Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Mercados de concorrência perfeita e imperfeita

1,213 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Mercados de concorrência perfeita e imperfeita

  1. 1. Mercados de concorrência perfeita e imperfeita
  2. 2. Oque éum mercado de concorrência perfeita?A Concorrência Perfeita corresponde a uma situação limite em quenenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente parainfluenciar o preço de mercado. Para que tal situação se verifique énecessário que se verifiquem determinadas condições,nomeadamente:* Existência de um grande número de empresas a produzir o mesmoproduto ou serviço (bem) e com dimensão e estrutura de custossemelhante;* Existência de um grande número de consumidores e todos com amesma informação disponível sobre a oferta existente no mercado;* Existência de homogeneidade nos produtos ou serviços oferecidosno mercado;* Inexistência de barreiras à entrada ou à saída de empresas nomercado.Uma situação de Concorrência Imperfeita corresponde a umaestrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita,ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor compoder suficiente para influenciar o preço de mercado.São exemplos de situações de concorrência imperfeita osmonopólios, oligopólios e concorrência monopolística.
  3. 3. O que é um mercado de concorrência imperfeita?Um tipo de mercado que não operam sob as rígidas regras deconcorrência perfeita. Concorrência perfeita implica umaindústria ou mercado em que nenhum fornecedor podeinfluenciar os preços, barreiras à entrada e saída são pequenos,todos os fornecedores oferecem os mesmos produtos, há umgrande número de fornecedores e compradores, e informaçõessobre preços e processo é prontamente disponível. Formas deconcorrência imperfeita incluem monopólio, oligopólio,concorrência monopolística de monopsónio, oligopsónio.

×