Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Licenciatura Em Turismo

2,141 views

Published on

AD2Extra
Link entregue em 30/05/2011

Published in: Education, Travel, Technology
  • Be the first to comment

Licenciatura Em Turismo

  1. 1. Acervo MRE Acervo MRE
  2. 2. Licenciatura em TURISMO
  3. 3. Diferentes interpretações definem o Turismo e suas múltiplas integrações com outras áreas do conhecimento. O conceito recorrente e reiterado pelo senso comum, associa o Turismo somente ao lazer, viagens, passeios, fotos e lembranças. Seria injusto afirmar que o referido pensamento esteja totalmente incorreto; todavia, é fundamental reconhecer que o Turismo transcendeu os limites da oferta e demanda por destinos ou status, tornando-se o setor que emprega milhões de pessoas, gerando expressivo capital econômico e transformando ambientes sociais por meio da inclusão e valorização profissional das populações que habitam lugares turistificados. Os leitores que escolheram o Turismo como suas carreiras profissionais, encontrarão, junto a múltiplas responsabilidades, uma atividade prazerosa, que estimula a criatividade e o constante aperfeiçoamento, fatores primordiais para a excelência em todos os graus evolutivos de complexidades funcionais.
  4. 4. Importante ressaltar que o Turismo e a Turismologia são multidisciplinares e interagem com outras competências igualmente fundamentais para a formação do Turismólogo, o profissional graduado em Turismo. Deste modo, ressalta-se o termo Turismologia, a ciência que estuda o Turismo e se relaciona com as Ciências Sociais, Humanas, Econômicas e, imprescindível, a História Moderna e Contemporânea. Logo, torna-se relevante mencionar que o Turismólogo ─ profissional graduado em Turismo ─ poderá optar pelo Bacharelado ou Licenciatura, sendo que o graduado Bacharel em Turismo, encontra-se apto a trabalhar em áreas de planejamento, consultorias, gestão e outros cargos dos mais variados segmentos turísticos enquanto o graduado no curso de Licenciatura em Turismo, atuará no campo da formação pedagógica, igualmente multidisciplinar, lecionando a partir da educação básica e atuando, também, no enriquecedor âmbito das pesquisas e outras áreas do conhecimento científico-educacional.
  5. 5. OFERTA TURÍSTICA: Segundo a Organização Mundial do Turismo – OMT, a oferta turística é o “conjunto de produtos turísticos e serviços postos à disposição do usuário turístico em um determinado destino, para seu desfrute e consumo.” A partir da análise conceitual de Beni(2001) e Ignarra(2003), é possível compreender que oferta turística é o grupo de equipamentos, bens, serviços de hospedagem, artístico, cultural, social, lazer, todos integrados e promovendo a chegada e permanência do público visitante numa determinada região, durante um certo período de tempo. Todos estes componentes integrados e interligados, formam o produto turístico, matéria-prima da atividade turística. Assim, ao abordarmos a atividade turística, relembraremos a seguir, alguns conceitos importantes e bem contextualizados na prática profissional:
  6. 6. COMPONENTES & INTERMEDIADORES DA OFERTA TURÍSTICA Os consumidores, no setor de turismo, adquirem os componentes da viagem turística diretamente dos produtores, dispensando os intermediários. Esses componentes da viagem turística são: a hospedagem, o transporte, o entretenimento etc. Compreende-se o produto turístico como um conjunto de elementos consumidos pelo visitante, durante a realização de sua viagem turística. Segundo Vall(1996), citado em Ignarra (2003), o produto turístico constitui-se num agrupamento de elementos tangíveis (bens, recursos, infraestrutura, equipamentos) e elementos intangíveis (serviços, gestão, imagem da marca e preço).
  7. 7. As empresas, entidades ou pessoas físicas que fazem o produto chegar até a demanda, denominam-se canais de distribuição . No âmbito das empresas, destacam-se as Agências de Viagens, Agências de Turismo e Operadoras Turísticas . ................................................................................................................................... AGÊNCIAS DE VIAGENS : Realizam a intermediação da oferta, reserva e venda dos serviços turísticos tais como: passagens, acomodações, programas educacionais, serviço de recepção, excursões, viagens, etc. AGÊNCIAS DE TURISMO : São empresas que comercializam bens e serviços turísticos, através da intermediação entre fornecedores e clientes.
  8. 8. OPERADORAS TURÍSTICAS : O principal objetivo das operadoras turísticas, a partir dos componentes da viagem turística e estrutura dos receptivos locais, é a confecção de programas, pacotes, serviços, roteiros de viagens nacionais e internacionais (emissivas e/ou receptivas). Esquema dos canais de distribuição – Cooper(2001) Produto Turístico Turistas Pontos de vendas próprios Pontos de vendas próprios Operadora Venda direta de pacotes
  9. 9. <ul><li>COMPONENTES DA OFERTA TURÍSTICA </li></ul><ul><li>Ignarra(2003) classificou os componentes da oferta turística em cinco categorias: </li></ul><ul><ul><li>Recursos Naturais: praias, belezas naturais, ambientes sanitários, abastecimento de água, clime, flora, fauna etc </li></ul></ul><ul><ul><li>Recursos Culturais: museus, gastronomia, artesanato, folclore, música, arquitetura, línguas, literatura etc </li></ul></ul><ul><ul><li>Serviços Turísticos: hospedagem, aluguel de embarcações, serviços de alimentos etc </li></ul></ul><ul><ul><li>Infraestrutura: abastecimento de água, saneamento, rede de gás, sistema de telefonia, mobiliário, sistema viário etc </li></ul></ul><ul><ul><li>Serviços urbanos de apoio ao turismo: saúde, bancos, segurança, comunicação, comércio etc. </li></ul></ul>
  10. 10. Referências Pesquisadas: Imagens – Disponível em: http://migre.me/4GlhR Acesso em: 28/05/2010 Cooper , C. et al. Turismo: Princípios e Práticas. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2001 Ignarra , Luiz R. Fundamentos do turismo. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2003
  11. 11. Grata por sua atenção Até Breve! Blan Tavares

×