SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 32
Geografia Ásia – Quadro Humano e Econômico  Prof. Luciano Pessanha
Ásia - População A Ásia possui atualmente (2009), 3,7 bilhões de habitantes (quase 65%).  Esse número represente mais da metade da população mundial num único continente.  Esse número levante uma dúvida:  PODERÁ ESSA IMENSA POPULAÇÃO ALCANÇAR  PADRÕES DE VIDA ELEVADOS SEM COMPROMETER SERIAMENTE OS RECURSOS NATURAIS DE SEUS PAÍSES E DO MUNDO ?
Distribuição da População na Ásia A China ( mais de 1,5 bilhão de hab.) e a Índia (mais de 1,2 bilhões de hab.)  são os países mais populosos  A maior parte da população concentra-se na parte litorânea (sul e leste do continente) onde estão as planícies, favoráveis a agricultura. O interior é cheio de montanhas e o clima e rigoroso assim como na parte ao norte. Há áreas onde a concentração de pessoas (densidade demográfica) é muito elevada como em Bangladesh (880 hab./Km2) e Índia (303 hab./Km2) e outras com pouca concentração de pessoas como os desertos, montanhas e extremo norte da Rússia e Mongólia.
Densidade Demográfica no Mundo
Políticas de Controle de Natalidade Devido ao constante crescimento da população asiática foi necessário  aos governos de alguns países criar programas de controle de natalidade.
China – Política do Filho Único Na China onde foi implantado a política do filho único nas áreas urbanas (nas rurais pode-se ter o 2º filho desde que o primeiro seja mulher) Quem tem o 2º filho nas cidades paga multas e perde direitos de cidadania para a criança. Isso não é bom pois na China não há hospitais ou escolas particulares. Os ricos podem pagar as multas Na china não é permitido aos pais ou familiares saber o sexo do bebê antes do nascimento devido ao infanticídio feminino (a mulher não carrega o nome da família do pai destruindo a geração dos seus antepassados pois assume o nome do marido). Isso gera um desequilíbrio populacional com muito mais homens do que mulheres na sociedade. Na internet já se percebe uma grande quantidade de chineses procurando estrangeiras em agências de casamento.
India – Controle de Natalidade  Na Índia foram realizadas políticas de conscientização por meios de comunicação e planejamento familiar nas escolas. O governo decidiu reduzir o preço dos aparelhos de TV na Índia. "O entretenimento é um componente importante da política de controle da população", "Queremos que o povo veja televisão
Agropecuária – Ásia  Características: Agricultura: Concentrada nas planícies litorâneas  Pecuária: Concentrada nas áreas do interior  Dificuldades com clima frio no interior e norte da Rússia Solos férteis em grande quantidade Baixa Mecanização (agricultura tradicional). Excessão: Japão e Tigres Asiáticos Vem acontecendo uma modernização agrícola com irrigação e recuperação de áreas de solo pobre na Mongólia e na China. Mão de obra familiar (concentra grande parte da PEA) Policultura Grande importadora de alimentos ( do Brasil e EUA principalmente) – soja e carne são os principais produtos importados
Destaque para: Agricultura: trigo, arroz (Monções), centeio, beterraba (açúcar), linho, algodão e cevada. Pecuária: bovinos, ovinos, suínos  Produção de arroz no Sudeste Asiático. Criação de Suínos na China
Divisão Regional Divisão da Ásia em regiões, conforme critério das Nações Unidas:  ██ Ásia Setentrional ██ Ásia Central ██ Ásia Ocidental ██ Ásia Meridional ██ Ásia Oriental ██ Sudeste da Ásia
Ásia Central Situada na região central da Ásia, esta área não possui ligação com nenhum oceano, portando essa fator condiciona esses países a um grande limite exportador e menores chances de se classificarem como países exportadores da Ásia, até porque suas economias são instáveis e relativamente as mais fracas deste continente.  Problemas políticos, econômicos e culturais fizeram desta região da Ásia uma área muito isolada do mundo. Fazem parte desta região o Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomênia, Quirguízia, Tadjiquistão e Afeganistão. Mas, este último país fez com que o mundo norteasse sua atenção para o território afegão, em virtude dos ataques terroristas iniciados no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. A partir deste momento o mundo quis saber que nações formavam esta região inóspita da Ásia e de que maneira poderia se chegar até o Afeganistão para contra-atacar os terroristas que se escondem e dominavam o Afeganistão.  Em conseqüência, estes países ganharam grande importância para o mundo ocidental, tornando essa região uma importante área geoestratégica.
Extremo Oriente Composto por países com grande semelhança cultural, China, Coréias (Coréia do Sul e Coréia do Norte) e Japão formam o Extremo Oriente asiático. Estabelecido como uma das regiões mais ricas do mundo, em função do Japão ser a segunda maior potência econômica mundial, esses países estão passando por profundas modificações.  A China está fazendo a grande abertura do seu mercado interno, que possui a maior população do planeta (consumidores) que é de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. As Coréias (Coréia do Sul e do Norte) estão em fase de reunificação territorial, econômica e cultural, depois de décadas separadas.  E o Japão está numa grave crise econômica para um país desenvolvido economicamente, onde gera recessões em seu mercado interno e nas suas exportações. Esta região ocupa uma grande área da Ásia e é caracterizada por apresentar desde desertos, como o de Gobi (China), até vulcões, como o Fuji (Japão).
Norte da Ásiaou Ásia Setentrional Com a maior área territorial das regiões asiáticas, o Norte da Ásia é composta por dois países apenas: a Rússia (parte asiática) e Mongólia.  A primeira nação é amplamente conhecida no mundo todo, principalmente depois da 2ª Guerra Mundial, quando seu nome era URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Atualmente a Federação Russa ou Rússia representa como grande nação do mundo, em todos os sentidos, pois já fez frente com os Estados Unidos na questão econômica e militar. Enquanto que a Mongólia é um país muito desconhecido do mundo, pois não apresenta grande importância econômica para o globo.
