Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Saramago_pontuacao_exp12

2,776 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Saramago_pontuacao_exp12

  1. 1. Expressões, 12.º anoPor uma hora ficaram os dois sentados, sem falar. Apenasuma vez Baltasar se levantou para pôr alguma lenha na fogueiraque esmorecia, e uma vez Blimunda espevitou o morrão dacandeia que estava comendo a luz. E então, sendo tanta aclaridade, pôde Sete-Sóis dizer:– Por que foi que perguntaste o meu nome?E Blimunda respondeu:– Porque minha mãe o quis saber e queria que eu o soubesse.– Como sabes, se com ela não pudeste falar?– Sei que sei, não sei como sei, não faças perguntas a quenão posso responder. Faze como fizeste, vieste e nãoperguntaste porquê.– E agora?Por uma hora ficaram os dois sentados, sem falar. Apenasuma vez Baltasar se levantou para pôr alguma lenha na fogueiraque esmorecia, e uma vez Blimunda espevitou o morrão dacandeia que estava comendo a luz. E então, sendo tanta aclaridade, pôde Sete-Sóis dizer:– Por que foi que perguntaste o meu nome?E Blimunda respondeu:– Porque minha mãe o quis saber e queria que eu o soubesse.– Como sabes, se com ela não pudeste falar?– Sei que sei, não sei como sei, não faças perguntas a quenão posso responder. Faze como fizeste, vieste e nãoperguntaste porquê.– E agora?O uso da pontuação na escrita de Saramago (ex. 4., pág. 294)
  2. 2. – Se não tens onde viver melhor, fica aqui.– Hei de ir para Mafra, tenho lá família.– Mulher?– Pais e uma irmã.– Fica. Enquanto não fores, será sempre tempo de partires.– Por que queres tu que eu fique?– Porque é preciso.– Se eu ficar, onde durmo?– Comigo.– Se não tens onde viver melhor, fica aqui.– Hei de ir para Mafra, tenho lá família.– Mulher?– Pais e uma irmã.– Fica. Enquanto não fores, será sempre tempo de partires.– Por que queres tu que eu fique?– Porque é preciso.– Se eu ficar, onde durmo?– Comigo.O uso da pontuação na escrita de Saramago (ex. 4., pág. 294)Expressões, 12.º ano

×