Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aprender com o Cinema

1,056 views

Published on

Proporcionar o diálogo entre as disciplinas do Conteúdo Básico Comum e as Áreas de Empregabilidade de forma interdisciplinar, multidisciplinar e transversal e dessa forma propiciar ao aluno uma aprendizagem mais significativa.
Explorar os recursos tecnopedagógicos e avaliar a mudança de comportamento a partir da nova experiência tanto pelos alunos quanto pelos professores.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Aprender com o Cinema

  1. 1. “. “Levar o cinema para as escolas não significa abandonar os livros. Mas é fundamental que a escola faça a mediação da relação dos alunos com o audiovisual, [...]”
  2. 2. Precisamos compreender que a possibilidade da adequação do cinema a sala de aula deve condicionar-se à existência de uma boa infraestrutura além do tempo de duração da exibição e do professor como mediador, ciente “da importância de buscar todas as fontes possíveis, tomando como base o contexto sócio-histórico-cultural.” A experiência das pessoas com o cinema contribui para desenvolver o que se pode chamar de "competência para ver", ou seja, de compreender, de analisar e de apreciar qualquer história contada em linguagem cinematográfica.
  3. 3. É preciso "avaliar o tipo de experiência” e função que o cinema oferece: "arte, sonho, poesia, emoções, percepções, identificações, conhecimentos, (...) enfim, diferentes formas de apropriação nas fronteiras da experiência cinematográfica."
  4. 4. Portanto, ao pensar em valores socioculturais e históricos para o cinema deparamos com questões profundas que dizem respeito à linguagem própria da cinematografia e de como essa se instrumentaliza para deixar gravado ou retratado o que não é real, mas que parte do princípio da verossimilhança, ou seja, são pactos assumidos por quem espera "ler" através do cinema o mundo ou tão somente se deixar influenciar por ele.
  5. 5. OBJETIVO GERAL Proporcionar o diálogo entre as disciplinas do Conteúdo Básico Comum e as Áreas de Empregabilidade de forma interdisciplinar, multidisciplinar e transversal e dessa forma propiciar ao aluno uma aprendizagem mais significativa.
  6. 6. OBJETIVO ESPECÍFICO Explorar os recursos tecnopedagógicos e avaliar a mudança de comportamento a partir da nova experiência tanto pelos alunos quanto pelos professores.
  7. 7. 1° ETAPA DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA/ ARTE Objetivo: apresentar a proposta do filme e instigar a curiosidade do aluno sobre a obra.
  8. 8. Observar a constituição do gênero Rap junto a outros gêneros como: Jazz, Blues, Funk, Samba e vertentes. (Portanto, seria interessante propor a multidisciplinaridade com a disciplina de Arte para um ‘estudo-pesquisa’ mais detalhado dessas manifestações culturais). Língua Inglesa pode explorar a letra, a história do Rap e de quem faz esse tipo de música, contextualizá-la com a realidade brasileira e também trabalhar de forma interdisciplinar com a disciplina de geografia e transversamente com a temática africana e afro-brasileira.
  9. 9. 2° ETAPA DISCIPLINA: HISTÓRIA/GEOGRAFIA/ LÍNGUA PORTUGUESA O Encontro das Diferenças e a Construção da Imagem do Outro
  10. 10. Aula expositiva sobre os conflitos referentes à imigração em território americano e... Preparar material interativo de pesquisa para ser aplicado na sala de aula e em casa. Documentários Fotografia
  11. 11. Propor trabalho de pesquisa, escrita e de apresentação em equipes, mas é importante que o professor defina os temas a serem estudados pelos alunos. O trabalho escrito pode ser orientado pelo professor de Língua Portuguesa (gêneros textuais resenha e biografia); contudo o tempo para a concretização dessa fase pode ser maior. Como opção de leitura pode ser sugerido os livros autobiográficos: O diário de Anne Frank ou Os colegas de Anne Frank. Outras obras Cinematográficas que podem auxiliar na sensibilização e entendimento da temática: Minha Querida Anne Frank ou O Menino do Pijama Listrado.
  12. 12. Amor e Ódio (La rafle) OBJETIVO Situar os alunos de forma histórica e geográfica para a melhor compreensão do Holocausto.
  13. 13. 4° ETAPA DISCIPLINAS: MATEMÁTICA/ TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Pesquisa estatística. Aprender a buscar fontes confiáveis de pesquisa e a importância da credibilidade ao informar. Construção de gráficos. Comunicação Aplicada pode elaborar um projeto contra a intolerância racial, religiosa e sexual.
  14. 14. Recepção dos alunos da escola estadual “Professor Botelho Reis Organização Itinerário Alimentação Estudo dos pontos turísticos, principalmente, da história do cinema de Cataguases
  15. 15. http://www.brasilescola.com/artes/memorias-um-cinema-reliquias.htm http://bethccruz.blogspot.com.br/2008/10/charles-chaplin-dignidade-no-cinema.html http://www.guanabara.info/2013/03/cinema-4dx-vale-mesmo-a-pena/ http://gilbertocarlos-cinema.blogspot.com.br/2013/01/uma-historia-de-cinema.html http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483001641-adesivo-decorativo-paraparede-cinema-romantico-_JM http://estrelando.com.br/celebridades/foto/os_viloes_do_cinema-134230/imagem/-9.html http://setimaarte-7.blogspot.com.br/2010/03/agencia-setima-arte.html
  16. 16. http://jeniss.blogspot.com.br/2012/07/as-imagens-mais-famosas-do-cinema-dos.html http://www.cameraescura.com.br/2012/06/cantando-na-chuva-60-anos-lawrenceda.html http://nosgeeks.com.br/uma-linda-mulher-e-um-belo-romance/ http://www.cksfilmes.com/harry-potter-novo-filme-esta-sendo-gravadosecretamente/ http://www.territorioeldorado.limao.com.br/musicas/playlists/playlist.php?guid=83A9863A21D 94A0E8D28B5F77D2E8B73,temas-cl%C3%A1ssicos-do-cinema-http://guia.uol.com.br/album/2012/08/09/confira-filmes-de-charles-chaplin-em-mostra-debelo-horizonte.htm http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/7-conflitos-atuais-causados-por-diferencasreligiosas/
  17. 17. http://periferiaemmovimento.wordpress.com/tag/rap/ http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/dilma-reune-ministros-para-discutirconflitos-indigenas http://blogdokayser.blogspot.com.br/2013_02_01_archive.html

×