Oriente Médio Esta região é muito marcada pelos conflitos entre mulçumanos e judeus, principalmente em Israel, mas também possui conflitos entre os próprios mulçumanos (sunitas contra xiitas). Todos os países desta região são da cultura islâmica, com exceção de Israel (Estado judeu) e isso levou ao fato de ocorrer inúmeros conflitos e guerras. Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrain, Kuwait, Iraque, Irã, Turquia, Síria, Chipre, Líbano, Jordânia e Israel são os países que compõem esta região.  Os últimos conflitos mais intensos são entre os palestinos e judeus na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Colinas de Golã (áreas israelitas contestadas).  Com uma história de mais de 3 mil anos, o Oriente Médio sempre foi palco e centro de interesse dos povos em diversas épocas, seja por interesses religiosos (culturais) ou econômicos (petróleo), pois esta região é o berço de três grandes religiões do mundo (cristianismo, islamismo e judaísmo) e é o maior produtor de petróleo e gás natural do globo.
Sudeste Asiático Localizado na península da Indochina e nas milhares de centenas de ilhas que formam diversos arquipélagos, essa região é caracterizada por apresentar grandes diferenças sócio-econômicas ao longo de seu território.  O Sudeste Asiático é composto pelos países: Mianma, Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Malásia, Cingapura, Filipinas, Indonésia e Brunei. Muitas nações provêm de governos ditatoriais e por conseqüência disto estão atrasados em sua economia. Por outro lado, observar-se países em processo de desenvolvimento econômico, como é o caso da Cingapura, Malásia e Tailândia, sendo chamados de Tigres Asiáticos, mas ainda possuem inúmeros problemas sociais.  Esses países também são conhecidos por terem mão-de-obra barata, o que levou a estas nações muitas empresas multinacionais estabelecerem filiais de produção.
Sulda Ásiaou Asia Meridional Formada pela Índia, Paquistão, Maldivas, Nepal, Butão, Bangladesh e SriLanka o Sul da Ásia é caracterizada por grandes problemas sociais, onde sua população sofre por diversas conseqüências da economia local e pela má distribuição de renda nestes países.  A numerosa e crescente população do Sul da Ásia condiz a esta realidade, a Índia, por exemplo, será daqui alguns anos o país mais populoso do mundo, pois seu ritmo de crescimento vegetativo não para de aumentar. Dentre todas as nações desta região, a Índia é a que possui maior volume em sua economia, enquanto que as outras nações estão mergulhadas em grandes crises sócio-econômicas.  A região também é atingida pelo efeito atmosférico natural chamado Monções, que transforma a área do sul da Índia e Bangladesh durante o inverno (seco) e verão (úmido), causando nesta última estação inúmeras enchentes. O Sul da Ásia também é amplamente conhecido em todo o mundo por possuir uma das maiores e mais impressionantes cordilheira do globo, o Himalaia. Nesta cadeia de montanhas localiza-se o pico Everest, com 8.848 mil metros de altitude, o ponto mais alto do mundo.
3 Civilizações do Mundo Moderno tem sua origem na Ásia
CIVILIZAÇÃO HINDU OU  HINDUÍSTA   Divindade : Brahma( o que se encontra na essência de tudo que existe).   Também chamada de Bramanismo.   Acreditam que a situação de miséria do presente é resultado de erros cometidos no passado e sua aceitação indicará uma vida melhor na próxima encarnação.   Praticas da bondade encontra-se nos Vedas, conjunto de orações que foram transmitidas oralmente de geração em geração antes de serem escritas.  Acreditam na reencarnação pela transmigração do carma, a alma, de um corpo para outro humano ou animal.   O rio Ganges é considerado sagrado.
Sistema de casta      Castas: sociedade dividida em grupos, cujo integrantes não podem casar entre si.      Hierarquia social:  4.   Sacerdotes - brâmanes 5.   Militares - xátrias  6.   Comerciantes, artesãos e camponeses - vaixias 7.   Serviam as demais castas - sudras 8.   Marginalizados, sem qualquer direito - párias      Em 1947 o sistema de castas foi extinto oficialmente, porém continua vigorando no cotidiano da cultura indiana.
Brahma
Mahatma Gandhi
Mahatma Gandhi (1869 –  1948)  Líder pacifista  Gandhi ajudou a      indiano. Principal  libertar a Índia do  personalidade da  governo britânico,  independência da  inspirando outros  Índia.  povos coloniais a  trabalhar pelas suas  Einstein era um de    próprias  seus maiores  independências  admiradores. Martin  Luther King inspirou-  Frequentemente    se nele. Mahatma  Gandhi afirmava a  Gandhi é um dos  simplicidade de seus  grandes homens do  valores, derivados da  século XX.  crença tradicional  hindu: verdade (satya) e não-
CIVILIZAÇÃO ISLÂMICA  Religião maometana, conhecida como muçulmana.  Criada por Maomé no séc. VII. Dinvidade: Alá, e o próprio Maomé.  Livro sagrado: Alcorão ou Corão. Irã possui um governo teocrático, política e religião se misturam, autoridades religiosas acabam ocupando cargos importantes no
Divide-se em correntes, as mais conhecidas são a sunita e xiita.  Sunita - mais moderada, separa política de religião.     Xiita -   mais radical, fundamentalismo islâmico.  Arábia Saudita exemplo de governo xiita.
CIVILIZAÇÃO CHINESA  Formam a base da civilização chinesa - confucionismo, taoísmo e budismo.
Confucionismo  Baseado nos ensinamentos de Confúcio, formulados no século V a.C, introduziu um conjunto de regras que pregam o respeito ao idoso, a família e a pátria.    "A sinceridade é principio e fim de todas as coisas. Sem a sinceridade nada seria possível.“    "O homem não deve viver retirado, mas entre a humanidade, participando de suas dores. “   "Amemos os outros como a nós mesmos, sintamos as suas dores e as suas alegrias como se fossem as nossas dores e as nossas alegrias. E quando quisermos para eles o mesmo que queremos para nós; e quando temermos para eles o mesmo que para nós tememos- então seguiremos as leis da verdadeira caridade."
Taoísmo   Baseado num livro chamado Tao Te Ching, atribuído ao filosofo Lao-tsé, que viveu no século VI a.C.   Segundo o Tao o mundo é dinâmico, com contradições que se completam: o yin e o yang, a busca do equilíbrio, mesmo que um dos dois lados se sobreponha ao outro momentaneamente, a vida é uma busca do equilíbrio entre essas duas forças.   A acupuntura é um exemplo de utilização do taoísmo no cotidiano da civilização ocidental, pois parte do principio de que o corpo e o espírito estão em equilíbrio, se o corpo adoece é porque o espírito sofre.
Budismo  Budismo: Surgiu na Índia, VI a.C. Siddharta Gautama,  posteriormente chamado de Buda,”O iluminado”, foi o fundador do budismo.  Pregava contra o sistema de casta.  A ideia fundamental é a de que o homem deve abandonar os desejos materiais e buscar o
Geografia da Ásia - População, Economia e Civilizações

