Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Imc

261 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Imc

  1. 1. Por: Paulo Neves
  2. 2. Quando falamos a palavra "tecnologia", amaioria das pessoas pensa logo emcomputadores. Há componentescomputadorizados ao nosso redor o tempotodo. Os aparelhos em nossas casas possuemmicroprocessadores embutidos, como, porexemplo, as televisões. Até mesmo nossoscarros têm um computador. Mas o computadorque vem à mente de todo mundo é ocomputador pessoal, ou PC.
  3. 3. • Um PC é uma ferramenta de propósito geral construída em torno de um microprocessador. Ele tem muitas partes diferentes: memória, disco rígido, modem, etc, que funcionam juntas. O "propósito geral" significa que você pode fazer muitas coisas diferentes com um PC. É possível usá-lo para digitar documentos, enviar e-mails, navegar na Internet e jogar.
  4. 4. • Vou falar sobre os PCs e as diferentes partes que o compõem. Vai conhecer os vários componentes e saber como eles funcionam juntos em uma operação básica. Também descobrirá o que o futuro reserva para estas máquinas.
  5. 5. • Unidade central de processamento (CPU). O "cérebro" do microprocessador do sistema de computador é chamado de unidade central de processamento. Tudo o que um computador faz é supervisionado pela CPU.
  6. 6. • . Esta é uma área de armazenamento rápida usada para guardar dados. Ela tem de ser rápida porque se conecta directamente ao microprocessador. Há vários tipos específicos de memória em um computador:
  7. 7. Memória RAM - usada para armazenartemporariamente as informações que o computadorestá manipulando no momento;
  8. 8. • memória apenas de leitura () - um tipo permanente de armazenamento de memória usado pelo computador para dados importantes que não mudam;
  9. 9. – Basic input/output system (BIOS) - um tipo de ROM que é usado pelo computador para estabelecer a comunicação básica quando o computador é iniciado;– Cache - a área de armazenamento dos dados freqüentemente usados em memória RAM, extremamente rápida, conectada diretamente à CPU;
  10. 10. • - espaço no disco rígido usado para armazenar temporariamente dados na memória RAM, chavetando-os quando necessário;
  11. 11. • Os CDs e os DVDs estão em toda parte. Sejam usados para armazenar música, dados ou software de computador, eles se tornaram a média padrão para a distribuição de grandes quantidades de informações em um pacote confiável. Se você tem um computador e uma unidade de CD-R (com capacidade de gravação), pode criar seus próprios CDs, incluindo ali as informações que desejar.
  12. 12. • Como funcionam as gravações analógica e digital, um CD pode armazenar até 74 minutos de música, de modo que a quantidade total de dados digitais que deve ser armazenada em um CD é de: 44.100 amostras/canal/segundo x 2 bytes/amostra x 2 canais x 74 minutos x 60 segundos/minuto = 783.216.000 bytes
  13. 13. • Um CD é um pedaço de plástico bastante simples, com cerca de 1,2 mm de espessura. A maior parte de um CD consiste de uma peça de plástico de policarbonato transparente moldada por injeção. Durante a fabricação, esse plástico é impresso com sulcos microscópicos dispostos como uma trilha de dados em espiral, contínua e extremamente longa.
  14. 14. • Vamos falar desses sulcos daqui a pouco. Assim que a peça transparente de policarbonato é formada, uma fina camada reflectora de alumínio é micropulverizada sobre o disco, cobrindo os sulcos. Em seguida, uma fina camada de acrílico é pulverizada sobre o alumínio para protegê-lo. A etiqueta é então impressa sobre o acrílico. Uma seção transversal de um CD completo (fora de escala).
  15. 15. • O CD player tem o trabalho de localizar e ler os dados armazenados como sulcos no CD. Considerando o tamanho extremamente pequeno dos sulcos, o CD player é um equipamento de precisão excepcional. A unidade consiste em três componentes fundamentais: Um motor para girar o disco. É controlado com precisão para girar entre 200 e 500 rpm, dependendo de qual trilha é lida.• Um laser e um sistema de lentes que focalizam e lêem os sulcos do CD.• Um mecanismo de rastreamento que move o conjunto do laser para que seu feixe possa acompanhar a trilha espiral. O sistema de rastreamento deve ser capaz de mover o laser em deslocamentos da ordem de 1 mícron (1 milésimo de milímetro).
  16. 16. No interior do CD player há bastante tecnologiade computador envolvida na formação dosdados em blocos compreensíveis e em seu enviopara o DAC (conversor digital para analógico, nocaso de um CD de áudio) ou para o computador(no caso de uma unidade de CD-ROM).
  17. 17. • Há diversos formatos diferentes usados para armazenar dados em um CD, alguns amplamente usados e outros esquecidos há muito tempo. Os dois mais comuns são o CD- DA (áudio) e o CD-ROM (dados de computador). Para mais informações sobre CDs e assuntos relacionados, visite os links na próxima página.

×