Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Anexo 8 (5ªsessão)texto descritivo ficha de trabalho

13,597 views

Published on

  • Be the first to comment

Anexo 8 (5ªsessão)texto descritivo ficha de trabalho

  1. 1. Anexo Nº 8 Texto descritivo 1. Relê o seguinte segmento textual, de natureza descritiva, extraído da obra O Segredo do Rio. 1.1. Relê o último parágrafo. 1.1.1. Procura as palavras que pretendem caracterizar a água que corria no ribeiro. ________________________________________________________________________ A que classe de palavras pertencem os vocábulos que selecionaste? ________________________________________________________________________ 1.1.2. Descobre no texto outros vocábulos que ajudem a descrever: A copa dos chorões: _______________________________________________________ a cascata de pedras: _______________________________________________________ A que classe de palavras pertencem os vocábulos que selecionaste? _______________________________________________________________________ Que concluis? Posso concluir que, para ajudar na descrição da água, da copa dos chorões e da cascata de pedras o autor usou os ____________________ ______________________. «Junto ao ribeiro, que passava à frente do terreno, havia faias, altas e esguias, e chorões, cuja copa densa caía até ao chão e debaixo das quais o rapaz brincava às cabanas com os amigos e com os dois irmãos mais novos. Mas o sítio preferido do rapaz era o ribeiro. O ribeiro era o braço do rio que passava lá ao longe, na aldeia, e que de repente se separava dele e serpenteava pelo meio dos campos, entre os arrozais e os campos de milho do Verão, até voltar a encontrar-se outra vez com o rio principal, já depois de passar a casa. O ribeiro fazia uma curva e depois mergulhava numa pequena cascata de pedras, antes de se alargar e formar um lago, mesmo em frente da casa. O chão era de areia e pequenas pedras, que se chamam seixos, e a água era transparente e óptima para beber.»
  2. 2. 1.1.3. Relê, agora, o primeiro parágrafo. 1.1.3.1. Sublinha as formas verbais desse parágrafo. 1.1.3.2. Em que tempo verbal se encontram? ________________________________________________________________________ 1.1.4. Descobre no texto outras formas verbais que também estejam no tempo verbal que indicaste. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Repara que, no segmento textual apresentado no exercício 1, o tempo verbal predominante é o pretérito imperfeito. 1.2. Completa o texto seguinte recorrendo a algumas palavras do excerto anterior. O ribeiro passava ____________do terreno. _________ ao ribeiro havia faias e chorões. O ribeiro era um braço do rio que passava ________ da aldeia. Mesmo ____ ________ da casa, o rio alargava e formava um lago. Repara que as palavras anteriores servem para situar o ribeiro, as faias e os chorões no espaço. Conclusão: Quando queremos descrever objetos, pessoas ou animais pudemos usar os adjetivos qualificativos para os caracterizar. Conclusão: Nos textos descritivos deves empregar os verbos no pretérito imperfeito ou no presente do indicativo. Conclusão: Para localizares objetos, pessoas e animais no espaço podes recorrer às palavras: junto a; à frente; atrás; ao lado; à esquerda; à direita; em cima; em baixo; ao longe; ao perto…
  3. 3. Aprendi que: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2. Analisa com atenção a imagem. (p. 9) 2.1. Elabora uma lista dos objetos que a compõem. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2.2. Tendo como ponto de observação o menino, descreve o que vês:  À roda;_________________________________________________  Ao longe;________________________________________________  À esquerda;______________________________________________  À direita;________________________________________________  Ao perto;________________________________________________  Por cima; _______________________________________________ 2.3. Para cada uma das palavras que utilizaste no exercício anterior, e tendo em conta a imagem, escreve dois adjetivos para cada uma delas. 2.4. Escreve um pequeno texto onde, utilizando as informações anteriores, descrevas a imagem. Não te esqueças que: •Na introdução deves dar uma indicação muito geral do espaço. •No desenvolvimento dá atenção aos pormenores (objetos ou espaços) existentes na imagem fazendo referência às suas formas, aspeto, cores; Deves empregar os verbos ou no presente do indicativo ou no pretérito imperfeito do mesmo modo; Podes utilizar verbos como estar, ver, observar, encontrar…; Utiliza os adjetivos qualificativos. • Na conclusão deves fazer uma apreciação breve e geral do espaço.

×