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (20)

Ásia
ÁsiaÁsia
Ásia
 
8º Ano - Módulo 04 - Continente Americano
8º Ano - Módulo 04 - Continente Americano8º Ano - Módulo 04 - Continente Americano
8º Ano - Módulo 04 - Continente Americano
 
Africa aspectos fisicos
Africa aspectos fisicosAfrica aspectos fisicos
Africa aspectos fisicos
 
Geografia - Continente Europeu: População e Economia
Geografia -  Continente Europeu: População e EconomiaGeografia -  Continente Europeu: População e Economia
Geografia - Continente Europeu: População e Economia
 
7º ano unidade 5 - Região Norte
7º ano   unidade 5 - Região Norte7º ano   unidade 5 - Região Norte
7º ano unidade 5 - Região Norte
 
Modulo 04 - A economìa africana
Modulo 04 - A economìa africanaModulo 04 - A economìa africana
Modulo 04 - A economìa africana
 
O continente americano completo
O continente americano  completoO continente americano  completo
O continente americano completo
 
Os continentes
Os continentesOs continentes
Os continentes
 
ÁFRICA
ÁFRICAÁFRICA
ÁFRICA
 
América central
América  centralAmérica  central
América central
 
Continente asiático
Continente asiáticoContinente asiático
Continente asiático
 
Climas do-brasil
Climas do-brasilClimas do-brasil
Climas do-brasil
 
Continente Asiático
Continente AsiáticoContinente Asiático
Continente Asiático
 
Tigres asiáticos
Tigres asiáticos  Tigres asiáticos
Tigres asiáticos
 
Europa aspectos gerais
Europa aspectos geraisEuropa aspectos gerais
Europa aspectos gerais
 
Geografia continente africano
Geografia   continente africanoGeografia   continente africano
Geografia continente africano
 
A população da ásia
A população da ásiaA população da ásia
A população da ásia
 
América Latina
América LatinaAmérica Latina
América Latina
 
ÍNDIA
ÍNDIAÍNDIA
ÍNDIA
 
O Brasil no mundo - 7º Ano (2017)
O Brasil no mundo - 7º Ano (2017)O Brasil no mundo - 7º Ano (2017)
O Brasil no mundo - 7º Ano (2017)
 

