Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tabela analise carlos matias

361 views

Published on

Published in: Technology, Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Tabela analise carlos matias

  1. 1. Tópicos 2. O projecto 3. A organização e gestão da 5. Clima e ambiente 1. Contexto e caracterização geral da escola 4. Ligação à comunidade 6. Resultados IGE educativo escola educativo 1.1. 1.2. Dimensão e 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 2.1. 2.2.Estratégias e 3.1. 3.2. Gestão 3.3. 4.1. Articulação e 4.2. 4.3. Articulação e 5.1. Disciplina e 5.2. 6.1. 6.2. 7. Outros elementos Contexto condições Caracterização Pessoal Pessoal Recursos Prioridades planos de acção Estruturas pedagógica Procedimentos participação dos Articulação e participação das comportamento Motivação Resultados Resultados relevantes para a físico e físicas da escola da população docente não financeiros e objectivos de gestão de auto-avaliação pais e participação instituições locais cívico e empenho académicos sociais da caracterização da social discente docente institucional encarregados de das autarquias – empresas, educação escola educação na vida instituições da escola sociais e culturais MABEA. Apoio ao desenvolvimentocurricularA.1 Articulação curricular dabiblioteca escolar com asestruturas de coordenação esupervisão pedagógica e comos docentesA.1.1 Cooperação da BE comas estruturas de coordenaçãoeducativa e supervisãopedagógica.A.1.2 Parceria da BE com os Adocentes responsáveis pelasáreas curriculares nãodisciplinares (ACND).A.1.3 Articulação da BE comos docentes responsáveispelos serviços de apoiosespecializados e educativos(SAE).A.1.4 Ligação da BE aoPlano Tecnológico daEducação (PTE) e a outrosprogramas e projectoscurriculares de acção,inovação pedagógica eformação existentes naescola.A.1.5 Integração da BE noplano de ocupação dostempos escolares (OTE).A.1.6 Colaboração da BE A A Acom os docentes naconcretização das actividadescurriculares desenvolvidas noespaço da BE ou tendo porbase os seus recursos.A. 2 Promoção das literaciasda informação, tecnológica edigital
  2. 2. A.2.1 Organização deactividades de formação deutilizadores.A.2.2 Promoção do ensinoem contexto de competênciasde informação.A.2.3 Promoção do ensinoem contexto de competênciastecnológicas e digitais.A.2.4 Impacto da BE nas A Acompetências tecnológicas,digitais e de informação dosalunos.A.2.5 Impacto da BE nodesenvolvimento de valores eatitudes indispensáveis àformação da cidadania e àaprendizagem ao longo davida.B. Leitura e literaciaB.1 Trabalho da BE aoserviço da promoção daleitura.B.2 Integração da BE nasestratégias e programas deleitura.B.3 Impacto do trabalho daBE nas atitudes ecompetências dos alunos, noâmbito da leitura e daliteracia.C. Projectos, parcerias eactividades livres e deabertura à comunidadeC.1 Apoio a actividadeslivres, extra-curriculares e deenriquecimento curricularC.1.1 Apoio à aquisição edesenvolvimento de métodosde trabalho e de estudoautónomos.C.1.2 Dinamização deactividades livres, de carácterlúdico e cultural.C.1.3 Apoio à utilizaçãoautónoma e voluntária da BEcomo espaço de lazer e livrefruição dos recursos.C.1.4 Disponibilização deespaços, tempos e recursospara a iniciativa e intervençãolivre dos alunos.
  3. 3. C.1.5.Apoio às actividades deenriquecimento curricular(AEC) e actividades deanimação e apoio à família(AAAF), conciliando-as coma utilização livre da BE.C.2 Projectos e parceriasC.2.1 Envolvimento da BEem projectos da respectivaescola ou desenvolvidos emparceria, a nível local ou maisamplo.C.2.2 Desenvolvimento detrabalho e serviçoscolaborativos com outrasescolas, agrupamentos e BE.C.2.3 Participação com outrasescolas/ agrupamentos e,eventualmente, com outrasentidades (RBE, DRE,CFAE) em reuniões daBM/SABE ou outro grupo detrabalho a nível concelhio ouinterconcelhio.C.2.4. Estímulo àparticipação e mobilizaçãodos pais e encarregados deeducação no domínio dapromoção da leitura e dodesenvolvimento decompetências das crianças ejovens que frequentam aescola.C.2.5 Abertura da BE àcomunidade local.D. Gestão da bibliotecaescolarD.1 Articulação da bibliotecacom a escola. Acesso eserviços prestados pelabibliotecaD.1.1 Integração da BE naescola.D.1.2 Valorização da BE BCpelos órgãos de direcção,administração e gestão.D.1.3 Resposta da BE àsnecessidades da escola.D.1.4 Avaliação da BE.D.2 Condições humanas emateriais para a prestação dosserviços
  4. 4. D.2.1 Liderança do professorbibliotecário.D.2.2 Adequação dosrecursos humanos àsnecessidades defuncionamento da BE.D.2.3 Adequação da BE em ABCtermos de espaço àsnecessidades da escola.D.2.4 Adequação doscomputadores eequipamentos tecnológicos aotrabalho da BE e dosutilizadores na escola.D.3 Gestão da colecção/ dainformaçãoD.3.1 Planeamento/ gestão dacolecção de acordo com ainventariação dasnecessidades curriculares edos utilizadores.D.3.2 Adequação dos livros e B Bde outros recursos deinformação (no local e emlinha) às necessidadescurriculares e aos interessesdos utilizadores.D.3.3 Uso da colecção pelosutilizadores.D.3.4 Organização dainformação. Informatizaçãoda colecção.

×