Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Conselhos Escolares, DemocratizaçãO Da Escola E ConstruçãO Da Cidadania

6,345 views

Published on

Essa apresentação aborda a legislação educacional que sustenta e viabiliza o funcionamento dos conselhos escolares em seus objetivos, limites e possibilidades, bem como, especificamente, dos conselhos escolares em algumas dimensões que a sua existência e funcionamento envolvem.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Conselhos Escolares, DemocratizaçãO Da Escola E ConstruçãO Da Cidadania

  1. 1. Caderno 1 – Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania.
  2. 2. Apresentação “Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” Paulo Freire.
  3. 3. Parte I  A realidade brasileira e o Programa Nacional de fortalecimento dos Conselhos Escolares  Qual a realidade em que nós vivemos?  Qual a função social da escola pública?  Qual a legislação que sustenta os Conselhos Escolares?  Qual o significado histórico desse Programa?
  4. 4. Parte II  Os conselhos escolares e a construção da proposta educativa da escola  O que são os Conselhos Escolares?  Como criar, (re) ativar ou consolidar os Conselhos escolares?  Como escolher os membros dos Conselhos Escolares?  Quais as principais atribuições dos Conselhos Escolares?  Como os Conselhos Escolares devem funcionar?  Quais os aspectos positivos da implantação dos Conselhos Escolares?
  5. 5. Considerações Finais É grande a importância dos Conselhos Escolares para a busca de transformações no cotidiano escolar, transformações essas orientadas pelo desejo de construção de uma sociedade igualitária e justa.
  6. 6. Referências FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA INFÂNCIA; UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE. Construindo estratégias para a inclusão educacional: orientações e sugestões para uma ação democrática na escola. Natal, RN, 2003. DOCUMENTOS/CARTILHAS SOBRE CONSELHOS ESCOLARES – VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL (mimeo) GRAMSCI, Antonio. Obras Escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978. _________________ Os intelectuais e a organização da cultura. (3a ed). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. _________________ Maquiavel, a política e o estado moderno. (5a ed). Rio de Janeiro:1984. RODRIGUES, Maristela Marques e GIÁGIO, Mônica.(orgs). PRASEM III – Guia de Consulta. Brasília: MEC/SEIF/FUNDESCOLA, 2001 SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas/SP: Autores Associados,1997.

×