Destaque

áSia localização e quadro natural final
áSia   localização e quadro natural finaláSia   localização e quadro natural final
áSia localização e quadro natural finalLuciano Pessanha
 
Leste da Ásia - Geografia
Leste da Ásia - GeografiaLeste da Ásia - Geografia
Leste da Ásia - GeografiaLayla Aquino
 
A população da ásia
A população da ásiaA população da ásia
A população da ásialavinne
 
Brasil construção do espaço
Brasil   construção do espaçoBrasil   construção do espaço
Brasil construção do espaçoLuciano Pessanha
 
Conjuntos numéricos versão mini
Conjuntos numéricos   versão miniConjuntos numéricos   versão mini
Conjuntos numéricos versão miniLuciano Pessanha
 
Asia quadro humano e economico
Asia   quadro humano e economicoAsia   quadro humano e economico
Asia quadro humano e economicoLuciano Pessanha
 
America latina geral professor edu gonzaga 2011
America latina geral professor edu gonzaga 2011America latina geral professor edu gonzaga 2011
America latina geral professor edu gonzaga 2011Edu Gonzaga
 
Europa quadro socioeconomico
Europa   quadro socioeconomicoEuropa   quadro socioeconomico
Europa quadro socioeconomicoLuciano Pessanha
 
Regiões da ásia aspectos fisicos
Regiões da ásia aspectos fisicosRegiões da ásia aspectos fisicos
Regiões da ásia aspectos fisicosPollyana
 
Sociedade africana
Sociedade africanaSociedade africana
Sociedade africanapedrohd8
 
Ásia - aspectos naturais e geopolíticos
Ásia - aspectos naturais e geopolíticos Ásia - aspectos naturais e geopolíticos
Ásia - aspectos naturais e geopolíticos André Luiz Marques
 

Destaque (20)

áSia localização e quadro natural final
áSia   localização e quadro natural finaláSia   localização e quadro natural final
áSia localização e quadro natural final
 
Leste da Ásia - Geografia
Leste da Ásia - GeografiaLeste da Ásia - Geografia
Leste da Ásia - Geografia
 
A população da ásia
A população da ásiaA população da ásia
A população da ásia
 
ÁSIA
ÁSIAÁSIA
ÁSIA
 
Canadá
CanadáCanadá
Canadá
 
Africa quadro humano
Africa   quadro humanoAfrica   quadro humano
Africa quadro humano
 
Religiões Abraâmicas
Religiões AbraâmicasReligiões Abraâmicas
Religiões Abraâmicas
 
Africa quadro natural
Africa   quadro naturalAfrica   quadro natural
Africa quadro natural
 
Brasil construção do espaço
Brasil   construção do espaçoBrasil   construção do espaço
Brasil construção do espaço
 
Cap. 9 - Ásia
Cap. 9 - ÁsiaCap. 9 - Ásia
Cap. 9 - Ásia
 
Eua aula 1
Eua   aula 1Eua   aula 1
Eua aula 1
 
Conjuntos numéricos versão mini
Conjuntos numéricos   versão miniConjuntos numéricos   versão mini
Conjuntos numéricos versão mini
 
Asia quadro humano e economico
Asia   quadro humano e economicoAsia   quadro humano e economico
Asia quadro humano e economico
 
America latina geral professor edu gonzaga 2011
America latina geral professor edu gonzaga 2011America latina geral professor edu gonzaga 2011
America latina geral professor edu gonzaga 2011
 
Europa quadro socioeconomico
Europa   quadro socioeconomicoEuropa   quadro socioeconomico
Europa quadro socioeconomico
 
Regiões da ásia aspectos fisicos
Regiões da ásia aspectos fisicosRegiões da ásia aspectos fisicos
Regiões da ásia aspectos fisicos
 
Africa Quadro Natural
Africa   Quadro NaturalAfrica   Quadro Natural
Africa Quadro Natural
 
TEORIA DE CONJUNTOS
TEORIA DE CONJUNTOS TEORIA DE CONJUNTOS
TEORIA DE CONJUNTOS
 
Sociedade africana
Sociedade africanaSociedade africana
Sociedade africana
 
Ásia - aspectos naturais e geopolíticos
Ásia - aspectos naturais e geopolíticos Ásia - aspectos naturais e geopolíticos
Ásia - aspectos naturais e geopolíticos
 

Semelhante a Geografia da Ásia - População, Economia e Civilizações

Semelhante a Geografia da Ásia - População, Economia e Civilizações (20)

Oriente medio
Oriente medioOriente medio
Oriente medio
 
áSia Aspectos FíSicos
áSia   Aspectos FíSicosáSia   Aspectos FíSicos
áSia Aspectos FíSicos
 
Aula 18 ásia de monções
Aula 18   ásia de monçõesAula 18   ásia de monções
Aula 18 ásia de monções
 
Aula 17 china
Aula 17   chinaAula 17   china
Aula 17 china
 
ásia
ásiaásia
ásia
 
áSia
áSiaáSia
áSia
 
Asia
AsiaAsia
Asia
 
9º_ano_geog_01082634.doc
9º_ano_geog_01082634.doc9º_ano_geog_01082634.doc
9º_ano_geog_01082634.doc
 
