PMBOK & RUP - UFAM 2012/2 - Gerência de Projetos

1,034 views

Published on

Apresentação sobre PMBOK e RUP feito pelos Alunos Urique Hoffmann , Alison Lemos , Janiel Medeiros e Kirmayr Costa, no contexto da disciplina de Gerência de Projetos na Universidade Federal do Amazonas

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,034
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
158
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

PMBOK & RUP - UFAM 2012/2 - Gerência de Projetos

  1. 1. UNIVESIDADE FEDERAL DO AMAZONAS INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERÊNCIA DE PROJETOS PMBOK & RUP Equipe: Alison Lemos Kirmayr Tomaz Janiel Medeiros Urique Hoffmann
  2. 2. Roteiro (1)● PMBOK ○ Introdução ○ Conceitos e Tecnologias Utilizadas ○ Benefícios e Desafios ○ Ferramentas Disponíveis ○ Metodologias Relacionadas● RUP ○ Introdução ○ Conceitos e Tecnologias Utilizadas ○ Benefícios e Desafios ○ Ferramentas Disponíveis ○ Metodologias Relacionadas
  3. 3. Roteiro (2)● PMBOK + RUP ○ Introdução e Breve Comparação ○ Estudo de Caso 1 ○ Estudo de Caso 2 ○ Resultados e Comparação ○ Conclusões● Referências
  4. 4. PMBOK
  5. 5. Introdução - PMBOKO Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge)é um livro que apresenta um conjunto de terminologiaspadrões e diretrizes para gerenciamento de projeto. fonteCom objetivo de reunir o conhecimento comprovadointernacionalmente na área de gerência de projetos,através de práticas tradicionais e práticas inovadoras eavançadas.
  6. 6. Processos da Gerência de Projeto5 Grandes Processos da gerência de Projeto
  7. 7. Conceitos e Tecnologias Utilizadas -PMBOKSuas Áreas de Conhecimento são as seguintes:
  8. 8. Benefícios na Implementação -PMBOK● Metodologia Padrão;● Processo é orientado;● Define para cada processo a entrada, as ferramentas, as técnicas e a saída necessárias;● Sua metodologia orientada a processos define o conhecimento necessário para gerenciar o ciclo de vida de qualquer projeto, programa e portfólio;● Define um corpo do conhecimento em que toda a indústria pode o construir mais melhores práticas específicas para sua área de aplicação;
  9. 9. Desafios na Implementação - PMBOK● Volume de projetos com recursos limitados na empresa;● Complexo para projetos pequenos;● Manter o processo de desenvolvimento curto;● Têm que ser adaptados à indústria da área de aplicação, o tamanho e o espaço do projeto, o tempo e o orçamento e os confinamentes da qualidade.
  10. 10. Ferramentas Disponíveis - PMBOK● Ferramentas de Gerenciamento de Projetos em Geral (MSPROJECT, OPENPROJECT, REDMINE, ETC)● Para mais informações acesse http://fp- ufam2012.blogspot.com.br/● Methodology Explorer - UFPE.
  11. 11. Metodologias Relacionadas (PRINCE2) -PMBOK ● O PRINCE2 é um método para gerenciamento de projetos lançado pelo governo britânico em 1996. ● Apresenta-se como um método genérico que pode ser aplicado a qualquer projeto, independentemente de seu porte, tipo, organização, região geográfica ou cultura. ● PRINCE2 e o Guia PMBOK são complementares. ● Um não é melhor que o outro.
  12. 12. Metodologias Relacionadas (PRINCE2) -PMBOK ● Enquanto o Guia PMBOK é uma base de conhecimentos sobre Gerenciamento de Projetos, sendo a fonte de informação para o gerente, o PRINCE2 é um método de Gerenciamento de Projetos baseado em processos, descrevendo exatamente o que o gerente deve saber e fazer. ● O PRINCE2 e o Guia PMBOK conversam entre si e tem total compatibilidade o que significa que o uso de um não dispensa o outro. Isso porque o Guia PMBOK constitui uma ampla base de conhecimentos em gerenciamento de projetos. O PRINCE2 materializa as boas práticas sugeridas pelo PMI, aumentando as chances de sucesso do projeto.
  13. 13. RUP
  14. 14. O que é o RUP?● Processo proprietário;● Técnicas que visam a otimizacão do desenvolvimento;● Uso da abordagem de orientação a objetos;● Processo considerado pesado mas customizável;● É modular e automatizado.
  15. 15. Linhas Mestras● Gestão de requisitos;● Arquitetura de componentes;● Uso de software de modelos visuais;● Verificação da qualidade do software;● Gestão e controle de mudanças do software.
  16. 16. Ciclo de vida
