Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Movimentopunk

974 views

Published on

O movimento Punk.
Quando surgiu,
Ideologia,
estilo e
Design

  • Be the first to comment

Movimentopunk

  1. 1. Movimento punk!!!
  2. 2. origem Originalmente o punk surge por volta de 1975 como uma manifestação cultural juvenil semelhante aos da década de 1950 e 1960 : era caracterizado quase que totalmente por um estilo baseado em música, moda e comportamento. . O punk rock chega à Inglaterra e influencia uma série de jovens pouco menos de um ano depois. Extremamente empolgado pela apresentação dos Ramones, Mark Perry abandona seu emprego e produz o primeiro fanzine punk, o Sniffin' Glue ("cheirando cola"), com a intenção de promover esta nova agitação cultural. O fanzine foi o símbolo marco para o faça-você-mesmo punk, não tinha quase nenhum recurso financeiro e era marcado pelo estilo visual deliberadamente grosseiro e com senso de humor ácido .
  3. 4. Comportamento <ul>Ideologia </ul>Desde o seu início, a cultura punk teve ideias apartidárias e a liberdade para acreditar ou não em um deus ou religião qualquer. Por se assemelhar o punk com diversos aspectos do anarquismo, eles começaram a colaborar entre si e participar de diversas ações então passou a existir muitos punks que também eram realmente anarquistas, e posteriormente surgiu o anarcopunk , este ganhou um novo rumo com redirecionamento a uma nova militância política, com discursos e ações mais ativas, opondo-se à mídia tradicional, ao Estado , às instituições religiosas e grandes corporações capitalistas.
  4. 5. A estreita relacao entre a ideologia e a musica A música punk desde seu início foi marcado como um estilo musical de contestação, seja como uma resposta musical ácida e crítica aos rumos que a música rock havia tomado na época com o rock progressivo , ou de forma ideológica criticando opiniões preconceituosas de músicos famosos de rock no final dos anos 70 e início dos anos 80, como o apoio de algumas bandas de punk rock e streetpunk ao rock against racism . No Brasil, bandas podem ser repudiadas por grupos anarcopunks brasileiros , como Vírus 27 e Garotos Podres pelas relações desses artistas com a cultura skinhead e careca, ou como o Ratos de Porão por ter o reconhecimento da mídia, enquanto estas mesmas bandas podem ser bem aceitas e favoritas entre outros punks. Em outros países, principalmente em países europeus, atualmente há mais tolerância às diferenças musicais, ideológicas e culturais distintas, como uma forma de se unir tendo as raizes musicais como um elo em comum, contra grupos e indivíduos com posturas ideologicas discriminatórias e opressoras como o nazismo e o fascismo .
  5. 6. Musica O primeiro elemento cultural punk desenvolvido foi a música. O estilo punk rock tradicional caracteriza-se pelo uso de poucos acordes, em geral power chords , solos breves e simples (ou ausência de solos), música de curta duração e letras rebeldes, sarcásticas que podem ser politizadas ou não, em muitos casos uma manifestação de antipatia à cultura vigente. Musica
  6. 7. moda A moda é, junto à música, o aspecto cultural mais característico e evidente do punk. O termo moda , no entanto, não é bem aceito pela maioria dos punks e influenciados pela cultura punk pois é entendido estritamente como modismo , aceitação social, comércio e/ou mera aparência.Costuma-se empregar o termo estilo , com o significado de &quot;roupa como afirmação pessoal&quot; (apesar deste também ser um dos significados da palavra moda),
  7. 9. Punk e o design grafico O Punk foi uma subcultura com um estilo visual distinto que surgiu como resposta às deslocações do capitalismo e que desenvolveu, também, um estilo gráfico particular com especial expressão em capas de cd's. A estética punk refletia um mundo dominado pelo antagonismo industrial e social e pela decadência urbana, não apenas pelo tipo de imagem mas também pelo recurso a métodos de cut-up , montagem e apropriação como antecipação das tecnologias que haveriam de emergir, nomeadamente, o hipertexto e a multimédia.
  8. 16. Bibliografia <ul><li>www.wikipédia.org.com
  9. 17. Barsa
  10. 18. Revista emigré </li></ul>

×