A ásia meridional
A ásia meridionalA ásia meridional
A ásia meridional
 
prova geografia
prova geografiaprova geografia
prova geografia
 
Extremo oriente aspectos gerais
Extremo oriente aspectos geraisExtremo oriente aspectos gerais
Extremo oriente aspectos gerais
 
Terras emersas
Terras emersasTerras emersas
Terras emersas
 
China
ChinaChina
China
 
ÁSIA : EXTREMO ORIENTE
ÁSIA : EXTREMO ORIENTEÁSIA : EXTREMO ORIENTE
ÁSIA : EXTREMO ORIENTE
 
ÁSIA - divesidade contrastes e contradições.pptx
ÁSIA - divesidade contrastes e contradições.pptxÁSIA - divesidade contrastes e contradições.pptx
ÁSIA - divesidade contrastes e contradições.pptx
 
Asia
AsiaAsia
Asia
 
Extremo Oriente Economia
Extremo Oriente EconomiaExtremo Oriente Economia
Extremo Oriente Economia
 
China na história
China na históriaChina na história
China na história
 
8ano grupo01
8ano grupo018ano grupo01
8ano grupo01
 
Região Sul
Região SulRegião Sul
Região Sul
 

Mais de Luciano Pessanha

Industrialização brasileira alterações no espaço
Industrialização brasileira   alterações no espaçoIndustrialização brasileira   alterações no espaço
Industrialização brasileira alterações no espaçoLuciano Pessanha
 
Documentos cartográficos conceitos e representações
Documentos  cartográficos   conceitos e representaçõesDocumentos  cartográficos   conceitos e representações
Documentos cartográficos conceitos e representaçõesLuciano Pessanha
 
Escala geografica x cartografica aula 3
Escala geografica x cartografica   aula 3Escala geografica x cartografica   aula 3
Escala geografica x cartografica aula 3Luciano Pessanha
 
Orientação no espaço localização
Orientação no espaço   localizaçãoOrientação no espaço   localização
Orientação no espaço localizaçãoLuciano Pessanha
 
O continente americano localização
O continente americano   localizaçãoO continente americano   localização
O continente americano localizaçãoLuciano Pessanha
 
Sistemas Economicos E Sociais
Sistemas Economicos E SociaisSistemas Economicos E Sociais
Sistemas Economicos E SociaisLuciano Pessanha
 
Formação Territorial Do Brasil
Formação Territorial Do BrasilFormação Territorial Do Brasil
Formação Territorial Do BrasilLuciano Pessanha
 
ConstruçãO Do EspaçO Brasileiro
ConstruçãO Do EspaçO BrasileiroConstruçãO Do EspaçO Brasileiro
ConstruçãO Do EspaçO BrasileiroLuciano Pessanha
 

Mais de Luciano Pessanha (19)

Blocos econômicos
Blocos econômicosBlocos econômicos
Blocos econômicos
 
Industrialização brasileira alterações no espaço
Industrialização brasileira   alterações no espaçoIndustrialização brasileira   alterações no espaço
Industrialização brasileira alterações no espaço
 
México
MéxicoMéxico
México
 
Migrações no brasil
Migrações no brasilMigrações no brasil
Migrações no brasil
 
Transporte no brasil
Transporte no brasilTransporte no brasil
Transporte no brasil
 
Documentos cartográficos conceitos e representações
Documentos  cartográficos   conceitos e representaçõesDocumentos  cartográficos   conceitos e representações
Documentos cartográficos conceitos e representações
 
Escala geografica x cartografica aula 3
Escala geografica x cartografica   aula 3Escala geografica x cartografica   aula 3
Escala geografica x cartografica aula 3
 
Orientação no espaço localização
Orientação no espaço   localizaçãoOrientação no espaço   localização
Orientação no espaço localização
 
O continente americano localização
O continente americano   localizaçãoO continente americano   localização
O continente americano localização
 
Globalização
GlobalizaçãoGlobalização
Globalização
 
Universo
UniversoUniverso
Universo
 
Sistemas Economicos E Sociais
Sistemas Economicos E SociaisSistemas Economicos E Sociais
Sistemas Economicos E Sociais
 
Coordenadas Geograficas
Coordenadas GeograficasCoordenadas Geograficas
Coordenadas Geograficas
 
Europa LocalizaçãO
Europa   LocalizaçãOEuropa   LocalizaçãO
Europa LocalizaçãO
 
Conceitos Da Geografia
Conceitos Da GeografiaConceitos Da Geografia
Conceitos Da Geografia
 
Introdução A Geografia
Introdução A GeografiaIntrodução A Geografia
Introdução A Geografia
 
Transportes No Brasil
Transportes No BrasilTransportes No Brasil
Transportes No Brasil
 
Formação Territorial Do Brasil
Formação Territorial Do BrasilFormação Territorial Do Brasil
Formação Territorial Do Brasil
 
ConstruçãO Do EspaçO Brasileiro
ConstruçãO Do EspaçO BrasileiroConstruçãO Do EspaçO Brasileiro
ConstruçãO Do EspaçO Brasileiro
 

Último

Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssGuilhermeMelo381677
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?Michael Rada
 
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnQuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnGustavo144776
 
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceConferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...E-Commerce Brasil
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxCoca Pitzer
 
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...E-Commerce Brasil
 
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptxLEANDROSPANHOL1
 
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensEP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensLuizPauloFerreira11
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?E-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaE-Commerce Brasil
 
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...E-Commerce Brasil
 

Último (20)

Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
 
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
A LOGÍSTICA ESTÁ PREPARADA PARA O DECRESCIMENTO?
 
