06 áudio

880 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
880
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
133
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

06 áudio

  1. 1. ÁUDIO Prof.: Marlon Vinicius da Silva Disciplina: Hipermídia
  2. 2. Sumario   Origem do Som Características do Som  Frequência  Amplitude  Timbre  Áudio Digital  Amostragem  Resolução  Tamanho do arquivo
  3. 3. Origem do Som   Qualquer corpo que vibra produz um som As vibrações das fontes sonoras são comunicadas ao meio natural envolvente, que por sua vez também vibra, por meio de ondas sonoras
  4. 4. Características do Som Frequência    Chama-se frequência de uma onda ao número de vibrações efetuada por qualquer partícula numa unidade de tempo. A frequência exprime-se em vibrações por segundo ou hertz, Hz. Também denominada Altura  Pequena frequência - sons graves, também chamados baixos, são sons com maior comprimento de onda.  Maior frequência - sons agudos, ou altos, tem um menor comprimento de onda.
  5. 5. Características do Som Frequência   Quanto maior for a frequência da onda sonora, mais agudo ou alto será o som; Quanto menor for a frequência da onda sonora, mais grave ou baixo será o som.
  6. 6. Características do Som Frequência   O espectro de frequências do humano esta entre 20 Hz e 20.000 Hz ou 20 KHz ultra-sons: frequências superiores a 20.000 Hz  utilizados  na medicina e na indústria. infra-sons: frequências inferiores a 20 Hz  sons produzidos durante terremotos e trovões
  7. 7. Características do Som Amplitude     A amplitude é a característica que nos permite distinguir um som fraco de um som forte. A amplitude esta relacionada a Intensidade da onda Esta característica está relacionada com a quantidade de energia transportada pela onda O nível sonoro é uma escala que relaciona a intensidade é medido em Decibéis (dB)
  8. 8. Características do Som Amplitude   Quanto Maior a amplitude, maior a força do som, logo, maior a energia por ele transportado Quanto Menor a amplitude, menor a força do som, logo, menor a energia por ele transportado
  9. 9. Características do Som Amplitude   O nível sonoro de 1dB é a medida correspondente ao limiar da audição, nível abaixo do qual o ouvido humano não detecta som. O nível de 120 dB corresponde ao limiar da dor, o nível máximo suportável pelo ouvido humano. O nível do limiar da audição e do limiar da dor depende da frequência da onda sonora.
  10. 10. Características do Som Timbre  O timbre é a característica que nos permite distinguir dois sons com a mesma frequência e a mesma amplitude, mas produzidos por fontes sonoras diferentes.
  11. 11. Áudio Digital    As ondas sonoras se propagam de modo contínuo no tempo e no espaço Para que sejam representadas no meio digital, seu comportamento analógico (contínuo) tem que ser convertido numa série de valores discretos (descontínuos) Esses valores são números (dígitos) que representam amostras ( samples em inglês) instantâneas do som
  12. 12. Áudio Digital - Amostragem   A conversão do sinal é realizada por uma sequência de amostras da voltagem do sinal original. Cada amostra é arredondada para um número da escala usada e depois convertida em um número digital binário para ser armazenado.
  13. 13. Áudio Digital - Resolução    Refere-se ao número de bits usados para representar cada amostra. Uma amostra representada por apenas um bit poderia receber apenas dois valores: "0" ou "1". Já uma representação com 3 bits poderia receber 8 valores diferentes (23 = 8):  000,  001, 010, 100, 110, 101, 011, 111. Um CD tem uma resolução de 16 bits o que permite uma resolução binária com 65.534 (216) valores.
  14. 14. Áudio Digital - Resolução
  15. 15. Áudio Digital - Tamanho de Arquivos  Resoluções e taxas de amostragem maiores implicam em arquivos maiores. Para se calcular o tamanho em bytes de uma arquivo pode-se usar a seguinte fórmula:   Onde:      TA * R/8 * C * t TA = taxa de amostragem em Hz R = resolução em bits (como queremos o valor em bytes e cada byte tem 8 bits, é preciso dividir por 8) C = número de canais de áudio t = tempo em segundos Assim, num CD em que o áudio é armazenado com 44,1 kHz/16 bits, em dois canais (estéreo), um minuto de música ocuparia aproximadamente 10Mb de espaço:  (44.100 Hz) X (16 bits / 8) x (2 canais) x (60 segundos) = 10.584.000 bytes, ou aproximadamente 10 Mb.

×