAS: SEGUIR OS COMANDOS. COMANDOS PARA SE CONHECER MELHOR PERMANECER CALADO
  4. 4. D – SANDÁLIAS C – SAPATOS E – TÊNIS
  5. 5. D – VIÚVOS (TICO-TICO-NO FUBÁ) C – SOLTEIROS E – CASADOS
  6. 6. D – CALÇA JEANS C – VESTIDO E – SAIA
  7. 7. D – PROFESSORA C – PROFESSOR E – PROFESSOR(A) E ALUNO(A)
  8. 8. D – FAZ REGIME C – NÃO FAZ REGIME E – NÃO CONSEGUE FAZER
  9. 9. D – GOSTA DA NOITE C – GOSTA DO DIA E – TANTO FAZ
  10. 10. D – COME CARNE C – VEGETARIANO E – NÃO LIGA PARA ISSO
  11. 11. D – NAMORA C – NÃO TEM NAMORADO E – ESTÁ A PROCURA
  12. 12. D – GRADUAÇÃO C – ESPECIALIZAÇÃO E – MESTRADO
  13. 13. D – TOMA SUCO NAS REFEIÇÕES C – SÓ GOSTA DE COCA- COLA NAS REFEIÇÕES E – QUEM TOMA ÁGUA NAS REFEIÇÕES
  14. 14. D – GOSTA DE RECEBER FLORES C – GOSTA DE DAR FLORES E – NÃO GOSTA DE FLORES
  15. 15. D – FUMA C – NÃO FUMA E – JÁ PAROU
  16. 16. D – GOSTA DE FILME C _ GOSTA DE NOVELAS E – GOSTA DE FILME E NOVELAS
  17. 17. D – TEM FILHOS PEQUENOS C – TEM FILHOS MAIORES DE 12 ANOS E – NÃO TEM FILHOS
  18. 18. D – GOSTA DO QUE FAZ C – NÃO GOSTA DO QUE FAZ E – NÃO FAZ DIFERENÇA
  19. 19. D – O PRIMEIRO NOME ESTÁ ENTRE A e G C- O PRIMEIRO NOME ESTÁ ENTRE H e M E – O PRIMEIRO NOME ESTÁ ENTRE N e Z
  20. 20. D – TORCE PELO NÁUTICO C - TORCE PELO SPORT E – TORCE PELO SANTA CRUZ
  21. 21. D – É CALMO C – É AGITADO E – NEM É CALMO NEM AGITADO
  22. 22. AGORA , SAIA DO SEU LUGAR, FALE NO MÍNIMO COM 5 PESSOAS ,DIGA O SEU NOME E LHES DÊ UM ABRAÇO DE BEM VINDO E DESEJE-LHES UM FELIZ ENCONTRO!!!
  23. 23. “TRABALHO EM EQUIPE”
  24. 24. “CONTAGEM REGRESSIVA”
  25. 25.  MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO;  Atividades desenvolvidas coletivas e em situações de oralidade, e/ou atividades desenvolvidas individualmente ou em grupos.  ENTREGA DE PRODUÇÕES ESCRITAS;  SOCIALIZAÇÃO DE IDEIAS;  SÍNTESE FINAL DO TRABALHO  A TAREFA DE CASA;  AVALIAÇÃO.
  26. 26.  Por que, na situação-problema do exemplo apresentado, os alunos tiveram dificuldade de resolver o problema, embora eles tenham sido capazes de localizar a maior parte das informações contidas no enunciado?  Como a professora interviu para que a turma pudesse perceber que o que estava faltando era a pergunta e que nem todas as informações presentes na situação apresentada eram importantes para a formulação do problema?  Que estratégias a professora utilizou para que os alunos elaborassem mais perguntas que levassem à resolução do problema e como procedeu na socialização das resoluções encontradas?  O que os alunos aprenderam?
  27. 27. Em pequenos grupos: Escolher um tema e realizar uma pesquisa na turma sistematizando as informações; Pensar em uma pergunta que será feita para todos os colegas; Pensar em uma estratégia de coleta de dados; Fazer registro dos resultados obtidos; Socializar os resultados obtidos. Material disponível: Folha de cartolina, Réguas; Estojos de hidro cor, Fita durex; Rolo de cordão.
  28. 28. CATEGORIA 1: A partir de um problema dado, criar uma pergunta. CATEGORIA 2: A partir de um início dado, continuar o problema. CATEGORIA 3: A partir de uma resposta dada, criar um problema. CATEGORIA 4: A partir de uma operação criar um problema. CATEGORIA 5: A partir de um problema dado, criar um parecido.
  29. 29. Formular problemas favorece a aprendizagem de resolução de problemas?
  30. 30. 2 dados com faces numeradas de 1 à 6; 2 tabuleiros; 2 conjuntos de 12 cada um de cor ou forma diferente.
  31. 31. 1. Houve alguma dificuldade ao jogar? Qual(is)? 2. As regras do jogo são importantes? Justifique. 3. Qual a função das regras do jogo? 4. Que tipo de texto é a regra do jogo? 5. Será que as crianças teriam alguma dificuldade para compreender as regras do jogo ? Qual(is)? 6. Que sugestão você daria para o encaminhamento desse jogo?
  32. 32. 1. Diante de tudo que foi elencado, você acha que é importante explorar o gênero “regra do jogo” com estudantes do ciclo de alfabetização? Justifique.
  33. 33.  Cada jogador coloca as suas fichas, numa das margens do rio, da maneira que quiser, podendo pôr mais do que uma na mesma casa e deixando outras vazias.  Alternadamente, os jogadores lançam dados e calculam a soma obtida.  Se a soma corresponder a uma casa onde estejam as suas fichas, passa-se uma delas para o outro lado do rio.  Ganha quem conseguir passar primeiro todas as fichas para o outro lado.
  34. 34.  PORTUGUÊS:  EIXO DE LEITURA E ESCRITA;  EIXO DE PRODUÇÃO TEXTUAL;  EIXO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA.  MATEMÁTICA:  PEDIR QUE PLANEJEM INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA COM SITUAÇÕES PROBLEMA;  AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA.
  35. 35. OBRIGADA! Até o próximo encontro.

×