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
QuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnQuestionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
Questionárionnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
 
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
Conferência SC 24 | Social commerce e recursos interativos: como aplicar no s...
 
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operaçãoConferência SC 24 | O custo real de uma operação
Conferência SC 24 | O custo real de uma operação
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplaceConferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação: loja própria e marketplace
 
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendasConferência SC 2024 |  De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
Conferência SC 2024 | De vilão a herói: como o frete vai salvar as suas vendas
 
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
Conferência SC 24 | Estratégias de diversificação de investimento em mídias d...
 
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptxDesenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
Desenvolvendo uma Abordagem Estratégica para a Gestão de Portfólio.pptx
 
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
Conferência SC 24 | Data Analytics e IA: o futuro do e-commerce?
 
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
Conferência SC 24 | Estratégias omnicanal: transformando a logística em exper...
 
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
66ssssssssssssssssssssssssssssss4434.pptx
 
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagensEP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
EP GRUPO - Mídia Kit 2024 - conexão de marcas e personagens
 
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
Conferência SC 2024 | Tendências e oportunidades de vender mais em 2024
 
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelizaçãoConferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
Conferência SC 24 | Gestão logística para redução de custos e fidelização
 
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
Conferência SC 24 | Inteligência artificial no checkout: como a automatização...
 
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
Conferência SC 24 | Otimize sua logística reversa com opções OOH (out of home)
 
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
Conferência SC 24 | Omnichannel: uma cultura ou apenas um recurso comercial?
 
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de vendaConferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
Conferência SC 24 | Estratégias de precificação para múltiplos canais de venda
 
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
Conferência SC 24 | A força da geolocalização impulsionada em ADS e Fullcomme...
 

