PROJETO FESTA JUNINA 2012

53,454 views

Published on

1 Comment
5 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
53,454
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
53
Actions
Shares
0
Downloads
417
Comments
1
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

PROJETO FESTA JUNINA 2012

  1. 1. Alunos Atendidos: 3º, 4º e 5º ano “B” do Ensino Fundamental Mês: Junho Duração: 15 dias Professoras: Rosineya A Mazutti Rosimeire Matias de Almeida Lucia Maria Barbosa
  2. 2. APRESENTAÇÃO Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina, pois desenvolve: Resgate Social, o qual procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício e melhoria de vida. A festa junina continua despertando o interesse de nossas crianças e adultos, pois ela provoca no ser humano, a sensação de relembrar os tempos antigos, admirando as danças caipiras, as vestimentas e o linguajar. Favorecer a criança quanto à ampliação de seu universo lingüístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens. Nós desejamos possibilitar a vivencia de uma cultura de nossos antepassados, que é lembrado com muita curiosidade no presente.
  3. 3. JUSTIFICATIVA O presente projeto será apresentado através de danças, musicas brincadeiras. Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas., ensaiar a quadrilha e danças típicas, , enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, a festa junina é uma das mais antigas manifestações populares, pois durante a festa e as brincadeiras sobre uma barraca de palha, tem o casamento caipira, musicas, danças caipira que faz até hoje a alegria de todas as crianças e adultos. Portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante uma semana do mês de junho.
  4. 4. OBJETIVOS GERAIS: Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, Santos, pratos típicos, trajes e danças. Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos. Conhecer os usos e costumes das festas juninas. Desenvolver a linguagem oral, a percepção e coordenação motora. Valorizar a tradição das festas junina. Resgatar a cultura caipira. ESPECÍFICOS: • Despertar o interesse em conhecer trabalhadores do campo e sua história. • Valorizar o trabalhador camponês. • Identificar a cultura musical do caipira. • Socializar. • Desenvolver a atenção e o raciocínio. • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo. • Estimular a criatividade e a imaginação. • Valorizar a vida no campo • Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas. • Desenvolver a noção dos números e a quantidade.. • Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades
  5. 5. DESENVOLVIMENTO Para dar inicio a execução do projeto será feito todos os dias uma oração como de hábito e uma música “ boa tarde coleguinha,logo em seguida a música cai,cai,balão.e capelinha é de são João. No decorrer da semana Poemas, convites, brincadeiras, confecções de bandeiras, degustação de pratos típicos, trajes, etc. Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos;Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele; Letras em caixa alta com nome da festa: qual letra começa, quais as letras que tem, quantas letras tem, qual a última letra do tema, etc.Ensaio de dança/quadrilha;Confecção de convites p/festa;Confecção de balões de papel; Símbolos, Santos, origem da festa; (visualização da figura dos Santos – semelhanças e diferenças)Cantar e dançar músicas e canções de festa junina;Exploração de maquiagem;Simular, e ensaiar casamento caipira; Degustação de pratos típicos: Amendoim, milho verde, batata doce, pipoca, pamonha,pé-moleque,etc.;Brincadeiras de roda; No pátio: •Construir fogueira; •Simular pular fogueira; •Brincar de cabo de guerra; cobra cega, corrida do saco, boliche.
  6. 6. CRONOGRAMA PRIMEIRO DIA: Depois da oração e das músicas terá uma roda de conversa informal sobre conhecimento que cada criança possui sobre a tradição caipira. • Quais são seus trajes? • Quais são as comidas típicas da festa junina? • Que mês comemoramos a festa junina? • Qual a origem da festa junina e seus santos? • Quando estamos comemorando a festa junina, estamos fazendo homenagem a quem. Logo em seguida trabalhar a atividade de completar o balão . depois do lanche ensaiar a dança da quadrilha. SEGUNDO DIA: Após a oração feita do dia anterior e das músicas, boa tarde coleguinha e cai,cai, balão. Pintar a cena de um casal de caipira dançando. Logo em seguida confecção de bandeirinhas para decorar a sala.em seguida ensaiar dança /quadrilha.
  7. 7. TERCEIRO DIA: Logo após fazermos a oração e cantar as músicas, colorir a fogueira com tinta guache, e depois ensaiar a dança/ quadrilha. QUARTO DIA: Começa com a oração cantar a música de hábito “boa tarde coleguinha” e cantar também a música cai,cai,balão e capelinha é de são João.. Em seguida uma atividade. Colorir e cobrir os pontilhados e escrever no quadrinho quantas bandeirinhas você pintou. Logo após ensaiar a dança /quadrilha. QUINTO DIA: Fazer a oração e cantar a música “boa tarde coleguinha”, cantar também a música cai,cai, balão e capelinha de são João, como nos dias anteriores. Em seguida colorir a cena do casal de caipira dançando, depois as crianças deverão desenhar a fogueira e enfeitar o desenho fazendo bandeirinhas na atividade proposta.logo após a apresentação da quadrilha.
  8. 8. AVALIAÇÃO O projeto será avaliação de forma continua a partir do desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e principalmente o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas. Será observados, o interesse da criança, e sua participação nas atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto e a participação na festa. CULMINÂNCIA *Exposição dos trabalhos e realização da festa junina. *Apresentação da quadrilha. * Degustação das comidas típicas da festa junina.
  9. 9. Anexos
  10. 10. Anexos

×