  17. 17. Fases do RUP● Concepção;● Elaboração;● Construção;● Transição.
  18. 18. Principios e melhores práticas● Desenvolvimento iterativo;● Gerenciamento de requisitos;● Uso de arquitetura baseada em componentes;● Modelagem visual de software;● Verificar qualidade de software;● Controle de alterações no software.
  19. 19. Vantagens e Desvantagens - RUPVantagens:● Processo robusto e bem definido● Desenvolver iterativamente;● Qualidade de software;● Estimativa de prazos e custos com maior precisão.
  20. 20. Vantagens e Desvantagens - RUPDesvantagens:● Complexo e trabalhoso para projetos de pequeno porte.● Exige experiência da equipe.
  21. 21. Ferramentas Disponíveis - RUP● Rational Requisite®Pro Facilita escritura, compartilhamento e disseminação de requisitos.● Rational ClearQuestTM — Controle de solicitação de mudanças.● Rational Rose® 98 — Modelagem Visual de processos de negócios, requisitos e componentes.● Rational SoDA® Geração de documentação● Rational Purify® Perfil de consumo de memória● Rational Visual QuantifyTM —Perfil de consumo de CPU.● Rational Visual PureCoverageTM — Alcançabilidade de código.● Rational TeamTest — Automatiza testes funcionais.● Rational PerformanceStudioTM — Analisa desempenho de sistemas cliente-servidor para a Web● Rational ClearCase® — Gerência de configuração de software.
  22. 22. Trabalhos Relacionados - RUP(SCRUM)
  23. 23. PMBOK + RUPdiferentes termos são usados para descrever conceitossimilares ou idênticos semanticamente, mas nada no RUPcontradiz o PMBOK e as práticas do PMBOK não contradizas práticas do RUP. (Charbonneau, 2004).
  24. 24. PMBOK + RUP
  25. 25. PMBOK + RUPDisciplinas Ausentes no PMBOK● Análise e Design● Implementação● ImplantaçãoÁreas não são cobertas pelo RUP:● Recursos Humanos – contratação, treinamento..● Custos – Definição do uso de recursos financeiros e etc● Aquisições – Relacionamento com Fornecedores e Consumidores
  26. 26. Estudo de caso - Escritório deProjetos da Academia Nacional dePolícia Federal● Antigos processos manuais não conseguiam suprir a necessidade em tempo hábil● Setor de Tecnologia da Informação se baseou no RUP como modelo de desenvolvimento.● Utilização do PMBOK●
  27. 27. Estudo de Caso Utilizando apenasPMBOK (World Cargo)● Implantação de projetos para avanço da eficácia, eficiência e produtividade;● Necessidade de um sistema que integrasse as atividades aos processos da empresa: SysAgent;● Uso de 17 sistemas e programas, como SPM e bysoft;
  28. 28. Visão geral do SysAgent
  29. 29. Cronograma
  30. 30. Prazos
  31. 31. Resultados dos Estudos de Casos (1)● No Estudo 1, a empresa foi implantando aos poucos a TI.● Adotou-se o RUP para o processo de Desenvolvimento de Sistemas.● Não foi suficiente para gerenciar os projetos devido a grande demanda de serviços.● Integração com o PMBOK.● Padronização documental.● Maior Clareja ao Cliente quanto ao Cronograma.● Enfatizou o Planejamento de Riscos.● Impacto Positivo nas áreas de Custo, Tempo, RH e Comunicações.● Escopo sem alteração com a Integração.
  32. 32. Resultados dos Estudos de Casos (2)● No Estudo 2, a empresa optou por seguir apenas o PMBOK para o desenvolvimento do seu novo sistema para integrar suas atividades aos processos da empresa.● Planejamento Realizado corretamente.● Prazo excedido em 5 meses na fase de Desenvolvimento de Programas.● Apesar do Atraso não chegou a ser um fracasso.● Por ser Interno da Empresa.● Não gerou multas contratuais por conta disso.● E porque cumpriu os objetivos iniciais mesmo com o atraso.
  33. 33. CONCLUSÕES● A área de gerência de projetos é imprescindível quando se trata de projetos de software.● Na integração do PMBOK com o RUP, impactos positivos são gerados.● No estudo de caso 2, o RUP seria uma opção para que o prazo não fosse excedido.
  34. 34. REFERÊNCIAShttp://esteves74.blogspot.com.br/2011/06/rup-x-pmbok.htmlFerraz,Ana M. de S.,Implementando o PMBOK utilizando aferramenta Methodology Explorer. Monografia de Trabalhode Conclusão de Curso. Especialização em Tecnologias daInformação. Universidade Federal de Pernambuco.Dezembro de 2004Matsushita, Renan Shin, O impacto da integração entre oprocesso RUP com padrão PMBOK. Faculdade deTecnologia de São Caetano do Sul. 2010.

×