Geografia da Ásia - População, Economia e Civilizações

  • 1. Geografia Ásia – Quadro Humano e Econômico Prof. Luciano Pessanha
  • 2. Ásia - População A Ásia possui atualmente (2009), 3,7 bilhões de habitantes (quase 65%). Esse número represente mais da metade da população mundial num único continente. Esse número levante uma dúvida: PODERÁ ESSA IMENSA POPULAÇÃO ALCANÇAR PADRÕES DE VIDA ELEVADOS SEM COMPROMETER SERIAMENTE OS RECURSOS NATURAIS DE SEUS PAÍSES E DO MUNDO ?
  • 3. Distribuição da População na Ásia A China ( mais de 1,5 bilhão de hab.) e a Índia (mais de 1,2 bilhões de hab.) são os países mais populosos A maior parte da população concentra-se na parte litorânea (sul e leste do continente) onde estão as planícies, favoráveis a agricultura. O interior é cheio de montanhas e o clima e rigoroso assim como na parte ao norte. Há áreas onde a concentração de pessoas (densidade demográfica) é muito elevada como em Bangladesh (880 hab./Km2) e Índia (303 hab./Km2) e outras com pouca concentração de pessoas como os desertos, montanhas e extremo norte da Rússia e Mongólia.
  • 5. Políticas de Controle de Natalidade Devido ao constante crescimento da população asiática foi necessário aos governos de alguns países criar programas de controle de natalidade.
  • 6. China – Política do Filho Único Na China onde foi implantado a política do filho único nas áreas urbanas (nas rurais pode-se ter o 2º filho desde que o primeiro seja mulher) Quem tem o 2º filho nas cidades paga multas e perde direitos de cidadania para a criança. Isso não é bom pois na China não há hospitais ou escolas particulares. Os ricos podem pagar as multas Na china não é permitido aos pais ou familiares saber o sexo do bebê antes do nascimento devido ao infanticídio feminino (a mulher não carrega o nome da família do pai destruindo a geração dos seus antepassados pois assume o nome do marido). Isso gera um desequilíbrio populacional com muito mais homens do que mulheres na sociedade. Na internet já se percebe uma grande quantidade de chineses procurando estrangeiras em agências de casamento.
  • 7.
  • 8. India – Controle de Natalidade Na Índia foram realizadas políticas de conscientização por meios de comunicação e planejamento familiar nas escolas. O governo decidiu reduzir o preço dos aparelhos de TV na Índia. "O entretenimento é um componente importante da política de controle da população", "Queremos que o povo veja televisão
  • 9. Agropecuária – Ásia Características: Agricultura: Concentrada nas planícies litorâneas Pecuária: Concentrada nas áreas do interior Dificuldades com clima frio no interior e norte da Rússia Solos férteis em grande quantidade Baixa Mecanização (agricultura tradicional). Excessão: Japão e Tigres Asiáticos Vem acontecendo uma modernização agrícola com irrigação e recuperação de áreas de solo pobre na Mongólia e na China. Mão de obra familiar (concentra grande parte da PEA) Policultura Grande importadora de alimentos ( do Brasil e EUA principalmente) – soja e carne são os principais produtos importados
  • 10. Destaque para: Agricultura: trigo, arroz (Monções), centeio, beterraba (açúcar), linho, algodão e cevada. Pecuária: bovinos, ovinos, suínos Produção de arroz no Sudeste Asiático. Criação de Suínos na China
  • 11. Divisão Regional Divisão da Ásia em regiões, conforme critério das Nações Unidas: ██ Ásia Setentrional ██ Ásia Central ██ Ásia Ocidental ██ Ásia Meridional ██ Ásia Oriental ██ Sudeste da Ásia
  • 12.
  • 13. Ásia Central Situada na região central da Ásia, esta área não possui ligação com nenhum oceano, portando essa fator condiciona esses países a um grande limite exportador e menores chances de se classificarem como países exportadores da Ásia, até porque suas economias são instáveis e relativamente as mais fracas deste continente. Problemas políticos, econômicos e culturais fizeram desta região da Ásia uma área muito isolada do mundo. Fazem parte desta região o Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomênia, Quirguízia, Tadjiquistão e Afeganistão. Mas, este último país fez com que o mundo norteasse sua atenção para o território afegão, em virtude dos ataques terroristas iniciados no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. A partir deste momento o mundo quis saber que nações formavam esta região inóspita da Ásia e de que maneira poderia se chegar até o Afeganistão para contra-atacar os terroristas que se escondem e dominavam o Afeganistão. Em conseqüência, estes países ganharam grande importância para o mundo ocidental, tornando essa região uma importante área geoestratégica.
  • 14. Extremo Oriente Composto por países com grande semelhança cultural, China, Coréias (Coréia do Sul e Coréia do Norte) e Japão formam o Extremo Oriente asiático. Estabelecido como uma das regiões mais ricas do mundo, em função do Japão ser a segunda maior potência econômica mundial, esses países estão passando por profundas modificações. A China está fazendo a grande abertura do seu mercado interno, que possui a maior população do planeta (consumidores) que é de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. As Coréias (Coréia do Sul e do Norte) estão em fase de reunificação territorial, econômica e cultural, depois de décadas separadas. E o Japão está numa grave crise econômica para um país desenvolvido economicamente, onde gera recessões em seu mercado interno e nas suas exportações. Esta região ocupa uma grande área da Ásia e é caracterizada por apresentar desde desertos, como o de Gobi (China), até vulcões, como o Fuji (Japão).
  • 15. Norte da Ásiaou Ásia Setentrional Com a maior área territorial das regiões asiáticas, o Norte da Ásia é composta por dois países apenas: a Rússia (parte asiática) e Mongólia. A primeira nação é amplamente conhecida no mundo todo, principalmente depois da 2ª Guerra Mundial, quando seu nome era URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Atualmente a Federação Russa ou Rússia representa como grande nação do mundo, em todos os sentidos, pois já fez frente com os Estados Unidos na questão econômica e militar. Enquanto que a Mongólia é um país muito desconhecido do mundo, pois não apresenta grande importância econômica para o globo.
  • 16. Oriente Médio Esta região é muito marcada pelos conflitos entre mulçumanos e judeus, principalmente em Israel, mas também possui conflitos entre os próprios mulçumanos (sunitas contra xiitas). Todos os países desta região são da cultura islâmica, com exceção de Israel (Estado judeu) e isso levou ao fato de ocorrer inúmeros conflitos e guerras. Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrain, Kuwait, Iraque, Irã, Turquia, Síria, Chipre, Líbano, Jordânia e Israel são os países que compõem esta região. Os últimos conflitos mais intensos são entre os palestinos e judeus na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Colinas de Golã (áreas israelitas contestadas). Com uma história de mais de 3 mil anos, o Oriente Médio sempre foi palco e centro de interesse dos povos em diversas épocas, seja por interesses religiosos (culturais) ou econômicos (petróleo), pois esta região é o berço de três grandes religiões do mundo (cristianismo, islamismo e judaísmo) e é o maior produtor de petróleo e gás natural do globo.
  • 17. Sudeste Asiático Localizado na península da Indochina e nas milhares de centenas de ilhas que formam diversos arquipélagos, essa região é caracterizada por apresentar grandes diferenças sócio-econômicas ao longo de seu território. O Sudeste Asiático é composto pelos países: Mianma, Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Malásia, Cingapura, Filipinas, Indonésia e Brunei. Muitas nações provêm de governos ditatoriais e por conseqüência disto estão atrasados em sua economia. Por outro lado, observar-se países em processo de desenvolvimento econômico, como é o caso da Cingapura, Malásia e Tailândia, sendo chamados de Tigres Asiáticos, mas ainda possuem inúmeros problemas sociais. Esses países também são conhecidos por terem mão-de-obra barata, o que levou a estas nações muitas empresas multinacionais estabelecerem filiais de produção.
  • 18. Sulda Ásiaou Asia Meridional Formada pela Índia, Paquistão, Maldivas, Nepal, Butão, Bangladesh e SriLanka o Sul da Ásia é caracterizada por grandes problemas sociais, onde sua população sofre por diversas conseqüências da economia local e pela má distribuição de renda nestes países. A numerosa e crescente população do Sul da Ásia condiz a esta realidade, a Índia, por exemplo, será daqui alguns anos o país mais populoso do mundo, pois seu ritmo de crescimento vegetativo não para de aumentar. Dentre todas as nações desta região, a Índia é a que possui maior volume em sua economia, enquanto que as outras nações estão mergulhadas em grandes crises sócio-econômicas. A região também é atingida pelo efeito atmosférico natural chamado Monções, que transforma a área do sul da Índia e Bangladesh durante o inverno (seco) e verão (úmido), causando nesta última estação inúmeras enchentes. O Sul da Ásia também é amplamente conhecido em todo o mundo por possuir uma das maiores e mais impressionantes cordilheira do globo, o Himalaia. Nesta cadeia de montanhas localiza-se o pico Everest, com 8.848 mil metros de altitude, o ponto mais alto do mundo.
  • 19. 3 Civilizações do Mundo Moderno tem sua origem na Ásia
  • 20. CIVILIZAÇÃO HINDU OU HINDUÍSTA  Divindade : Brahma( o que se encontra na essência de tudo que existe).  Também chamada de Bramanismo.  Acreditam que a situação de miséria do presente é resultado de erros cometidos no passado e sua aceitação indicará uma vida melhor na próxima encarnação.  Praticas da bondade encontra-se nos Vedas, conjunto de orações que foram transmitidas oralmente de geração em geração antes de serem escritas.  Acreditam na reencarnação pela transmigração do carma, a alma, de um corpo para outro humano ou animal.  O rio Ganges é considerado sagrado.
  • 21. Sistema de casta  Castas: sociedade dividida em grupos, cujo integrantes não podem casar entre si.  Hierarquia social: 4. Sacerdotes - brâmanes 5. Militares - xátrias 6. Comerciantes, artesãos e camponeses - vaixias 7. Serviam as demais castas - sudras 8. Marginalizados, sem qualquer direito - párias  Em 1947 o sistema de castas foi extinto oficialmente, porém continua vigorando no cotidiano da cultura indiana.
  • 24. Mahatma Gandhi (1869 – 1948) Líder pacifista Gandhi ajudou a   indiano. Principal libertar a Índia do personalidade da governo britânico, independência da inspirando outros Índia. povos coloniais a trabalhar pelas suas Einstein era um de  próprias seus maiores independências admiradores. Martin Luther King inspirou- Frequentemente  se nele. Mahatma Gandhi afirmava a Gandhi é um dos simplicidade de seus grandes homens do valores, derivados da século XX. crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-
  • 25. CIVILIZAÇÃO ISLÂMICA Religião maometana, conhecida como muçulmana. Criada por Maomé no séc. VII. Dinvidade: Alá, e o próprio Maomé. Livro sagrado: Alcorão ou Corão. Irã possui um governo teocrático, política e religião se misturam, autoridades religiosas acabam ocupando cargos importantes no
  • 26. Divide-se em correntes, as mais conhecidas são a sunita e xiita. Sunita - mais moderada, separa política de religião. Xiita - mais radical, fundamentalismo islâmico. Arábia Saudita exemplo de governo xiita.
  • 27.
  • 28. CIVILIZAÇÃO CHINESA Formam a base da civilização chinesa - confucionismo, taoísmo e budismo.
  • 29. Confucionismo Baseado nos ensinamentos de Confúcio, formulados no século V a.C, introduziu um conjunto de regras que pregam o respeito ao idoso, a família e a pátria.  "A sinceridade é principio e fim de todas as coisas. Sem a sinceridade nada seria possível.“  "O homem não deve viver retirado, mas entre a humanidade, participando de suas dores. “  "Amemos os outros como a nós mesmos, sintamos as suas dores e as suas alegrias como se fossem as nossas dores e as nossas alegrias. E quando quisermos para eles o mesmo que queremos para nós; e quando temermos para eles o mesmo que para nós tememos- então seguiremos as leis da verdadeira caridade."
  • 30. Taoísmo  Baseado num livro chamado Tao Te Ching, atribuído ao filosofo Lao-tsé, que viveu no século VI a.C.  Segundo o Tao o mundo é dinâmico, com contradições que se completam: o yin e o yang, a busca do equilíbrio, mesmo que um dos dois lados se sobreponha ao outro momentaneamente, a vida é uma busca do equilíbrio entre essas duas forças.  A acupuntura é um exemplo de utilização do taoísmo no cotidiano da civilização ocidental, pois parte do principio de que o corpo e o espírito estão em equilíbrio, se o corpo adoece é porque o espírito sofre.
  • 31. Budismo Budismo: Surgiu na Índia, VI a.C. Siddharta Gautama, posteriormente chamado de Buda,”O iluminado”, foi o fundador do budismo. Pregava contra o sistema de casta. A ideia fundamental é a de que o homem deve abandonar os desejos materiais e buscar o